sexta-feira, 10 de junho de 2016

Roma - 10 Junho 2016 - Porto - Lisboa - Roma

10 junho 2016 – Porto – Lisboa - Roma

Olá! Vamos até Roma?

Foi mais ou menos esta a pergunta que a Virgínia me fez pelo telefone e nos levou, novamente, até uma das cidades mais bonitas e mais visitadas de todo o mundo. Por alguma razão é chamada “la città eterna”!

Aproveitamos o fim-de-semana prolongado, com o feriado do 10 de Junho à sexta-feira e juntando-lhe mais 2 dias “criamos” umas mini férias de 4 dias na capital italiana. Desta vez fomos acompanhados pelos pais da Virgínia, que puderam, finalmente, cumprir o sonho de visitar o Vaticano. No fundo, essa foi a principal razão da realização da viagem, como mais à frente poderá ser confirmado.

O itinerário seriam 5 dias em Roma (na pratica apenas 4 e incompletos!), com partida do Porto no dia 10.06 e regresso no dia 14.06. Todos os voos foram efetuados pela Ryanair (uma estreia para nós!), com um Porto – Lisboa (e inverso!) opcional, mas realizado para experimentar!

O planeamento destes dias não foi muito exaustivo, pois devido a excesso de trabalho e (principalmente!) falta de vontade ao final do dia para pensar em visitas a igrejas, monumentos e afins. Nada muito grave, já que seria a terceira vez que visitamos Roma e não haveria tempo para muito mais que mostrar os locais principais aos meus sogros. Claro que algum planeamento foi feito, o necessário para tratar do alojamento, marcação visitas nos locais obrigatórios, transferes, etc.

Com “tudo” isto preparado, no dia 10 de Junho, após um almoço muito rápido e “madrugador” lá fomos até ao Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro para o início da nossa viagem.

Como, antecipadamente tínhamos marcado o parque de estacionamento Low Cost do aeroporto por 20€, fomos estacionar o carro no Parque 9 após passar pelo terminal de partidas, onde ficaram as bagagens e a restante família.

Eram cerca das 12:50h e faltava cerca de uma hora para o voo. Fomos diretos às portas de embarque pois não tínhamos mala de porão e os cartões de embarque já estavam emitidos. Experimentamos pela primeira vez, os cartões de embarque no telemóvel. Muito pratico sem dúvida, mas por uma questão de prevenção tínhamos imprimido em papel na mochila. Homem prevenido vale por … dois!

Como as portas de embarque utilizadas pela Ryanair ficam localizadas num dos extremos do terminal no piso térreo ainda fomos obrigados a caminhar um bom bocado, o que valeu um comentário da minha sogra: Isto é grande! Aí se ela conhecesse alguns…

Quando chegamos à porta que nos foi destinada, a fila já era enorme, pelos vistos uma constante nos voos da Ryanair. Se no início era a escolha do lugar no avião pelo fato de não haver lugares marcados, agora é para evitar o envio da bagagem de cabine para o porão (gratuitamente) e garantir a existência de espaço interior dos compartimentos para o efeito na cabine. Não sei se isto das Low Cost é para nós…? Mas já diz o ditado “Well, you get what you pay for.” Talvez por termos chegado já um pouco tarde, lá foram os nossos trolleys para o porão! Nada de grave pois o intervalo entre os voos era grande e não havia o risco de perdermos o voo seguinte. Agora se fosse pouco tempo, o caso já era diferente, como verão noutra altura!

Rapidamente chegou a hora de embarcar e lá fomos nós a caminhar até à placa onde estavam vários Ryanair e Transavia. Curiosamente, acho que não vimos nenhum Easyjet para completar a lista de Low Cost principais que operam o Porto. Tínhamos também alguns Vuelling, mas esta empresa usa as mangas telescópicas para o embarque e desembarque, por isso estão numa categoria à parte.

Embarque um pouco caótico e barulhento no avião relativamente recente, tal como a maioria dos aparelhos da companhia irlandesa.

A tripulação, totalmente portuguesa, muito jovem e com nota máxima na simpatia ao contrário das seguintes que já não primaram por este atributo.

A viagem até Lisboa demorou cerca de 40 min e a rota escolhida foi fantástica pois permitiu apreciar a beleza da costa atlântica do norte e centro do nosso país. Lindíssimo!

Um video deste nosso primeiro voo do dia:

Já em Lisboa fomos transportados por autocarro até ao terminal 1, pois o terminal 2 usado pelas low-cost é apenas um terminal de partidas, isto é todos os passageiros que chegarem ao terminal 2 sairão pelo terminal 1. Tivemos que recolher as malas enviadas para o porão e nesse momento percebemos que o aeroporto de Lisboa cada vez presta um serviço pior ao passageiro: estivemos 30 min à espera que as malas chegassem! Inadmissível…!

Felizmente não estávamos apertados de tempo e ainda ficamos pelo terminal 1 na conversa num dos cafés existentes na zona das chegadas. Isto porque o terminal 2… além de um McDonald’s e um dos dois restaurantes não tem nada e até a zona de espera não tem muita disponibilidade de cadeiras. É mesmo um terminal Low Cost!

Com algum atraso embarcamos no voo com destino a Roma, um voo efetuado por um avião da base Romana, logo com a tripulação maioritariamente italiana. Aqui começamos a deparar-nos com a pouca simpatia das tripulações, nomeadamente a chefe de cabine que não sorriu uma única vez durante o tempo que estivemos dentro do avião. Coincidência ou não o único tripulante mais acessível foi o Manuel, um tripulante português que passou a viagem toda a tentar tirar duvidas aos passageiros, desde onde apanhar o transfer para o centro, o custo dos táxis, etc. Coitado do rapaz que até colocou passageiros que tinham o mesmo destino a conversarem para partilharem um táxi. Mais uma vez, nota máxima para o Manuel.

