domingo, 19 de agosto de 2018

Verão 2018 - 19 a 25 agosto 2018 - Salou (Espanha)

Chegou a altura de alguma tranquilidade nestas férias de Verão!

No dia 19.08 acordamos, já um pouco cansados da logística de andar sempre a preparar malas para mudar de hotel, tomamos o pequeno almoço e fizemo-nos à estrada com destino a Salou.

A distância não era muita, apesar da relatividade destas questões, cerca de 250 kms até à praia e ao calor da costa espanhola!

Tal como previsto chegamos por volta das 14:00h, ainda a tempo de usufruir do almoço no hotel, pois desta vez decidimos optar pela pensão completa e não pensarmos mais na alimentação. Claro que, apenas, optamos pela pensão completa pois encontramos uma oferta a bom preço.

Escolhemos o hotel Sol Costa Daurada, um hotel de cadeia, com a categoria de 4* e que nos pareceu uma ótima escolha para uma semana de descanso.

Como aspeto negativo, apenas destacamos a sua distância da praia que é superior ao que normalmente nós exigimos. Como dizemos sempre, temos que fazer opções e para se ter conforto, qualidade e bom preço, temos que afastar um pouco da praia, pois aí as opções eram bastante mais caras!

Tal como referimos anteriormente, a intenção era descansar um pouco, afastar o pensamento do trabalho e do stress diário e o hotel cumpre perfeitamente os nossos requisitos: muito confortável, uma boa piscina, alguma animação para entreter à noite após o jantar e a comida foi uma agradável surpresa pois não contávamos com um buffet de tanta qualidade e variedade diariamente!

Os dias foram passados entre a praia e a piscina, um passeio noturno após o jantar para esticar as pernas e conhecer o movimento noturno da cidade.

Neste ultimo aspeto fomos surpreendidos com as fontes existentes na cidade que, à noite se iluminavam proporcionando um espetáculo agradável à vista.

Destacamos, no entanto, algumas atividades que por serem diferentes do habitual, achamos que merecem ser aqui destacadas:

·      Festa da espuma no hotel

Fomos surpreendidos, um dos dias com um anúncio a uma festa da espuma, junto à piscina às 11:30h. Como não é uma hora habitual para estas coisas, ficamos de pé atrás, mas alteramos a nossa ida à praia e decidimos ficar pela piscina.

Pouco depois das 11:00h começou a agitação numa área adjacente à piscina com a montagem dos equipamentos para a dita festa.

O destaque aqui dado é pela alegria das crianças (e adultos!), muitas delas a experimentarem pela primeira vez a sensação de estar rodeadas de espuma por todos os lados.

No nosso caso, apesar de alguma desconfiança inicial das miúdas, da Sofia principalmente, logo entraram na brincadeira e passamos um ótimo bocado no meio daquela nuvem de espuma.

Aposta ganha pelo hotel, sem dúvida nenhuma!

·      Port Aventura

Uma das razões pela escolha do destino, Salou e daquele hotel, em especifico, foi a sua proximidade com este grande parque de diversões!

Apesar dos preços serem um pouco caros, agravado pelo facto de apenas querermos passar 1 dia no parque, e assim não aproveitarmos as promoções que existem em combinações de bilhetes entre parques, era um crime estar em Salou e não ir ao Port Aventura. Semelhante a estar em Roma e não ver o Papa!

Como a Virgínia não gosta de montanhas russas, a Sofia não tem idade (nem altura!) para andar na maioria das atrações, decidimos comprar 2 bilhetes de dia inteiro (48€ x 2 pax) e 2 bilhetes apenas para o período entre as 19:00h e as 24:00h, que ficaram a cerca de metade do preço! Uma boa opção face aos preços praticados!

Sensivelmente, a meio da nossa estadia em Salou, após o pequeno almoço, fomos a pé até ao parque. Uma caminhada de cerca de 10 min, e estávamos junto à entrada à espera das 10:00h, horário de abertura dos parques!

Port Aventura  é o maior e melhor parque de diversões de Espanha e um dos mais importantes da Europa.

O parque Port Aventura, que abriu suas portas em 1995, é o maior parque temático da Espanha e o terceiro maior da Europa.

O Port Aventura é, na verdade, um grande complexo de lazer cujo nome oficial é PORT AVENTURA WORLD. O complexo inclui os parques temáticos Port Aventura Park, Ferrari Land e o parque aquático Port Aventura Caribe Aquatic Park, além de 5 hotéis e 3 campos de golfe.

Destes, apenas visitamos o principal, o Port Aventura Park!

O Port Aventura Park ocupa 105 hectares. O conteúdo do parque está dividido em seis grandes áreas temáticas: Mediterrânia, China, Polinésia, México, Far West e Sésamo Aventura. Nelas estão distribuídas 41 atrações para todas as idades. O parque conta também com 47 restaurantes e bares e mais de 50 lojas de merchandising.

Mediterrânia

A região da Mediterrânia é o primeiro contato que os visitantes têm com o Port Aventura Park. Na zona há prédios representativos de cidadezinhas do Mediterrâneo, inspirados nos típicos vilarejos de pescadores da costa da Catalunha do final do século XIX.

Principais atrações:

·      Furius Baco. Uma das atrações mais radicais do parque está aqui. Trata-se de uma montanha-russa onde os mais corajosos vão experimentar uma aceleração de 0 a 135 km/h em 3 segundos.

