domingo, 21 de agosto de 2016

Verão 2016 - 21 agosto 2016 – Ncl Jade - Navegação



21 agosto 2016 Ncl Jade - Navegação


Já completamente instalados a bordo do Jade, acordamos para o primeiro dia de navegação a caminho da Grécia. Correndo o risco de me repetir vezes sem conta, não gosto dos dias de navegação, principalmente nestes navios mais pequenos onde a oferta de atividades é mais limitada. Ainda bem que neste caso estava calor para aproveitar a piscina, mas já lá vamos.

Com o resto da família a aproveitar o dia de navegação para dormir até tarde (o mais tarde possível!) acordei cedo, como habitualmente. Não consigo ficar a dormir até tarde, mesmo podendo, porque será? Já desisti de tentar!

Após passar os olhos pelo “Freesytle Daily” para ver o que havia para fazer ao longo do dia saí para o pequeno-almoço, ainda madrugador!

  
Mas será que haverá um melhor começo de dia que este?


Tal como faço habitualmente decidir dar a minha voltinha fotográfica pelo navio, aproveitando o facto de estar tudo ainda muito vazio e muito calmo. Pudera, grande parte dos passageiros ainda dormiam tranquilamente…

Comecei pelos decks superiores, onde se localizam as atividades ao ar livre e alguns bares.

O Bali Hai, um bar de apoio à piscina!

O campo de jogos:

Um campo de golfe:

O "Star Bar":


O restaurante pago "Cagney's", especializado em carne:

A "Video Arcade":

O clube infantil "Splash Academy":

O buffet "Graden Café":

com o "Kid's Café", o cantinho onde comemos muitas vezes!

O "Great Outdoors", uma extensão do buffet, onde as refeições ganham uma vista especial!

O restaurante italiano "La Cucina":

A estação dos gelados, sempre muito concorrida:

Saindo do buffet, vimos dar às piscinas.


e ao "Topsiders Bar & Grill", também de apoio às piscinas, serviam aqui grelhados, para refeições rapidas.

O estúdio de fotografia:

e a sala de cartas:

A biblioteca, com um adereço especial para a Ncl: uma maqueta do "SS United States".


O SS United States foi construído entre 1950 e 1952 para a United States Lines com o claro objetivo de se tornar o transatlântico mais rápido a ligar os dois continentes, facto importante naqueles tempos onde por via marítima se fazia o transporte dos passageiros entre a Europa e a América. Foi o maior navio construído em solo americano e custou 73 milhões de Dolares.


A NCL, atual proprietária que nunca efetivou as suas antigas pretensões de renovar o navio. Vai insinuando os custos que a permanência em doca e alguma manutenção vai tendo no seu orçamento para não efetivar o prometido restauro. A NCL, entretanto, está numa posição de aguardar por uma proposta de um "comprador adequado". Desde 1996 que o SS United States está numa doca no rio Delaware: o pier 82. Para saber mais sobre o assunto pode ser lido este artigo.
 

O Spa, ginasio e afins:

No deck 11 fica localizada uma sala de onde se pode ver a ponte de comando do navio:

Depois desci até aos deck 7 e 8, onde estão localizados a grande maioria dos restaurantes e lojas e serviços para os hóspedes.

O "Blue Lagoon", o restaurante 24/24 do Jade:


 O restaurante brasileiro "Moderno":

 A decoração do teto com a decoração com uma flor havaiana, a "Havaiian Lays"

 O Atrium, com os serviços ao cliente e bar de apoio:
 

A exposição habitual das fotos:

 A área comercial, "Tradewinds":

 Os painéis informativos do estado dos restaurantes (uma perda de tempo pois a informação nunca estava correta!):

 A galeria de arte:

 O balcão das excursões:

 Os restaurantes asiáticos "Jasmine" e "Teppanyaky":

Um dos bares com decoração "havaiana", o "Medusa":

 O teatro "Stardust":

 A já referida promenade à volta do navio:

Um dos restaurantes "à carte" gratuitos, neste caso o "Grand Pacific":

Junto à entrada do restaurante está esta placa:

 O outro restaurante gratuito, o "Alizar" que frequentamos mais regularmente:
 
 Outro bar:


 O restaurante mais requintado a bordo, o "Le Bistro":

A sala de fumo:

O casino:

Terminadas as fotos fui até ao camarote, onde toda a gente dormia pelo que peguei nas toalhas e fui para o deck 12 apanhar sol e colocar a leitura em dia. Nessa altura ainda existiam espreguiçadeiras livres, depois… nem vê-las! Mas ainda bem que a Ncl está a voltar a uma prática antiga que concordo em absoluto. Falaremos dela mais para a frente.
O tempo foi passando, a leitura estava interessante, a bebida ajudava e assim passei a manha inteira sozinho.

