quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mil e Uma Noites - Dubai - Gold Souk, Dubai Mall e Dubai Fountains

Dia 12 Abril – Dubai, EAU
Após o almoço no Favolosa regressamos à cidade com destino ao Dubai Mall, mas decidimos passar antes pelo Gold Souk, ou seja, pelo mercado do ouro.


Um táxi "diferente" junto a Port Rashid!!!

Fiquei algo desiludido com este mercado, já que esperava um mercado mais tradicional e não uma quantidade de indianos e paquistaneses a vender ouro da mesma forma como se compra falsificações numa qualquer Chinatown. Claro que nem todas as lojas são assim e claramente este é um daqueles casos em que as expectativas eram muito altas e foram defraudadas.

Pouco tempo depois dirigimo-nos ao nosso destino programado, o Dubai Mall.


O Dubai Mall é o maior centro comercial do mundo com base na área total e sexto maior por área bruta comercial. Faz parte do projecto avaliado em 20 biliões de dólares do complexo Burj Khalifa e inclui 1.200 lojas. A sua abertura foi duas vezes adiada, o Dubai Mall abriu em 4 de Novembro de 2008, com cerca de 635 lojas abertas no primeiro dia, fazendo com que seja o maior centro comercial a retalho aberto da história.


O Dubai Mall detém o recorde de mais de 60.000 bilhetes vendidos para o Dubai Aquárium de Dubai e Discovery Center nos primeiros cinco dias, após a sua abertura. O Dubai Mall teve mais de 37 milhões de visitantes em 2009, e atrai mais de 750.000 visitantes a cada semana.


O que posso dizer é que o centro comercial é efetivamente gigantesco e se apenas vimos uma pequena parte dele. Quisemos visitar uma determinada loja e só à custa de 3 consultas aos quiosques interativos é que a conseguimos encontrar.

Já agora, quanto a preços, como queria comprar uma lente nova para a minha Canon fui verificar o preço da mesma face a Portugal, atendendo a que os Emirados não pagam impostos, o melhor que consegui foi uma diferença de 20€ num produto de cerca de 500€, o que me fez recuar já que por questões de garantia não compensava.

Cerca das 17:45h tentamos entrar no T.G.I. Friday´s para aproveitar o terraço que eles têm com vista para o Burj Khalifa e para o espetáculo das fontes, que começaria a partir das 18:30h. Foi-nos dito que o terraço estava reservado para o jantar e que apenas poderíamos aceder ao mesmo se ficasse-mos para jantar, o que às 17:45h não era a maior das prioridades. Ficamos mesmo pelas “margens” do lago artificial onde decorre o espetáculo.


No cimo o terraço do T.G.I. Friday´s!

The Dubai Fountains (Fontes do Dubai, em português) são uma coreografia preparada no Burj Dubai Lake, um recinto artificial de 12 hectares. Foi projetado pela empresa americana WET Design, que foi responsável pelo mesmo projeto no Hotel Bellagio Lake, em Las Vegas. Iluminado por 6.600 luzes e 25 projetores coloridos, tem 275 m de comprimento e projeta 83.000 litros de água a 73 mts de altura a qualquer momento. Tudo isto acompanhado por uma série de clássicos da música mundial. As fontes tiveram um custo de USD 218 milhões.


O nome das fontes foi escolhido após um concurso organizado pelos promotores e a escolha foi anunciada a 26 de Outubro de 2008. A inauguração oficial ocorreu a 08 de Maio de 2009, juntamente com a cerimônia de abertura oficial do Dubai Mall.


As Fontes de Dubai são compostas de muitos jatos de água de alta pressão e atiradores: robôs de água, que fazem com que a água pareça dançar criando um efeito visual que é magnífico e admirado por milhares de visitantes que fazem fila para ver o curto espetáculo, de cerca de 3 minutos que ocorre normalmente entre as 18:30h e as 23:00.
Como ficamos com pena por não termos filmado o que vimos, decidimos regressar ao Favolosa para o jantar e voltar de novo ao Dubai Mall para filmar um dos espetáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário