sábado, 13 de agosto de 2016

Verão 2016 - 13 agosto 2016 – Barcelona - Calella



13 agosto 2016 Barcelona - Calella


Refeitos do cansaço do dia anterior, acordamos cedo q.b., ou não estivéssemos em férias, e o sol radioso que cobria Barcelona convidou-nos a dar uma voltinha pelos jardins do hotel. Convidou-nos é uma forma de falar, pois enquanto as meninas se preparavam para sair, o pai decidiu tirar umas fotos ao exterior do hotel.

A reserva que efetuamos não incluía o pequeno-almoço e o valor pedido (14 Euros/pax) era um exagero, por isso decidimos partir à procura do local onde mais gostamos de tomar o pequeno-almoço quando estamos fora de casa, um Starbucks!

Felizmente saímos do hotel em direção ao centro da cidade e rapidamente encontrámos um estabelecimento da referida marca na Avinguda Diagonal e após algumas voltas ao quarteirão para encontrar um estacionamento lá nos sentamos a saborear o pequeno-almoço. Para não variar, uns bagels acompanhados com chocolate quente.


Delicioso!

Como ainda tínhamos algum tempo livre até ao check-in em Calella decidimos que passaríamos o resto da manha num dos espaços verdes mais apreciados pelos Barceloneses, o Parque da Cidadela.


O parque implantado em pleno no centro histórico e mesmo junto ao mar, tem características muito diferentes de todos os outros, já que não é usual encontrar no mesmo local, um Jardim Zoológico, um museu de geologia e um parlamento regional, neste caso o catalão!

O parque está repleto de vegetação, uma boa parte dela centenária e muito rica ao nível das espécies. Contém uma grande diversidade de elementos que o fazem especialmente valioso.


A cascata monumental e os edifícios da segunda metade do século XIX e hoje convertidos em museus, o lago, os passeios e as numerosas esculturas existentes no parque são alguns dos exemplos disso mesmo.

Este parque é uma das principais referências dos espaços verdes de Barcelona.


Durante muitos anos foi o único na cidade e o primeiro dos parques existentes desenhado especificamente para ser usado como espaço público.

No parque da Cidadela existem espaços para todos os usos imagináveis, convertendo-o num dos lugares com maior oferta de atividades lúdicas e culturais de Barcelona.


Nas amplas zonas de relvado, nas várias “avenidas” estão espalhados vários bancos (alguns deles à sombra!) que nos permitiram descansar protegidos do calor, àquela hora já abrasador e também contemplar o espaço e quem por lá andava.


Ficamos por ali até cerca das 13:00h, pois a viagem até Calella demorava pouco mais de 30 min e pretendíamos chegar por volta das 14:00h para ainda ter a possibilidade de almoçar no hotel.

O trajeto entre o centro de Barcelona e Calella é feito todo ele junto ao mar mediterrâneo, o que nos foi aguçando o apetite para os dias de praia que nos esperavam.


Tal como o previsto após algumas voltas nas proximidades do hotel para encontrarmos estacionamento (pago!) lá chegamos ao hotel Neptuno, nossa casa durante os 4 dias seguintes. O hotel disponibilizava estacionamento mediante pagamento, mas mais uma vez o valor pedido era bastante superior ao custo nos locais públicos e optamos por encontrar um parque que permitisse o pagamento antecipado, mas que não fosse necessário estar sempre a introduzir moeda. É uma constante nestas cidades, destino de praia de eleição, cobrarem estacionamento em todo e qualquer local. Deve ser uma forma de equilibrar as contas camarárias. Tentamos sempre que possível “fugir” a este pagamento mas por vezes preferimos pagar e saber que o carro está protegido que arriscar ficar sem o carro ou com este danificado.

Tal como atrás referido, o hotel escolhido para os dias passados em Calella foi o HotelNeptuno.

O que compramos!