Até que a família apareceu a tempo do almoço. Fomos diretos para o buffet sem que elas tenham tomado o pequeno-almoço.

Após o almoço continuamos em família o que tinha iniciado sozinho, muito sol, piscina, bebidas e diversão na zona das piscinas com os jogos preparados pela animação, nomeadamente a eleição do homem com as pernas: mais peludas, musculadas e mais franzinas! Já sabemos como estas coisas são, mas sempre permitem animar um pouco com as figuras tristes que alguns se prestam a fazer!


Ficamos por ali o resto da tarde aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, à semelhança de todos os dias do cruzeiro.


Ao final do dia, recolhemos ao camarote para tomar um banho e preparar para a noite, cujo tema para hoje seria “Norwegian's Night Out”, o equivalente à noite de gala na Norwegian.

Fomos jantar ao mesmo restaurante da véspera, o Alizar, mas o atendimento não correu muito bem e a coisa azedou. Quando chegamos não havia mesa disponível e foi-nos dado um aparelho semelhante a um “pager” que sinalizaria quando tivéssemos mesa, e um tempo de espera previsto de 35 mins.

Ao fim de 1 hora de espera o pager ainda não tinha dado sinal de vida e fomos ver o que se passava. Com a Sofia insistentemente a dizer que tinha fome, perdi a calma e comecei a barafustar com a menina que coordena a atribuição de mesas no restaurante, dizendo que era inadmissível esperar 60 min por uma mesa, ainda para mais com crianças. Por mim o “Freestyle” tinha morrido ali. Não sei como, mas quando demos por nós tínhamos o Diretor de Restauração e Bebidas a pedir-nos desculpa e acompanhar-nos pessoalmente a uma mesa.



Tomou nota, pessoalmente do nosso pedido e disse que as bebidas eram por conta dele (porque é que logo desta vez tínhamos as bebidas incluídas? e a comida foi servida com uma velocidade incrível. Quase não tínhamos tempo de acabar um prato que estavam logo a servir o seguinte.

À saída foi-nos dito que nos dias seguintes, podíamos dirigir-nos diretamente à sala que entraríamos imediatamente. Agradecemos o esforço de minimizar a situação, mas recusamos pois não queríamos privilégios face a outros passageiros, apenas que melhorassem o serviço.

Foi-nos explicado que no Jade os restaurantes foram planeados para o serviço no Hawai, para americanos que começam a comer a partir das 17:00-18:00 e o serviço vai fluindo. No nosso caso a situação estava a agravar-se pois os europeus têm tendência a jantar mais tarde e todos querem jantar entre as 20:00-21:00.

Para finalizar este tema, deixo a ementa:


E as nossas escolhas:

Deixo aqui uma inconfidência, que é segredo para ficar entre nós: o atraso verificado não nos fez grande diferença pois optamos por ir ver o espetáculo da noite durante a espera. Como demorou mais que o previsto vimos o espetáculo todo, o que até foi uma mais-valia. No entanto, não deixa de ser uma falha grave na organização da Ncl.

Já agora, o espetáculo da noite foi o “Soul Duo”, um espetáculo de acrobacias realizadas por Yuri e Iryna, acrobatas ucranianos.

As fotos são proibidas durante os espetáculos e à exceção de meia dúzia de fotos que conseguimos tirar, as fotos publicadas são públicas e encontram-se na internet.


No final do jantar fomos até ao Deck 13, onde decorria a “Norwegian night out party”, e onde estivemos algum tempo antes de recolhermos ao camarote.


Amanha chegaremos a Corfu, uma ilha que visitaremos pela segunda vez.

Para terminar deixamos um vídeo que fizemos com a GoPro sobre o nosso embarque e sobre a nossa experiência nas piscinas do navio e vida a bordo:


Até amanha!




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