segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Passagem d'Ano 2013/2014 - Carnival Liberty – Cozumel



Dia 30 Dezembro – Carnival Liberty – Cozumel (México)

Passado o primeiro dia de navegação, chegávamos finalmente ao calor das Caraíbas, afinal de contas a razão deste cruzeiro.

Talvez devido à vontade que tinha de usufruir destas férias, uma vez mais acordei antes do sol nascer, pelo que aproveitei diariamente para registar esses momentos em algumas fotos que considero muito bonitas (sem falta de modéstia!, pois a cor do céu é que lhes dá a sua beleza).




Estávamos já muito próximos de terra e rapidamente o Liberty atracou no porto de Cozumel, o denominado "Puerta Maya" (http://www.puertamaya.com/) permitindo-nos uma bela vista sobre a ilha onde iriamos passar o dia.
 
O Caribbean Princess aproximava-se para nos fazer companhia durante a nossa estadia!

No molhe já tudo estava preparado para nos receber!
Em aquecimento!!!
Depois de reler uma vez mais o "Fun Times" para acertar ponteiros no que tocava a horários, pois o nosso "relógio" permaneceria no horário dos EUA, não havendo alteração para o fuso horário mexicano.

 

 O nosso pequeno almoço foi uma vez mais no buffet com a companhia do Caribbean Princess que atracou pouco depois de nós.

Antecipadamente planeamos este dia para o passarmos na praia e escolhemos a que segundo apurei era a mais indicada para famílias com crianças, devido a toda a diversão que o Mr Sanchos permite (http://www.mrsanchos.com). No entanto, o dia, apesar de quente nasceu com algumas nuvens, o que nos levou a equacionar o trocar a praia por um tour pela ilha e depois voltar para o navio para as piscinas.

Na saída do porto fomos ver o preço dos táxis e decidir o que fazer. Negociamos um tour de 2-3 horas pela ilha com paragens nas melhores praias e melhores locais para tirar umas fotos.

Saiu-nos na sorte o taxista mais velho de Cozumel, antigo piloto militar, agora na reforma com uma pensão de 2.000 USD. Até perguntamos duas vezes pois achamos que tínhamos percebido mal. Mal saímos do porto começamos a ficar preocupados tal a condução do taxista, aceleração constante do motor e tangentes a toda a vegetação que existia na berma da estrada. Isto não estava a começar bem...


A primeira paragem foi numa praia bem conhecida e altamente recomendada pelo taxista. Tão recomendada que acho que o homem tinha comissão na entrada! Paradise Beach, que a essa hora da manha ainda se encontrava totalmente vazia.


Ficamos maravilhados com o estado do mar e a paisagem que rodeava a praia, agora que o sol começava a dar um ar da sua graça, mas como já tínhamos pago o tour.... Tiramos algumas fotografias e algo receosos lá seguimos viagem, até a um povoado, El Cedral.

 

El Cedral foi fundada em 1847 e suas ruínas foram as primeiras a ser encontradas pelos espanhóis. Hoje é uma apenas pequena comunidade rural famosa pelo seu festival realizado em maio,  a "Fiesta de la Santa Cruz". As ruínas que restam são apenas um pequeno arco e uma sala com restos da pintura original.

 
Nesta altura, como o calor já apertava, tomamos a decisão de falar com o taxista e pedir para nos levar à "Punta Sur", onde estiveram alguns amigos nossos em visitas anteriores, e depois deixar-nos no Mr Sanchos, pois preferíamos perder algum dinheiro e usufruir do calor que se fazia sentir. O taxista ficou muito admirado e disse que assim ficávamos sem ver a ilha, etc., mas a decisão estava tomada e mais tarde provou-se ser a melhor opção.


A "Punta Sur" marca o ponto mais a sul de Cozumel e faz parte do Parque Punta Sur, um parque ecológico com 247 acres ( 1,00 km2 ), que abrange os recifes , praias , lagoas e floresta baixa da área envolvente. Algumas das praias são protegidos para permitir a eclosão de tartarugas marinhas.

 

Neste local o mar altera um pouco o seu aspeto, pois talvez devido à influencia de marés, ventos ou outra coisa qualquer, temos muita ondulação, se bem que ondas pequenas.

Curioso é o bar que existe na praia que tem uma decoração original, ao estilo reggae, com algumas imagens de Bob Marley pintadas nas paredes. Existe também um "museu" do outro lado da rua que como estava fechado não pudemos ver o que existia lá dentro.
 
Sem palavras...
Não consegui resistir...

Após algumas fotos neste local fizemos a estrada em sentido inverso a toda a velocidade e rapidamente chegamos ao Mr Sanchos e finalmente à praia.

 

Falemos um pouco sobre o Mr Sanchos, este resort/praia é muito popular entre os americanos. Oferece um "all-inclusive" por 55USD/adulto e 35USD/criança. Tem uma ementa especifica para o tudo incluído e basicamente compensa para quem come/bebe muito.

No nosso caso, optamos por não comprar o pacote tudo incluído e pagar segundo o consumo que fizéssemos.

Não se paga o acesso às espreguiçadeiras, apenas "sugerem" o consumo, pois como dizem é o seu único lucro. O acesso ao parque aquático implica um pagamento de 12USD/pax e os desportos aquáticos são negociados e pagos separadamente.

Logo após a nossa chegada decidimos caminhar um pouco na praia e verificar o que havia para fazer. Nesta altura fui abordado por um funcionário propondo uma voltinha de mota de agua por 70USD. Negociamos um pouco e acabamos por acordar 60USD por 30 min, com a possibilidade de irmos 3 na mota, apesar de normalmente a lotação ser de apenas 2. A titulo de informação nas Ilhas Caimão pediam-nos pelo mesmo tempo 100USD.
 

