sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Paris e Disneyland - 26 Dezembro 2014 - Porto - Paris

26 Dezembro 2014 – Porto - Paris

Com viagem marcada para as 6:20h, eram cerca de 4:30h quando saímos de casa para percorrer os cerca de 45 kms que separam a nossa casa do aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro.

Como o check-in já estava feito foi só deixar o carro no parque de estacionamento previamente reservado e pago e de seguida entregar as malas de porão no balcão de check-in designado para o efeito. Tudo muito simples, se devidamente programado. Ainda antes das 5:20h já estávamos a tomar um café junto ao controle de segurança com vista para a placa onde o A319 Gago Coutinho já esperava por nós.

Aquela hora da manha ainda era pouco o movimento no terminal do aeroporto do Porto, ainda para mais tratava-se do dia seguinte ao Natal, dia tradicionalmente calmo no que toca a viagens de avião.

À hora marcada para o embarque lá embarcamos com destino a Paris - Orly Ouest pois a TAP não voa para mais nenhum aeroporto em Paris.

A viagem demorou cerca de 1:55h e chegamos ainda antes da hora programada, tendo decorrido com muita calma, quebrada aqui e ali com algum foco de turbulência que nem chegaram para que fosse necessário apertar os cintos de segurança.

Após recolhermos as nossas malas, optamos por apanhar um táxi até ao centro da cidade, onde ficava o nosso hotel. Ainda pensamos usar o comboio mas depois de saber que o custo por pessoa ronda os 11€, optamos pelo táxi, e ainda bem pois "apenas" pagamos 30€ e não tivemos que andar com as malas de lado para lado. Outra vantagem é a rapidez da viagem pois em pouco tempo estávamos no hotel a deixar as malas e a partir à (re)descoberta da "Cidade-Luz".

Aqui fica um video da nossa viagem no "Gago Coutinho":

A viagem pode ser dividida em 2 "episódios", o primeiro rodado na cidade de Paris e a continuação rodado na Disneyland Paris.

O hotel escolhido para os dias passados em Paris foi o Hotel Home Latin (http://www.hotelhomelatinparis.com/pt/) um hotel que apresenta a sua excelente localização como grande argumento. Os hotéis em Paris são caros e não foi fácil encontrar um hotel bem localizado a preços decentes. Pagamos 334€ por 2 noites por um quarto triplo.

Não é fácil emitir uma opinião sobre o hotel, pois se por um lado estava perto de "tudo" por outro lado era completamente básico pois apenas tínhamos as camas, casa banho e um mini guarda roupa onde não cabia a roupa de 2 hospedes quanto mais de três. Posso dizer que no que toca a limpeza esteve impecável e que poderá ser aconselhado a quem pretender uma boa localização e apenas usar o hotel para dormir.

Voltando ao nosso primeiro dia, assim que saímos do hotel fomos em direção à Catedral de Notre Dame, que ficava apenas a uns minutos a pé.

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspeto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior
Mais informação: Aqui

Como já tinha visitado a catedral anteriormente, desta vez tinha intenção de subir ao topo para admirar a vista e as gárgulas que sempre me fascinaram. Primeira desilusão da viagem, estava uma fila enorme para subir ao topo e como uma das premissas desta viagem era não perder tempo em filas (pelo menos por agora!).

Apenas visitamos o interior da catedral, aberto livremente já que se trata de um local de culto e logo de seguida partimos em direção ao museu do Louvre, utilizando o metro pela primeira vez, pelo que aproveitamos para comprar o cartão "Paris Viste" que permite uma utilização livre do metro, autocarros e comboios suburbanos até uma determinada zona. No nosso caso compramos apenas até à zona 3, pois todas as atracões de Paris se encontram dentro destas zonas, à exceção do palácio de Versailles e da própria Eurodisney, mas a diferença de preço para a zona 5 não justificava a compra.

Falando um pouco sobre o pass "Paris Visite", este cartão, tal como disse no paragrafo anterior é um cartão de transporte, não dando entrada em nenhuma actracção. Apenas concede um ligeiro desconto em algumas entradas e em alguns passeios. A lista de descontos pode ser consultada aqui: http://www.ratp.fr/en/ratp/c_20593/paris-visite/

Pagamos 24,80€/adulto e 12,40€/criança, o que não sendo barato justifica caso se use bastante os transportes públicos.

Existem outras ofertas, como o ParisPass, o MuseuPass e mesmo a nível de transportes a opção poderia ser outra, mas achamos que esta era a que melhor se adequava às nossas necessidades.

Já com o bilhete na mão decidimos utilizar o metro até à estação que serve o Museu do Louvre, que não tínhamos intenção de visitar pois já o havíamos feito numa viagem anterior. Mas verdade seja dita, se tivéssemos intenção de entrar rapidamente mudaríamos de opinião tal a fila junto à entrada. Apenas pretendiamos passear um pouco pelos "Jardins des Tuileries" até à "Place de la Concorde" onde existe há muitos anos uma roda gigante que pretendíamos experimentar.

O Museu do Louvre (em francês: Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefactos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.

O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É o museu mais visitado do mundo, recebendo 8,8 milhões de visitantes em 2011 e 9,7 milhões de pessoas em 2012. Mais informação: Aqui

Confesso que foi a primeira vez que andar numa roda gigante, por não gostar muito da mistura de alturas e a oscilação que estas "coisas" costumam proporcionar. Não fiquei fã pois achei muito monótono, já que passamos grande parte do tempo parados enquanto entram e saem pessoas da roda. Limitamo-nos a dar, talvez umas 2-3 voltas completas. Agora a vista, é fantástica, com o Arco do Triunfo de um lado e o Museu do Louvre do outro.

Quando saímos eram horas de almoço, pois do pequeno almoço das 4:00h já nem memoria tínhamos!
Optamos por percorrer os "Champs-Élysées" a pé até encontrar-mos um local para comer que nos agradasse. Ao longo do percurso de paramo-nos com muitas barracas de rua com todo o tipo de oferta de salsichas, queijo e também muita doçaria.

Tal como já esperava assim que a Beatriz viu um Mc Donalds ficou escolhido o local do nosso almoço. Não vale a pena aqui comentar como foi o nosso almoço, pelas razões obvias, apenas referir que os preços são um pouco mais elevados que em Portugal, mas face à "restante" oferta nem tem expressão!

Após o almoço decidimos vir ao hotel para tomar um duche e mudar de roupa pois para esta noite estava programado um jantar em casa dos meus tios que vivem em Chantilly, a cerca de 50 kms do centro de Paris.

Lá fomos para a Gare du Nord para comprar bilhete para o comboio que nos levaria até Chantilly - Gouvieux numa viagem que na ida demorou apenas 25 min pois apanhamos um comboio rápido, mas na volta demorou quase 60 min num comboio que parou em todas as estações (e apeadeiros!) lá do sitio e no exterior tinhamos uma noite de inverno puro com muita chuva, frio e vento.

Assim que chegamos à Gare Du Nord apanhamos logo o metro até à estação junto ao nosso hotel, "Maubert - Mutualité" pois o metro de paris apenas circula até à 01:00h da manha. Também o cansaço era tanto que o destino seria o mesmo de qualquer forma, a cama do hotel.

O dia seguinte seria mais preenchido. Até amanha!