·      Port de la Drassana. Um pequeno porto onde é possível embarcar em passeios de barco que percorrem o parque durante a temporada alta.

·      Estació del Nord. Uma das estações do comboio que circula pelo parque, e permite deslocar-se comodamente entre as diferentes regiões que formam o parque.

A Port Aventura Parade, o grande desfile no final do dia, e a FiestAventura, na temporada alta, também acontecem nesta zona.

China

A região da China propõe um passeio por várias zonas monumentais da Ásia: a China colonial, a Mongólia, os Himalaias e o Camboja. O paisagismo nesta parte do parque é especialmente bonito. Nesta zona localizam-se duas das atrações mais radicais do parque.

Principais atrações:

·      Shambala. A montanha-russa mais alta e com a queda mais longa da Europa. Uma experiência demasiado radical para os nossos gostos.

·      Dragon Khan. A montanha-russa Dragon Khan é o símbolo de Port Aventura, e está presente na paisagem do parque desde sua inauguração. Uma sucessão interminável de loopings e velocidades até aos 110 km/h garantem fortes emoções.
·      Angkor. Nos dias de calor, um passeio nas barcas de Angkor, armadas com metralhadoras de água, é um bom divertimento para toda a família.
·      Cobra imperial.
·      Tea Cups.
·      Waitan Port. Um porto onde chegam os barcos que partem da Mediterrânia.

Polinésia

Um percurso na Polinésia de finais do século XIX, tal como foi conhecida por exploradores como James Cook.

Principais atrações:

·      Tutuki Splash. A maior molha do parque acontece aqui. Se querem saber ao que nos referimos têm que ver o vídeo da nossa visita o parque.
·      Canoes. Um circuito de canoas para as crianças.

·      Kontiki.

Os espetáculos Aloha Tahití, Aves del Paraíso e Noches de Fuego en Tahití acontecem nesta parte do parque.

México

Um percurso pelo México da milenária cultura maia e da arte colonial, com espetaculares reconstruções de pirâmides e templos.

Principais atrações:
  • Hurakan Condor. Atração radical com 100 metros de queda livre.
  • El Diablo – Tren de la Mina. Para quem não abdica de uma montanha-russa clássica.
  • Serpiente Emplumada.
  • Armadillos.
  • Los Potrillos.
  • Yucatán.
  • El Secreto de los Mayas.

Far West

Penitence é uma pequena vila do Far Oeste americano ambientado com ares do Texas, com espetaculares atrações e uma recriação do visual do Far West muito bem cuidada.

Principais atrações:
  • Stampida. Uma montanha-russa com duas pistas paralelas e com vagões circulando por elas simultaneamente.
  • Silver River Flume. Típicas canoas feitas de troncos.
  • Grand Canyon Rapids. Canoas circulares que atravessam o Grand Canyon.
  • Tomahawk. Uma montanha-russa light, adequada para crianças destemidas. Curiosamente, nesta montanha russa a Virgínia teve mais medo que a Sofia, que adorou a experiência.
  • Buffalo Rodeo.
  • Laberinto Blacksmith.
  • Caroussel.
  • Wild buffalos.
  • Vol Paiute.
  • Crazy barrels.
  • Penitence Station. Uma das estações de comboio que circula pelo parque, e permite deslocar-se comodamente entre as diferentes regiões que formam o parque.

Os espetáculos Can Can Show e Bang Bang West acontecem nesta região do parque.
Sésamo Aventura

Os pequenos contam com uma região do parque reservada inteiramente para eles, o Sésamo Aventura.
  • Tami Tami.
  • Loco Loco Tiki.
  • El Salto de Blas.
  • El árbol mágico.
  • Sésamo Aventura Station. Uma das estações do comboio que circula pelo parque.

Não andamos nas atrações todas, umas por vontade de preservar o conteúdo do estômago (nada de medo! apenas prudência!), outras porque as filas eram enormes (não esquecer que estamos em pleno agosto, com esta região de Espanha carregada de turistas!) e perderíamos precioso tempo à espera de algumas atrações.

Em jeito de conclusão, demos por bem empregue o tempo e o dinheiro despendido na visita ao parque e ficou a promessa de voltar para experimentar as atrações mais radicais quando a Beatriz for maior e não necessitar do pai para sentir mais adrenalina!

Para terminar este capítulo sobre Salou, dizer que gostamos imenso da semana que aqui passamos. Alguma confusão na praia, com as multidões de espanhóis que insistem em querer sentir o nosso perfume e colocam a toalha a uma distância onde isso é possível, mas como só íamos para a praia de manha a situação foi minimizada.

Areia branca e fina, o contrário do que habitualmente encontramos na zona de Málaga.

Mar ótimo, com muito poucas ondas, temperatura equivalente a sopa e muita diversão em família dentro de água, ou nas gaivotas disponíveis para alugar por meia dúzia de €uros!

Uma das questões que mais nos preocupou foi a meteorologia, pois as previsões de “tormentas” para a Catalunha durante todas as férias, não auguravam nada de bom, mas afinal só choveu na ultima noite, quando já estávamos a “empacotar” toda a bagagem em preparação para a nova aventura que se seguia!

Bom, por agora ficamos por aqui e já sabem, amanha temos embarque no maior navio de cruzeiro do mundo, o Symphony of the Seas!