21 agosto 2016 – Ncl Jade - Navegação
Já completamente
instalados a bordo do Jade, acordamos para o primeiro dia de navegação a
caminho da Grécia. Correndo o risco de me repetir vezes sem conta, não gosto
dos dias de navegação, principalmente nestes navios mais pequenos onde a oferta
de atividades é mais limitada. Ainda bem que neste caso estava calor para
aproveitar a piscina, mas já lá vamos.
Com o resto da
família a aproveitar o dia de navegação para dormir até tarde (o mais tarde
possível!) acordei cedo, como habitualmente. Não consigo ficar a dormir até
tarde, mesmo podendo, porque será? Já desisti de tentar!
Após passar os
olhos pelo “Freesytle Daily” para ver o que havia para fazer ao longo do dia
saí para o pequeno-almoço, ainda madrugador!
Mas será que
haverá um melhor começo de dia que este?
Tal como faço
habitualmente decidir dar a minha voltinha fotográfica pelo navio, aproveitando
o facto de estar tudo ainda muito vazio e muito calmo. Pudera, grande parte dos
passageiros ainda dormiam tranquilamente…
Comecei pelos
decks superiores, onde se localizam as atividades ao ar livre e alguns bares.
O Bali Hai, um bar de apoio à piscina!
O Bali Hai, um bar de apoio à piscina!
O campo de jogos:
Um campo de golfe:
O "Star Bar":
O restaurante pago "Cagney's", especializado em carne:
A "Video Arcade":
O clube infantil "Splash Academy":
O buffet "Graden Café":
O "Great Outdoors", uma extensão do buffet, onde as refeições ganham uma vista especial!
O restaurante italiano "La Cucina":
A estação dos gelados, sempre muito concorrida:
Saindo do buffet, vimos dar às piscinas.
e ao "Topsiders Bar & Grill", também de apoio às piscinas, serviam aqui grelhados, para refeições rapidas.
O estúdio de fotografia:
e a sala de cartas:
A biblioteca, com um adereço especial para a Ncl: uma maqueta do "SS United States".
O SS United
States foi construído entre 1950 e 1952 para a United States Lines com o claro objetivo
de se tornar o transatlântico mais rápido a ligar os dois continentes, facto
importante naqueles tempos onde por via marítima se fazia o transporte dos passageiros
entre a Europa e a América. Foi o maior navio construído em solo americano e
custou 73 milhões de Dolares.
A NCL, atual
proprietária que nunca efetivou as suas antigas pretensões de renovar o navio.
Vai insinuando os custos que a permanência em doca e alguma manutenção vai
tendo no seu orçamento para não efetivar o prometido restauro. A NCL,
entretanto, está numa posição de aguardar por uma proposta de um
"comprador adequado". Desde 1996 que o SS United States está numa
doca no rio Delaware: o pier 82. Para saber mais sobre o assunto pode ser lido
este artigo.
O Spa, ginasio e afins:
No deck 11 fica localizada uma sala de onde se pode ver a ponte de comando do navio:
Depois desci até
aos deck 7 e 8, onde estão localizados a grande maioria dos restaurantes e
lojas e serviços para os hóspedes.
O "Blue Lagoon", o restaurante 24/24 do Jade:
O "Blue Lagoon", o restaurante 24/24 do Jade:
O restaurante brasileiro "Moderno":
A decoração do teto com a decoração com uma flor havaiana, a "Havaiian Lays"
O Atrium, com os serviços ao cliente e bar de apoio:
A exposição habitual das fotos:
A área comercial, "Tradewinds":
Os painéis informativos do estado dos restaurantes (uma perda de tempo pois a informação nunca estava correta!):
A galeria de arte:
O balcão das excursões:
Os restaurantes asiáticos "Jasmine" e "Teppanyaky":
Um dos bares com decoração "havaiana", o "Medusa":
O teatro "Stardust":
A já referida promenade à volta do navio:
Um dos restaurantes "à carte" gratuitos, neste caso o "Grand Pacific":
Junto à entrada do restaurante está esta placa:
O outro restaurante gratuito, o "Alizar" que frequentamos mais regularmente:
Outro bar:
O restaurante mais requintado a bordo, o "Le Bistro":
A sala de fumo:
O casino:
Terminadas as fotos fui até ao camarote, onde toda a gente dormia pelo que peguei nas toalhas e fui para o deck 12 apanhar sol e colocar a leitura em dia. Nessa altura ainda existiam espreguiçadeiras livres, depois… nem vê-las! Mas ainda bem que a Ncl está a voltar a uma prática antiga que concordo em absoluto. Falaremos dela mais para a frente.
O tempo foi
passando, a leitura estava interessante, a bebida ajudava e assim passei a
manha inteira sozinho.
Até que a família apareceu a tempo do almoço. Fomos diretos para o buffet sem que elas tenham tomado o pequeno-almoço.
Após o almoço
continuamos em família o que tinha iniciado sozinho, muito sol, piscina,
bebidas e diversão na zona das piscinas com os jogos preparados pela animação,
nomeadamente a eleição do homem com as pernas: mais peludas, musculadas e mais franzinas!
Já sabemos como estas coisas são, mas sempre permitem animar um pouco com as
figuras tristes que alguns se prestam a fazer!
Ficamos por ali o resto da tarde aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, à semelhança de todos os dias do cruzeiro.
Ao final do dia, recolhemos ao camarote para tomar um banho e preparar para a noite, cujo tema para hoje seria “Norwegian's Night Out”, o equivalente à noite de gala na Norwegian.
Fomos jantar ao
mesmo restaurante da véspera, o Alizar, mas o atendimento não correu muito bem
e a coisa azedou. Quando chegamos não havia mesa disponível e foi-nos dado um
aparelho semelhante a um “pager” que sinalizaria quando tivéssemos mesa, e um
tempo de espera previsto de 35 mins.
Ao fim de 1 hora
de espera o pager ainda não tinha dado sinal de vida e fomos ver o que se
passava. Com a Sofia insistentemente a dizer que tinha fome, perdi a calma e
comecei a barafustar com a menina que coordena a atribuição de mesas no
restaurante, dizendo que era inadmissível esperar 60 min por uma mesa, ainda
para mais com crianças. Por mim o “Freestyle” tinha morrido ali. Não sei como,
mas quando demos por nós tínhamos o Diretor de Restauração e Bebidas a
pedir-nos desculpa e acompanhar-nos pessoalmente a uma mesa.
Tomou nota,
pessoalmente do nosso pedido e disse que as bebidas eram por conta dele (porque
é que logo desta vez tínhamos as bebidas incluídas? e a comida foi servida com
uma velocidade incrível. Quase não tínhamos tempo de acabar um prato que
estavam logo a servir o seguinte.
À saída foi-nos
dito que nos dias seguintes, podíamos dirigir-nos diretamente à sala que
entraríamos imediatamente. Agradecemos o esforço de minimizar a situação, mas
recusamos pois não queríamos privilégios face a outros passageiros, apenas que
melhorassem o serviço.
Foi-nos
explicado que no Jade os restaurantes foram planeados para o serviço no Hawai,
para americanos que começam a comer a partir das 17:00-18:00 e o serviço vai
fluindo. No nosso caso a situação estava a agravar-se pois os europeus têm
tendência a jantar mais tarde e todos querem jantar entre as 20:00-21:00.
E as nossas
escolhas:
Deixo aqui uma inconfidência, que é segredo para ficar entre nós: o atraso verificado não nos fez grande diferença pois optamos por ir ver o espetáculo da noite durante a espera. Como demorou mais que o previsto vimos o espetáculo todo, o que até foi uma mais-valia. No entanto, não deixa de ser uma falha grave na organização da Ncl.
Deixo aqui uma inconfidência, que é segredo para ficar entre nós: o atraso verificado não nos fez grande diferença pois optamos por ir ver o espetáculo da noite durante a espera. Como demorou mais que o previsto vimos o espetáculo todo, o que até foi uma mais-valia. No entanto, não deixa de ser uma falha grave na organização da Ncl.
Já agora, o espetáculo
da noite foi o “Soul Duo”, um espetáculo de acrobacias realizadas por Yuri e
Iryna, acrobatas ucranianos.
As fotos são
proibidas durante os espetáculos e à exceção de meia dúzia de fotos que conseguimos
tirar, as fotos publicadas são públicas e encontram-se na internet.
No final do
jantar fomos até ao Deck 13, onde decorria a “Norwegian night out party”, e
onde estivemos algum tempo antes de recolhermos ao camarote.
Amanha
chegaremos a Corfu, uma ilha que visitaremos pela segunda vez.
Para terminar deixamos um vídeo que fizemos com a GoPro sobre o nosso embarque e sobre a nossa experiência nas piscinas do navio e vida a bordo:
Para terminar deixamos um vídeo que fizemos com a GoPro sobre o nosso embarque e sobre a nossa experiência nas piscinas do navio e vida a bordo:
Até amanha!
Sem comentários:
Enviar um comentário