quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Verão 2016 - 25 agosto 2016 – Katakolon

25 agosto 2016 Katakolon

Infelizmente, o cruzeiro caminhava a passos largos para o seu final. Hoje faríamos a nossa última escala, em Katakolon.

A chegada estava prevista para as 09:00h e estaríamos em Katakolon até às 18:00h, uma escala longa a convidar a não haver pressas. Ainda assim, acordei cedo e pude assistir novamente ao nascer do sol a bordo. Já perdi a conta às fotos que tenho desse momento especial o nascer do sol..

Não é por acaso que lhe chamam a “hora dourada” ou “hora magica”! As cores que o nascer do sol (à semelhança do por do sol) nos proporciona são únicas e tenho um prazer especial tentar brincar com essas mesmas cores. Juntando este facto com o pequeno-almoço com vista para o mar, temos novamente a frase: Haverá melhor forma de começar o dia?

Após as fotos regressei ao camarote de forma a apressar a família para o pequeno-almoço e depois sair do navio para a nossa visita à cidade.

Uma ultima leitura pelo “Freestyle Daily” e saímos do navio, que atraca mesmo junto a esta pequena cidade da Grécia. Pela primeira vez, neste cruzeiro, estávamos na Grécia continental e não numa das suas muitas ilhas.

Sobre Katakolon, fica situada a cerca de 40 quilómetros de Olímpia, é uma cidade costeira da Ília, no município de Pyrgos. O centro da cidade está situado à beira de um golfo do mar Jónico.

Katakolon situa-se numa península e possui um importante farol, a sudoeste, construído em 1865. A cidade tem uma população de cerca de 600 habitantes.

Tal como dissemos anteriormente, é esta a porta de entrada para Olímpia, pois é neste porto que atracam todos os navios de cruzeiro com turistas que para ali tencionam deslocar-se. Era aqui que, de quatro em quatro anos, há mais de dois mil anos, multidões de Gregos aportavam para celebrarem os jogos consagrados a Zeus.

Tínhamos a opção de participar numa excursão à referida Olímpia, para conhecer a antiga cidade e as suas atrações. Na verdade, nos últimos tempos já tínhamos visitado tantas ruínas, nomeadamente em Roma que preferimos visitar katakolon e as suas praias. Pensamos fazer os dois passeios, pois o navio ficava algumas horas no porto, mas no final não valia a pena.

Saímos do porto em direção à cidade, que tal como referido fica mesmo junto ao porto, em busca de um comboio turístico, que segundo outros passageiros que aqui fizeram escala, era muito interessante e económico.

Compramos os bilhetes para 4 pessoas, por 16€. A vendedora não cobrou bilhete à Sofia.

Esperamos alguns minutos até o comboio encher e arrancamos em direção à praia.

O comboio faz um percurso de cerca de 30 minutos, saindo da cidade de katakolon, passando pela pequena aldeia de Korakohori, fazendo uma paragem na Mercoury Winery e a paragem final, em Agios Andreas Beach.

Quem quiser pode aproveitar as paragens, passear um pouco e apanhar o comboio seguinte, que passará num intervalo de 30 minutos.

A Mercoury é uma quinta onde se produz vinho e azeite de forma artesanal. Podemos visitar um museu, ver equipamentos e como se engarrafa o vinho. Também é possível provar vários tipos de vinhos e adquirir os produtos que são vendidos localmente a preços atrativos.

Nós não o fizemos, porque simplesmente achamos que não justificava a perda de tempo. Não vimos nada de interessante que nos motivasse a parar.

É um percurso agradável, através de ruas arborizadas e estradas rurais, onde as belas paisagens e o vento agradável proporcionam bons momentos, mas nada que merece destaque.

A praia de St. Agios Andreas parece saída de um postal. Temos de reconhecer que a Grécia tem praias muito bonitas.

Toda a zona é muito bonita: a praia, as flores, o restaurante que dá acesso à praia, as pessoas que frequentam o lugar. Enfim, é um lugar onde se pode passar um bom e agradável dia de praia.

Ao chegarmos à praia fomos surpreendidos com uma má notícia: o comboio turístico apenas funcionava até às 14:00h! Como? Então o Jade só parte Às 18:00h e nós temos de sair da praia antes das 14:00! Há que encontrar alternativa: perguntamos no restaurante, onde nos disseram que os táxis eram relativamente frequentes por ali e só tínhamos de aproveitar um que viesse deixar passageiros e apanhar “boleia”. Ficamos mais tranquilos.

