sábado, 15 de agosto de 2015

Verão 2015 Algarrobo Costa - Espanha 15 Agosto 2015

15 agosto 2015 –Algarrobo Costa - Espanha

Este verão, à semelhança do que fizemos em anos anteriores, decidimos passar as nossas férias “grandes” no sul de Espanha.

Como gostamos de experimentar novos locais, não nos afastando muito da zona habitual, optamos por Algarrobo Costa, uma pequena povoação pertencente ao município de Algarrobo, província de Málaga.

Não é fácil, num local como este descrever umas férias que foram dedicadas na sua quase totalidade ao descanso, à praia e ao “dolce fare niente”. Isto dentro do que é possível para uma família onde existem duas crianças, com 8 e 2 anos, respectivamente.

De qualquer forma é sempre possível comentar alguma coisa, que além de constituírem algumas “memórias” poderão servir como dicas a alguém que decida experimentar esta região, o que recomendo desde já!

Trata-se de uma povoação na foz do Rio Algarrobo com alguns vestígios pré históricos interessantes, mas que “renasceu” com o desenvolvimento do turismo nesta região da Andaluzia, pois o município de Algarrobo está centralizado mais no interior ligeiramente afastado da costa e das praias.

Sendo uma povoação relativamente pequena (3795 habitantes em 2012), está constituída por várias urbanizações e habitações construídas em função da localização da praia de Algarrobo e da proximidade com a mesma.

Algarrobo pareceu-me uma terra habitada permanentemente por pescadores e um local onde muitos espanhóis têm o seu apartamento de férias, pois encontramos muito poucos estrangeiros e portugueses muito menos.

Devido ao seu tamanho relativamente pequeno ainda não foi tomada de assalto pelas cadeias de hotéis e restaurantes fast-food que podemos encontrar em outras localidades da Andaluzia, o que constitui um beneficio para quem quer descansar, mas também alguma ausência de animação, barulho (apenas o dos carros a passar a noite toda na estrada que faz a ligação a Málaga, ficou na retina), musica, etc.

Voltando às nossas opções, face aos gastos incorridos na última viagem de férias, aqui já detalhada em posts anteriores, tivemos que fazer alguma contenção de gastos. Inicialmente pusemos a hipótese de apenas gozarmos uma semana de férias, mas rapidamente chegamos à conclusão que as tradicionais duas semanas são necessárias para recarregar as baterias para o ano que ai vem, com muito trabalho pela frente (no escritório e em casa, voltando a estudar para ajudar as filhas!), pelo que tivemos que optar por ofertas mais baratas face às experiências passadas.

Pela primeira vez reservamos férias num apartamento particular, mas que estava a ser comercializado através de uma agência no Booking. O preço estava muito em conta e pensamos que a ausência de limpeza e mudança de toalhas e lençóis não seria o suficiente para nos estragar as férias, principalmente durante um verão tão atípico aqui pelo norte de Portugal.

Em boa hora o fizemos pois apesar da falta de alguns luxos, tais como o ar condicionado ou a televisão por cabo pudemos desfrutar de uma semana de praia onde não recorremos ao carro uma única vez e apenas o barulho dos carros durante a noite perturbava o nosso sossego.

Outro facto que inicialmente nos causou alguma apreensão foi o facto do prédio onde iríamos ficar não ter piscina própria mas sim uma piscina comunitária localizada a cerca de 300 metros e onde apenas poderíamos aceder mediante o uso de uma chave, pois a mesma estava fechada ao público.

Foi a primeira vez que tal nos aconteceu e achamos que pura e simplesmente não frequentaríamos a piscina pois a mesma deveria ser um caos cheia de gente e confusão. Puro engano!

Como gosto muito mais de praia, ao contrário da Virgínia, não me fazia muita diferença, mas tenho de reconhecer que seria uma deceção para a Virgínia se não tivesse uma piscina para apanhar sol e nadar um pouco.

Logo no primeiro dia de férias comecei a ficar preocupado pois cheguei á praia e esta estava literalmente cheia de pedras não havendo um metro de terreno para colocar a toalha. Dentro de agua o cenário era o mesmo com a agravante que a água estava fria. Para quem é amante de praia e apenas lá pus os pés, duas ou três vezes já dá para perceber o quanto desagradável estava a praia.

Decidimos experimentar a piscina e posso dizer … que já não pensamos mais na praia! A piscina era enorme, 33 mts comprimento por 15 mts largura, perguntei por curiosidade ao nadador salvador, e tinha apenas o senão de não ter espreguiçadeiras nem guarda sois.

Nada de grave, pois compramos umas cadeiras de praia que se deitavam completamente e se transformavam em espreguiçadeiras. Guarda-sol já tínhamos!

Desta forma passamos a semana toda nas brincadeiras com as miúdas na piscina. A Beatriz justificando, finalmente, todos os €uros que gastamos nas suas aulas e a Sofia dando os primeiros “passos” sozinha na água com as respectivas “bóias”.

A semana passou rapidamente com a rotina a não ser alterada, aproveitar o sol e descansar na companhia de um bom livro e claro está da melhor família…!!!

No final da semana era altura de mudar as malas e bagagens até uma localidade já nossa conhecida, Fuengirola!