segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Paris e Disneyland - 29 Dezembro 2014 – Disneyland Paris- Marne-la-Vallée



29 Dezembro 2014 – Disneyland Paris- Marne-la-Vallée



E eis-nos finalmente prontos a iniciar a nossa aventura pela Disneyland de Paris. Chamo-lhe assim pois é o nome correto e não Eurodisney como é chamada muitas vezes. Faço aqui um parêntesis para referir que vou alterar um pouco a forma de relatar os nossos dias. Isto porque um parque de diversões do tamanho da Disney está dividido em varias áreas temáticas e não é fácil menciona-las apenas num dia, já que por vezes andamos a saltar de zona para zona. Por isso, opto por tentar falar de cada uma das áreas tentando enquadra-las no nosso dia a dia da forma como gostava de ter encontrado a informação quando preparei a viagem. Apenas encontrei menções isoladas ou confusas não permitindo que as informações saíssem fluidas e fossem assimiladas da mesma forma.
Voltando ao nosso dia a dia, começar por dizer que quem quer visitar a Disney não pode ser "dorminhoco" pois para se aproveitar o tempo temos que estar junto ao parque logo na abertura do mesmo.

Para conseguirmos estar no parque logo na abertura (09:30h aquando da nossa visita!) tivemos de acordar cerca das 7:30h para tomar o pequeno almoço e apanhar o autocarro disponibilizado pelo hotel para nos levar até à Disney.

Como o nosso hotel não faz parte do grupo dos hotéis geridos pela Disney o nosso transfer gratuito é diferente dos autocarros com os logotipos da Disney. Outra diferença era a ausência da hora adicional dentro do parque antes destes abrirem ao publico. Confesso que este é um grande argumento em favor da estadia nos hotéis Disney, mas por si só poderá não ser suficiente para compensar a escolha.

 
Não foi fácil reunir em cada manha o grupo todo a horas decentes para apanharmos o autocarro pretendido e neste dia apenas conseguimos apanhar o autocarro das 9:00h devido a um ligeiro atraso deste e em cerca de 15min estávamos junto às portas exteriores de acesso aos parques. Era aqui que era feita uma revista ao estilo aeroporto verificando o interior dos sacos ou em alternativa passando os mesmos pelas maquinas de raio X.



Ao contrario do que me tinha sido dito antes da partida não há proibição de entrada de comida, apenas de bebidas alcoólicas e garrafas de vidro.


Depois de passarmos o controlo de entradas julgamos que já estávamos livres das filas, mas estávamos enganados pois logo de seguida tivemos direito a nova fila para trocarmos os bilhetes comprados na internet, pois atualmente já não são enviados os bilhetes físicos mas sim apenas vouchers a serem trocados localmente. Tínhamos a indicação que junto à entrada existiriam maquinas automáticas que fariam a emissão dos bilhetes. Simplesmente não as encontramos pelo que decidimos não perder mais tempo e fomos para a fila geral onde vimos muitas pessoas com vouchers iguais aos nossos. Estavam mesmo à frente dos nossos olhos... e com isto perdemos mais de 30 minutos. Tal como referi antes os nossos bilhetes foram comprados antecipadamente aproveitando uma promoção de pague 2 dias e obtenha 3, com direito à visita a ambos os parques, a Disneyland e o Walt Disney Studios. Pagamos cerca de 400€ pelos 3 bilhetes.

 

Contrariando um "mito" ou apenas informação errada, como quiserem, a entrada no parque Disneyland não se faz pelo Hotel Disneyland (o famoso hotel com o relógio do Mickey Mouse no seu topo), mas sim por baixo do mesmo pois é aqui que estão localizadas as bilheteiras.

 
Estávamos finalmente prontos para entrar no mundo da magia!... depois de passar por um novo controlo de entradas onde era feita uma leitura do código de barras do bilhete. Apenas neste local era efetivamente exigido a amostragem do bilhete pois anteriormente não tivemos necessidade de o apresentar.


Como podem imaginar, o parque é gigantesco e está divido em 5 áreas temáticas de tamanho igualmente considerável, são elas … Main Street USA, Frontierland, Adventureland, Fantasyland e Discoveryland!
 
A primeira zona que pisamos após o controlo das entradas é "Main Street USA". A "Main Street USA", pode ser definida como sendo a Avenida Principal do Disneyland Park. É aqui que se encontram concentrados a maioria dos serviços do parque… restaurantes, cafés, gelatarias, lojas de fotografias, lojas de recordações, Multibanco e outras lojas do mesmo tipo. Como alguém do nosso grupo disse, a Disney mais parece um centro comercial gigantesco! Tudo se paga!


 
 Uma das primeiras atracões a captar a nossa atenção é a imponente fachada da Main Street Station que nos dá as boas vindas a uma época que já passou à muito.



 Esta versão da "Main Street Station" é completamente original e única da Disneyland Paris. Nos outros parques Magic Kingdom, incluindo Hong Kong Disneyland, construídos depois de este parque, a estação é a própria entrada principal do parque - não há Disneyland Hotel por cima dos portões e nem jardins para chamar os convidados suavemente para dentro da magia. O vapor dos comboios pode ser visto de fora do parque, com o Mickey Mouse posicionado em frente da estação enquanto os hóspedes entram na mesma através de dois túneis de ambos os lados. De fato, apesar da estação estar um pouco na sombra do enorme Disneyland Hotel, Paris tem a mais bela e exuberante de todos eles; sensacionalmente detalhada e evocativa do período.

Além de inúmeros adereços e de avisos, um dos detalhes favoritos da estação entre os visitantes são os quatro impressionantes vitrais posicionados do outro lado dos carris, de frente para a entrada do parque. Cada um representa uma terra diferente - Frontierland, Adventureland, Fantasyland e Discoveryland.


É normal existir uma placa por cima dos túneis da Main Street Station dizendo "A partir daqui vais sair do presente e entrar no mundo de ontem, amanhã e da fantasia", no entanto, em Paris, o texto da placa é um pouco diferente devido às diferentes temáticas do parque, anunciando "A partir daqui vais sair do presente e entrar no mundo da história, descoberta e da fantasia sem idade!" Ou em francês, "A partir d'ici, vous le présent quittez et entrez dans le monde de l'histoire, des découvertes et de la fantasie éternelle."

A Main Street Station tem muitas vezes um tempo de espera superior a qualquer uma das outras estações Disneyland Railroad, principalmente ao inicio do dia. Pelo contrario à noite terá menos gente a entrar para o comboio nesta estação. Deixo por isso o conselho de não utilizar esta estação ao inicio da manha pois o tempo de espera pode ser muito elevado.

Parte da varanda estação foi aberta ao publico no início de 2000, permitindo aos visitantes ter uma vista deslumbrante sobre a Town Square sem passar pela fila de espera para acesso ao comboio. No entanto, atualmente a varanda já abre muito poucas vezes por isso temos mesmo a necessidade de subir as escadas para a fila do comboio para ver a vista, mas acreditem que vale a pena!

Depois de todas estas considerações sobre a estação do comboio referir que o comboio dá a volta a todo o parque a cada 30 minutos.

Aqui fica um video onde se pode admirar o percurso do comboio:

 
 
Logo depois de passarmos por baixo da estação vamos dar à Town Square e se olharmos à nossa esquerda temos a "City Hall" mesmo em frente a uma rotunda que normalmente é onde terminam todos os desfiles que vão ocorrendo ao longo do dia ou noite.

 
Mesmo no meio desta rotunda se olharmos em frente através da Main Street temos uma das mais belas visões que se pode ter na Disneyland Paris, pois avistamos o "(Le Chateau de la Belle au Bois Dormant" ou em português o "Castelo da Bela Adormecida"! Confesso que foi das imagens que mais prazer me deu fotografar e tentei fotografar a mesma coisa, mas de ângulos diferentes!



Atrevo-me a dizer, e com esta afirmação já denuncio alguns dos sentimentos com que fiquei relativamente à visita a este parque, que talvez tenha sido a única magia que senti emanar no ar! Efetivamente olhando para o castelo com luz natural ou com a iluminação noturna podíamos sentir que estávamos na terra da magia!
 


Tal como referi anteriormente terminam aqui as inumeras paradas que vão existindo. No nosso caso assistimos à "Parade de Noel!" e infelizmente não conseguimos ver mais nenhuma tal a confusão de filas que encontramos. Aqui ficam umas fotos e o respectivo video:


E o video:


Dizer também que é nesta rua que podemos assistir ao espetáculo noturno que encerra o parque, que se repete diariamente durante largos períodos de tempo e que aquando da nossa visita se chamava "Disney Dreams - Fête de Noel!"

Correndo o risco de estar a começar por uma atividade que no fundo corresponde ao fim, ao final de cada dia, devo dizer que tinha expectativas mito altas quanto à qualidade deste espetáculo final, fruto dos vídeos que tinha visualizado no You-Tube. As mesmas não foram defraudadas pois é incrível a sincronização entre as projeções e os contornos do castelo ficando o espectador com a ilusão de estar a ver um filme ser projetado numa tela tal a forma como aproveitam o espaço e as formas do castelo. 

 
O video do "Disney Dreams - Fête de Noel":

 

Um conselho para quem quiser ver o show com uma visão ampla: escolha um local com bastante antecedência e é preciso não esquecer que à nossa frente na hora do espetáculo pode aparecer uma criança aos ombros do pai, por isso o melhor é encontrar um local junto às grades da rotunda em frente ao castelo pois assim temos a certeza que não temos ninguém à nossa frente e podemos ver, fotografar ou filmar o show completo! Eu não tive esse cuidado e tive de improvisar à ultima hora pois à minha frente só apareceram cabeças por todo o lado! A sorte é que tínhamos um carro de bebe à mão e toca a subir para cima dele!



Termino aqui o post sobre a entrada na Disneyland e sobre a "Main Street USA". De seguida trataremos da "Frontierland"!

Até já...


1 comentário:

  1. Gostei de rever um pouco da Disneyland Paris! Adorei lá ter ido (1997) mas tive a sorte de ir em Novembro, época baixa e não ter apanhado quaisquer filas!

    ResponderEliminar