A praia tem pouco areal, a areia que existe é parecida com a de Corfu, uma mistura de areia com pequenas pedras, o que não é muito agradável.

O mar é muito bom para o snorkeling pois tem uma área rochosa, semelhante a um recife, onde existem muitos peixes. Nada de muito colorido, mas de qualquer forma, deu para passar um bom bocado por ali a nadar e a dar uso à mascara de snorkeling.

O dia estava com uma cor e temperatura perfeita, pois não estava calor em excesso e os utilizadores da praia, a maioria passageiros do Jade, apanhavam sol e refrescavam-se com uma bebida, mesmo junto à água que estava muito mais quente que em Corfu.

Utilizamos um guarda-sol e duas espreguiçadeiras, grátis desde que consumíssemos alguma coisa do bar, pelo que acabamos por gastar cerca de 3€ numa Coca-Cola e numa água.

Mas, como já disse anteriormente, os planos existem para serem alterados e foi isso mesmo que fizemos. A Beatriz não gostou muito da praia e pediu para voltarmos para o navio para passarmos a tarde nas piscinas e escorregas.

Acedemos e como na saída encontramos um táxi, perguntamos o preço para o regresso ao porto. Qual o nosso espanto quando o homem nos diz 10€. Então pagamos 16€ no comboio e ficava mais barato no táxi! A vida tem destas coisas! Tanto tempo a planear o que ficava mais em conta e esqueci-me de ver o preço dos táxis!

Regressamos então ao navio, ainda a tempo de almoçarmos. O movimento era reduzidíssimo e decidimos após o almoço voltar a sair do navio e dar um passeio pelo centro da cidade de Katakolon.

A cidade é muito pouco interessante e além das lojas de souvenirs, restaurantes e bares pouco há para ver.

Regressamos ao Jade para passar a tarde na piscina, a ler e a apanhar sol.

Ao final da tarde regressamos ao camarote para preparar a noite, pois a noite era especial: tínhamos o espetáculo “estrela” da Ncl e ara noite de “White Hot Party”.

Por volta das 19:15h já estávamos no teatro para conseguir um bom lugar para ver o espetáculo da noite, tal como disse antes, o grande espetáculo da Ncl para o Jade: Elements!

O resultado final deste show é fascinante. O espetáculo inspira-se nos 4 elementos: Terra, Ar, Água e Fogo e está muito bem conseguido. Parabéns ao seu criador, Scott Alexander e à Ncl pela aposta.

Ainda tiramos algumas fotos pois erradamente informaram que apenas não se podia usar o flash. Quando deram pelo erro, avisaram que não era permitido tirar fotos ou filmar o espetáculo.

Como gostamos imenso do espetáculo fomos procurar ao YouTube filmagens do mesmo e encontramos alguém que o filmou recentemente. Partilhamos aqui como forma de homenagem aos seus intervenientes:

No final tivemos a apresentação da tripulação do Jade. Deixamos algumas fotos tiradas pelo Ipod da Beatriz.

Deixamos um pequeno vídeo, feito também pelo Ipod da Beatriz com a referida apresentação. Destaque para o nosso compatriota Nelson Martins, Director de Hotel do navio. Pessoa muito simpatica e acessivel com quem tivemos uma longa conversa no dia anterior à nossa chegada a Veneza. Um amigo que ganhamos, sem duvida!

Após o espetáculo fomos até ao restaurante habitual, o Alizar para mais um jantar.

A ementa para jantar:

As nossas escolhas:

Finalmente fomos até ao Spinnaker, no deck 13, para a já referida “White Hot Party”. Esta festa. Talvez por ocorrer no interior foi diferente da que assistimos no Epic e também da “Glow Party” que assistimos no Breakaway.

Gostamos mas interagimos muito menos e não ficamos muito tempo, pois a sala estava demasiado cheia para os nossos gostos.

Regressamos ao camarote para descansar e o sentimento já era “agridoce”: já só faltava um dia para terminar o cruzeiro! Mas ainda faltava um dia, por isso há que aproveitar!

Para terminar deixo um vídeo da nossa passagem por Katakolon!

Amanha temos o segundo dia de navegação!