A viagem de cerca de 2:25h foi muito tranquila e chegamos a Roma com algum atraso por termos perdido o “slot” em Lisboa e sairmos com cerca de 30 min de atraso. Pelo menos desta forma não tivemos de ouvir a musica da chegada a horas… (quem já viajou da Ryanair sabe o quando irritante já foi essa musica!).

De referir que a Ryaniar de Portugal apenas voa para Ciampino, um aeroporto secundário de Roma que dista cerca de 15kms do centro da cidade, usado quase na sua totalidade pela Ryanair. Em alguns casos, esta situação até é benéfica pois rapidamente saímos do terminal ao contrário de outros aeroportos que as distancias são enormes.

Aqui fica um vídeo do nosso voo Lisboa - Roma:

Devido à nossa chegada noturna (23:20h hora planeada) tivemos de ponderar qual a melhor opção para chegar ao centro da cidade.

As opções disponíveis são:

Comboio

Existem comboios regionais entre Ciampino e Termini. No entanto, a estação de comboio não fica no aeroporto. É necessário apanhar um autocarro da empresa Cotral para chegar à estação. A viagem demora apenas 5 minutos e o bilhete custa 1,20 €. A viagem de comboio entre Ciampino e a estação de Termini custa 1,30 € e a viagem demora cerca de 15 minutos. Os comboios têm uma frequência a cada 10 / 15 minutos. Esta possibilidade de deslocação acaba por ser pouco prática e eficiente, no entanto esta opção é uma das mais baratas e a mais rápida para chegar ao centro da cidade.

Autocarros

A melhor opção para se deslocar para o centro da cidade é utilizar os autocarros da empresa Terravision. O bilhete custa6 €, se comprado no momento, ou 4€ se comprado online. A viagem demora cerca de 40 minutos. As saídas dos autocarros estão coordenadas com a chegada dos voos. A paragem está localizada do lado esquerdo à saída do terminal.

Uma opção mais barata é viajar nos autocarros Cotral – Schiaffini que faz a ligação entre Ciampino e a estação de Anangina (última estação de metro da linha A). O bilhete custa apenas 1,20€ e pode ser comprado diretamente no motorista. Se transportar uma mala grande terá de pagar um suplemento adicional. A viagem até Anangina demora cerca de 20 minutos (sem tráfego). Os autocarros saem à hora fixa de 40 em 40 minutos. Consulte os horários aqui.

Táxi

Uma viagem de táxi entre Ciampino e o centro de Roma (interior das muralhas aurelianas) custa 30€. O valor é válido para transporte até 4 pessoas e duas malas grandes. O preço é tabelado mas os taxistas tentam aumentar o valor a pagar “criando” factos que permitam cobrar mais ao cliente, seja pela localização do destino, seja pelas malas, etc. Apenas aconselhamos esta hipótese se nenhuma das outras for possível.

No nosso caso (5 pessoas mais bagagens) sabíamos que o autocarro era complicado pois o ultimo autocarro programado sai às 23:30h, apesar de na prática esperarem pelos passageiros dos voos tardios e querendo evitar o táxi, optamos por contratar um transfer por 60€, já que não podia ser feito por uma viatura normal, sendo exigida uma minivan.

Face à confusão que pudemos constatar quer junto dos autocarros quer dos táxis, definitivamente foi a melhor opção. Caso a nossa opção fosse outra, a chegada ao centro de Roma e ao hotel seria muito mais tardia.

A viagem até ao centro de Roma demorou cerca de 30 min e fomos deixados em frente ao alojamento, o que não aconteceria com o autocarro.

Relativamente ao alojamento escolhido, a escolha ficou a cargo da Virgínia, que como habitualmente explora todas as hipóteses, lê todos os comentários e procura sempre a solução mais em conta. Por vezes não é a melhor escolha, mas será sempre a mais em conta.

Desta vez, escolhemos um apartamento, por sermos 5 pessoas e pela facilidade de alimentação nas redondezas. Só o preço do pequeno-almoço diariamente para 5 pessoas, quase pagava o preço do alojamento.

Pagamos 500€ por 4 noites num apartamento com 1 quarto, 1 sofá-cama e um beliche para a Beatriz. A marcação foi feita através do Booking e o pagamento efetuado com cartão de crédito na hora.

O problema deste tipo de alojamento é que, muitas vezes não ficamos alojados no local que vemos na internet. Por habilidade comercial dos proprietários é publicitado um local e depois chegamos ao destino e é-nos dito que vamos ficar noutro alojamento nas proximidades.

Concretamente, no nosso caso aconteceu isso (de resto já o esperávamos!) e sendo o apartamento ligeiramente mais fraco, perdíamos muito na localização pois ficávamos muito mais afastados da estação do metro. Mas nada que estragasse as férias.

Curioso é o facto de por não termos tirado fotos ao apartamento, não as conseguirmos encontrar na internet pois apenas aparecem fotos do local publicitado.

De qualquer forma deixamos aqui o link para a página na internet do alojamento e não queremos que fiquem com a ideia que não recomendamos, pelo contrário, é uma ótima escolha como base para quem quiser visitar o Vaticano (5 min pé!) e a restante cidade (aconselho os autocarros que param a 100 mts do apartamento; o metro estará a cerca de 5 min a pé!). La Casa di Piero al Vaticano.

Com todos estes atrasos já nos deitamos cerca das 2.00h da manha e no dia seguinte tínhamos a visita aos Museus do Vaticano marcada para as 9:30h. Foi dormir à pressa!