A Virgínia e a Beatriz desistiram rapidamente e fiquei sozinho grande parte do tempo, podendo acelerar à vontade saltando de onda em onda aproveitando os efeitos do cruzamento com outras motas e barcos que por ali andavam.

No final aconteceu um dos azares desta viagem, a maquina fotográfica compacta que levei nesta viagem, uma Sony Cibershot, que tinha sido guardada num compartimento da mota de agua dentro de um saco plástico fornecido pelo funcionário, saiu do saco e apanhou agua. Ainda tirou algumas fotos até que deve ter entrado em curto circuito e deixou de funcionar. Ficou por lá!!!!

Como a Beatriz já estava a ficar impaciente lá fomos os dois até ao parque aquático, onde encontramos o outro casal português que nos acompanhava no Carnival Liberty. Após alguma troca de palavras continuamos a nossa diversão. Infelizmente não aprofundamos o convívio com este casal "tuga", basicamente porque não calhou! apesar de até viajarem com crianças tal como nós. O destino não quis... e a minha independência também não ajudou.
Mais dificil do que parece!!!
 


Voltando aos insufláveis do parque aquático, tenho um aviso a fazer em relação à profundidade da agua junto aos mesmos. Junto à maioria dos insufláveis um adulto não tem pé, fazendo com que seja muito mais difícil do que possa parecer a subida para cada um deles. Aconselho o uso do colete fornecido gratuitamente por eles, que facilita um pouco a diversão. Eu não usei de cada vez que conseguia subir ao topo de um insuflável estava completamente esgotado tal a dificuldade em subir.

Como a Beatriz se cansou relativamente rápido, aproveitei para descansar um pouco ao sol, até que vi alguém experimentar "stand-up paddle" e como sou defensor da "teoria" que só nos devemos arrepender do que não experimentamos, lá fui eu experimentar.

A escola que existia funciona de forma independente do Mr Sanchos (http://www.supcozumel.com/) e cobrou-me 35USD pelo aluguer do equipamento por uma hora. Ofereciam ainda uma explicação inicial de como funciona e como não existiam mais alunos inexperientes como eu, tive o acompanhamento de um professor durante a aula toda.


Adorei a experiencia, apesar de por não ter planeado aquela atividade não ter usado uma t-shirt adequada aos desportos aquáticos e ter arranhado totalmente a barriga de tantas vezes subir para cima da prancha. Claro que antes de subir é preciso cair... e não digo mais nada.

Nesta altura a fome já apertava e soube muito bem chegar junto da Virgínia e da Beatriz e elas já terem tratado do almoço pois já tinha à minha espera uns nachos com frango e uma cerveja Sol fresquinha.


Terminada a refeição era tempo de banhos e mudança de roupa pois o regresso aproximava-se e os elementos femininos ainda queriam dar uma voltinha pelo terminal para ver as lojas.

Como o Mr Sanchos disponibiliza wifi gratuito para os seus clientes aproveitei para enviar umas fotos para o facebook e colocar a conversa em dia com Portugal via Viber.

O regresso ao porto foi muito tranquilo pois assim que saímos do Mr Sanchos não faltavam táxis para nos trazer de volta ao porto por um preço tabelado, 16USD mais gorjeta.

Os locais por onde andamos:

As lojas no porto são as habituais nestes lados e apenas compramos algumas coisas que tínhamos esquecido, tal como óculos de natação para a Beatriz e agua para levar para bordo que aqui era muito mais barata.
Vestigios...de um tempo já passado!

Aproveitamos também para tirar umas fotos ao Liberty e ao Princess atracados lado a lado.

 
Este estava num cais afastado do nosso! Estaria de quarentena?
 
A tradicional foto da nossa varanda!


Regressados a bordo, ainda demos uns mergulhos nas piscinas mas decidimos ir experimentar os Hamburgers e a pizzas. As pizzas não estavam más. Já comi muito mais fracas em companhias italianas, pena a pouca oferta pois existem poucas opções disponíveis.
 

Quanto aos famosos hambúrgueres Guy Burger's, tinha alguma curiosidade em experimentar, mas confesso que quando via os americanos passarem com hamburgers nos pratos carregados de molhos perdi alguma da vontade. No entanto decidi experimentar sem molhos e posso dizer que achei fabulosos, melhores que os do Mc Donalds, mais naturais. Tive aquela sensação de comer carne picada e depois espalmada para fazer o hambúrguer. Nesta segunda experiência já adicionei bacon e cogumelos e posso dizer que gostei apesar de não ser refeição para comer todos os dias.

Com tudo isto eram horas do Liberty partir rumo a Belize e logo de seguida preparar para o jantar.
Este ainda trazia passageiros...mas para o Princess!


Como ainda tínhamos algum tempo livre antes do jantar aproveitei para tirar umas fotos ao navio já com a iluminação ligada.

E mais uma vez... o sol põe-se, para nascer de novo...


O nosso jantar como habitualmente foi feito no Golden Olympian Restaurant com a qualidade habitual.
Wild Mushrooms Cream Soup
Broiled Filet of Atlantic Salmon
Petite Filet Mignon and Braised Boneless Short-Rib
Fresh Tropical Fruit Plate
Cheese Plate
Old Fashioned Apple Pie
Depois do jantar oportunidade para novamente deambular pelo navio tentando descobrir recantos ainda desconhecidos do mesmo. Apesar das tentativas não descobrimos nada de novo.



Depois do passeio hora de deitar porque o dia seguinte seria preenchido e começava bem cedo em Belize!

Hoje além do intruso habitual, tinhamos também a mascote da Carnival, o Fred que se esgueirou até ao nosso camarote:

Para finalizar um video do nosso dia no Mr Sanchos:
http://youtu.be/g_R57EOx2Nw


Até amanha...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário