sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Nova Iorque – Intrepid Sea, Air & Space Museum

31 de Dezembro de 2010 – Nova Iorque – Intrepid Sea, Air & Space Museum

O Intrepid Sea, Air & Space Museum é um museu de história militar e marítima com uma coleção de navios museu na cidade de Nova Iorque. Está localizado no Pier 86 na 46th Street, em West Side, Manhattan. O museu apresenta o porta-aviões da II Guerra Mundial USS Intrepid, o submarino USS Growler, um Concorde SST e um Lockheed A-12 , um avião de reconhecimento supersônico.


Imagem



Após a data da nossa visita o museu já recebeu em 12 de abril de 2011, o Space Shuttle Enterpise da NASA. O museu serve como um hub para os eventos da Fleet Week anualmente. O museu oferece a possibilidade de visitar na doca navios de guerra no terminal de cruzeiros norte, e são realizados eventos no piso zero do museu e no deck do Intrepid.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Fundado originalmente em 1982, o museu fechou, em 2006, para uma renovação de dois anos do porta-aviões Intrepid e das suas instalações reabrindo novamente ao público em 8 de novembro de 2008.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



O museu foi inaugurado em 1982 no Pier 86, após Zachary Fisher, um proeminente empreendedor e filantropo nova-iorquino, e o jornalista Michael Stern conseguirem salvar o Intrepid de demolição em 1978. O USS Intrepid tornou-se no National Historic Landmark, em 1986.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Em setembro de 2001, o Intrepid serviu como ponto de apoio para os bombeiros durante as operações de socorro às vítimas dos ataques às Torres Gémeas a 11 de Setembro, sendo também usado pelo FBI nas investigações a esses mesmos ataques. Também foi usado nas filmagens do filme de 2007 “Eu Sou a Lenda”, onde Will Smith pratica golfe no seu deck.

Durante a renovação de 01 de outubro de 2006, o museu foi fechado para reparações  e renovações tanto no navio como no cais. O Intrepid foi puxado pelo Rio Hudson abaixo por rebocadores para a península de Bayonne Harbor, New Jersey onde decorreram os trabalhos.

A reposição no local original foi adiada a 6 de novembro de 2006, quando as hélices do navio ficaram presas na lama espessa do Rio Hudson, impedindo os rebocadores de mover o navio para fora do seu leito. Uma segunda tentativa foi bem-sucedida a 5 de dezembro de 2006, após extensas operações de dragagem do rio.

Imagem

Imagem

Imagem



Em exposição podemos apreciar:

* USS Intrepid
* F-16 Fighting Falcon que voou no apoio à Operação Tempestade no Deserto no Iraque
* Lockheed A-12 (antecessor do SR-71A)
* USS Growler (1989), um submarino diesel elétrico que realizou patrulhas de dissuasão nuclear, armado com mísseis Regulus.
* F-14 Tomcat
* A-4 Skyhawk
* Beech T-34 Mentor
* TBM Avenger
* E-1 Tracer
* F-11 Tiger que já foi o número 5 da patrulha Blue Angels
* FJ-2/-3 Fúria
* F-8 Crusader
* Intruder A-6 que foi usado como um teste para novos radares e aviônicos em 1988
* F3H Demônio
* Puma F-9
* Piasecki H-25
* F-4 Phantom II
* AV-8C Harrier
* AH-1J Sea Cobra
* Cobra AH-1
* UH-1 Iroquois
* Bell 47
* Sikorsky H-19
* Sikorsky HH-52 Sea Guardian
* Aurora 7 cápsula Mercury réplica
* British Airways Concorde G-BOAD
* Aermacchi MB-339, pintado com as cores da Frecce Tricolori
* Dassault Étendard IV
* IAI Kfir
* MiG-17
* MiG-21
* Motor a jato Olympus 593 retirado de um Concorde em exposição ao lado do Concorde G-BOAD.

Posso dizer que passei quase uma tarde inteira no museu e não fosse o facto de estar acompanhado pela minha esposa que não liga nenhuma a estas “coisas” de guerra, aviões, navios, etc. teria seguramente ficado muito mais tempo a apreciar estas máquinas que normalmente só podemos apreciar na televisão em documentários.

Imagem

Imagem


Curiosa é a forma como fiquei a saber da existência deste museu! Ao pesquisar informação sobre Nova Iorque na preparação da viagem deparo-me com um report no “Portal das Viagens” efectuado por um membro do fórum que efetuou esta visita e marquei logo o Intrepid Air, Sea & Space Museum como visita obrigatória. Esta é a prova que compensa fazer os trabalhos de casa!!!

Finalmente regressamos ao hotel porque sendo noite de passagem de ano e sendo esse o nosso objetivo da nossa viagem era altura de preparar as coisas para a New Year’s Eve!!!