segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Paris e Disneyland - 29 Dezembro 2014 – Disneyland Paris- Fantasyland



29 Dezembro 2014 – Disneyland Paris- Fantasyland


Depois das nossas aventuras pela Adventureland passamos à zona seguinte, uma das mais apreciadas na Disneyland por nos fazer reviver momentos e locais que constam do nosso imaginário... a Fantasyland!


Esta zona é uma das mais ricas em atrações e tem como principal ícone o palácio mais famoso do Reino da Fantasia – o Palácio da Bela Adormecida, a principal entrada para o reino mágico da Fantasyland.

Walter Elias Disney, dedicou este parque a “todos aqueles que são jovens de espírito e que acreditam que quando pedem um desejo a uma estrela, os seus sonhos tornam-se reais”, por isso, como não podia deixar de ser a principal temática desta área temática são os contos de fadas! É no reino da Fantasyland que encontramos todas aquelas atracões que habitualmente vemos nos vídeos promocionais da Disneyland como o Dumbo, O Elefante Voador, o Curioso Labirinto da Alice, as Chávenas do Chapeleiro Louco, o Voo de Peter Pan, It's a Small World... só para enumerar as principais. Ora então aqui vamos nós!!!


Começando pelo destaque principal temos o "Le Château de la Belle au Bois Dormant" que se destaca pelos seus impressionantes 46 metros de altura, mas os projetistas da Disney ainda conseguiram criar uma ilusão ainda mais exagerada da altura do castelo, o que faz com que pareça que este está ainda mais distante da Main Street USA, através do uso de uma perspetiva forçada na sua arquitetura e na visão que dele temos ao longo da rua. Como a Central Plaza também termina num pequeno fosso e numa ponte levadiça o Castelo reforça ainda mais a sua posição dominante de toda a paisagem.


O projeto de Le Château foi inspirado no Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, sul da Alemanha - o mesmo castelo que supostamente terá inspirado o castelo original na Disneyland Califórnia.


A torre central deste castelo apresenta os mesmos pormenores que os castelos "da vida real". Mesmo sabendo que castelos como os castelos dos contos de fadas são comuns por toda a Europa, como referi anteriormente o castelo foi "exagerado" para produzir algo realmente fora do comum.

A mais alta das torres do castelo pesava 15 toneladas e foram feitas em Itália antes de serem içadas para cima da base do castelo no dia 2 de Agosto de 1991. No entanto, conta a "lenda" que, uma vez que a cor rosa foi erradamente escolhida, toda a torre teve de ser repintada durante os meses frios e húmidos de inverno !

O "Le Château de la Belle au Bois Dormant" tem exatamente o dobro da altura do castelo original da Califórnia!

Não se pode perder as duas atrações principais dentro do castelo - "La Galerie de la Belle au Bois Dormant" no impressionante 1º andar do mesmo, onde podemos ver uns vitrais fantásticos que retratam cenas da historia da Bela Adormecida e La Tanière du Dragon na cave profunda e escura já debaixo do solo! um local cheio de ecos, sons e luzes de monstros e dragões!

Também nesta temática temos a atração "It´s a small world!", um divertido cruzeiro (mete agua, barcos, por isso podemos chamar-lhe assim!) à volta do mundo inteiro. Dentro do pavilhão por onde andamos vamos passando por bonecos animados e cenários de muitas das regiões do nosso "pequeno" mundo sempre acompanhados por uma canção cujo tema é o mesmo da atracão.
 

 
 
 
 

 
 
  
Aqui fica o nosso cruzeiro:


Não encontrei nada alusivo a Portugal. Ainda perguntei aos meus companheiros de viagem se viram, mas ninguém se apercebeu de nada. Se alguém souber que me dê feedback que atualizo aqui a informação.

Uma pequena dica, aconselho a experimentar esta atração logo de manha pois as filas costumam ser muito grandes. Outra hipótese é aproveitar a altura dos desfiles que como concentram os espectadores libertam as atrações em geral sendo a fila mais pequena. Nós aproveitamos o final de um desfile e corremos para a entrada assim que terminou e esperamos talvez uns 30min!

Outra atração que tinha um tempo de espera de cerca de 120min e conseguimos experimentar devido à utilização do fast-pass, foi o "Peter Pan's Flight", ou o voo do Peter Pan, em português!


Muito popular, consiste num voo feito em barcos pirata até à Terra do Nunca, do Capitão Gancho e da Sininho!

Uma viagem divertida e movimentada que as crianças gostaram imenso. Mais uma vez tive oportunidade de fazer um vídeo do nosso "voo":


Outra atração que experimentamos, mais para ocupar tempo até chegar à hora marcada para outras atracões, foi experiências foi "Les Voyages de Pinocchio". Mesmo ao lado da Branca de Neve e os Sete Anões, este é outro clássico "passeio escuro" transportando-nos através de um conto dos contos da Disney mais adorado. "Les Voyages de Pinocchio" é, tal como disse um passeio pelo escuro, semelhante a outros no parque, mas tem a vantagem de ter um animado show de marionetes do Pinóquio, as cores da Pleasure Island e o frenesim da relojoaria e oficina de Gepetto para criar uma animação no geral mais enérgica e sem dúvida uma experiência mais agradável.

 
 
 
 
Apesar de não ser uma experiência classificada como "must-see", mas sim como uma das atrações secundárias do parque, é um prazer emocionante, nostálgico e certamente gratificante.

A nossa viagem pelo mundo do Pinóquio:


Uma das minhas piores decisões durante os dias que estivemos na Disney, foi ter aceite um pedido da minha filha para dar-mos uma voltinha no "Dumbo The Flying Elephant". O tempo de espera indicado era de 45min e como tínhamos tempo enquanto o resto do grupo almoçava lá acedi e fomos para a fila que parecia não se mexer, mas ... um dos problemas quando se está muito tempo numa fila, como mais À frente veremos novamente, é que a partir de um dado momento já percorremos parte da fila, já estivemos tanto tempo à espera que desistir é ... um desperdício do tempo despendido e como tal acabamos por ficar até ao fim. Neste caso, 1h 15m foi o tempo que esperamos por dar umas 4 voltas nos elefantes voadores. Os mesmos elefantes que como alguém dizia na fila, existem em todas as festas populares pelo pais fora.

 

Mas, feito o desabafo, falemos do "Flying Dumbo", esta atração icônica sem a qual nenhuma Disneyland estaria completa fica situada mesmo no coração da Fantasyland. Voar para o céu a bordo de Dumbo é um pouco um ritual de iniciação à Disneyland tanto para os jovens como para os apenas jovens de coração. Há qualquer coisa milagrosamente encantadora e totalmente atemporal sobre este simples carrossel-do céu.

Por incrível que pareça foi a primeira vez que andei numa diversão como esta pois nunca achei piada nenhuma a estes carrosséis. Continuo sem achar piada mas agora já andei pois coube-me a mim acompanhar a Beatriz!



 
Outra diversão que experimentamos na Fantasyland, foi a "Mad Hatter's Tea Cups", ou seja, as chávenas do chapeleiro louco. Em comemoração de um aniversário infeliz o chapeleiro louco convida-nos para uma das suas infames festas de chá.


Com decorações excêntricas, música zippy e muito colorido, girando chávenas de chá em espiral ao redor do jardim, este é um convite que somos obrigados à aceitar!

 
  
A versão de Paris do clássico "Mad Tea Party" da Disneyland é a única versão que esta decorada com um impressionante teto de vidro em forma de pétala e jardins circundantes extravagantes.

O conceito das chávenas de chá do Chapeleiro Louco era originalmente muito mais escandaloso, já que em 1950 os planos iniciais eram para incluir uma mesa de jantar do Chapeleiro Louco como centro da diversão e várias lanternas e decorações ao redor. Com versões posteriores da atração, algumas dessas ideias foram finalmente incorporada, como as lanternas de jardim japonês coloridos vistos aqui.

Estas chávenas de chá verdadeiramente loucas medem nada mais nada menos que 1,8 metros de diâmetro!



A melhor altura para experimentar é durante os desfiles ou logo após a abertura das portas. Alternativamente, andar depois do anoitecer torna ainda mais giro e selvagem a experiencia com as lanternas japonesas iluminar e as luzes da Fantasyland em espiral ao redor da chávena de chá.

Para terminar o meu post sobre a Fantasyland, falta escrever sobre "Alice's Curious Labyrinth", um labirinto alusivo às aventuras da Alice no País das Maravilhas que por vezes pode ser cansativo pois existem 8 possibilidades de becos sem saída e apesar de não ter achado nada de muito "difícil" aconteceu-nos uma coisa curiosa que fez aumentar o interesse por esta diversão. Durante o labirinto o nosso grupo separou-se e foi um problema até conseguir-nos reunir todos novamente tais eram as possibilidades de escolher caminhos alternativos.

 
 
 

Labyrinth Curious de Alice tem 10 temas distintos, com 22 personagens do filme, 12 fontes e 24 estátuas decorativas. Do início ao fim, mede 366 metros de comprimento!

Para finalizar esta area, falta-me referir apenas sobre o "Meet Mickey Mouse" e "Princess Pavilion" que ficará para um topico futuro!

De seguida, passaremos a Discoveryland!

1 comentário:

  1. Gostei de revisitar a Fantasyland contigo mas olha que fiquei tonta com as voltas das chávenas de chá! Estes teus posts são guias completos para quem pensa visitar a Disneyland! Excelente!

    ResponderEliminar