O hotel fica pertíssimo da praia, não mais de 5 minutos a pé. O hotel está relativamente bem equipado e dispõe de uma piscina exterior, uma banheira de hidromassagem com espreguiçadeiras embutidas e de uma área de relaxamento, apenas para adultos.

O que recebemos!
O restaurante do Neptuno serve refeições apenas ao estilo buffet, algumas delas elaboradas na própria sala, um pouco com o conceito de “live cooking”. O bom tempo e a falta de espaço dentro do restaurante propiciam as refeições serem saboreadas no terraço junto à piscina.


Mencionadas as coisas positivas vamos agora aos aspetos menos positivos: o hotel é relativamente modesto na decoração e tipo de materiais utilizados na mesma. Os quartos são pequenos para famílias com crianças e no nosso caso a colocação de 2 camas extras ocupou grande parte do espaço livre no quarto. Esta situação se fosse para um período mais longo seria certamente problemático.


Um dos pontos fortes do hotel, e talvez o principal fator na decisão da nossa reserva, é a qualidade e variedade da comida que é oferecida nos regimes de meia pensão e pensão completa.

Efetivamente, face ao valor pago, o buffet apresenta uma qualidade geral muito boa e apesar de algo repetitivo nas entradas e saladas nunca sentimos que tenhamos ficado com fome ou com sensação de desconsolo. Não podemos esquecer que estamos a falar de um hotel 3* e que pagamos por 4 noites em pensão completa quase o mesmo que pagaríamos em qualquer um dos outros hotéis em que ficamos

Em suma, para quem quer alguma qualidade, mas que abdique do luxo e de algum requinte, o hotel Neptuno constitui uma excelente escolha.

Sabíamos o que nos esperava, por isso não fomos apanhados de surpresa com o que o hotel oferecia. Exceção ao referido, foi o tamanho do quarto, já que a consulta do nome do hotel na Internet fornecia imagens diferentes das que encontramos na realidade.

Como dissemos anteriormente, nada que fosse muito preocupante para 4 noites

Não querendo fugir à génese deste espaço (diário de viagens e não guia de viagens!) mas porque seguramente a maioria que se dará ao trabalho (ou porque não tem nada de mais interessante para fazer!) desconhece por completo este nome e nada sabe sobre este destino.

Segundo o site Spain Info (adaptado e tradução livre de nossa autoria): Calella é a capital turística da Costa del Maresme e conta com os seus inúmeros restaurantes, esplanadas e animada vida noturna, e principalmente com suas praias para oferecer uma oferta atraente para o viajante. A cidade de Calella estende-se ao longo de três quilómetros, todos eles preenchidos por praias de areia dourada do Mediterrâneo.

A localização excecional torna-a um destino costeira privilegiado, premiado por diversas ocasiões com a distinção de qualidade europeia das praias Bandeira Azul..

A parte antiga da população da cidade distribui-se em torno da igreja de Santa Maria, um edifício neoclássico com a sua fachada barroca.

O seu património artístico continua com a Casa de Salvador (s. XIV), o Sivilla House (s. XVI) e a Capela de San Quirze e Santa Julita. A antiga fabrica Llobet-Guri e o Mercado Municipal também são importantes monumentos que o visitante pode e deve visitar.

Por outro lado, o Parque Dalmau é um local agradável para relaxar e desfrutar de uma outra perspetiva da cidade.

Numerosas ruas pedonais convidam a caminhar no seu interior, e juntamente com o Passeio Marítimo mostra a fachada mediterrânea de Calella e leva o visitante até à área do farol. Esta construção marinheira, que se tornou o símbolo da cidade, ergue-se acima de um promontório que domina o perfil costeiro de toda a cidade. Além disso, aqui perto, podem ser admiradas antigas torres destinadas à telegrafia ótica, que fazem parte da imagem de toda a costa maresme.

E ficamos por aqui, por agora.

No próximo post falaremos dos dias que passamos em Calella, apesar de não haver muito para descrever

Até já

Sem comentários:

Enviar um comentário