sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Corunha - 9 dezembro 2016



9 dezembro 2016 Corunha


Este dia foi todo ele preenchido com visitas a algumas das atrações mais interessantes da Corunha. A cidade não é muito grande e os pontos de interesse resumem-se rapidamente. Claro que o que afirmamos anteriormente é muito relativo pois os gostos e interesses não são todos iguais.

Sem grandes pressas tomamos o pequeno-almoço no hotel, muito bom por sinal e estávamos prontos para sair à descoberta.


Devido à localização do hotel, uma das principais atrações estava mesmo ali ao lado: a Torre de Hercules!


Na Corunha, esta cidade do noroeste espanhol, existe um edifício como não existe outro igual no mundo. Sendo uma das principais atrações da cidade tínhamos que ver este monumento maior romano, que não é infelizmente muito conhecido pelo grande público fora das fronteiras espanholas: a Torre de Hércules. Este farol romano é o mais antigo ainda em atividade no planeta: quase 2000 anos a ajudar os marinheiros à procura de um guia nesta zona tormentosa do Atlântico.


A torre romana construída no primeiro século talvez veio em seguimento de outro edifício, de origem céltica, a Torre de Breogán.

Foram encontradas moedas romanas, datadas dos reinados de Nero até Domiciano.


A inscrição latina que foi encontrada na base do farol indica-nos que o arquiteto era Caius Sevius Lupus, um lusitano vindo de Aeminium, ou seja, a atual cidade de Coimbra. O arquiteto dedica a sua construção ao deus Marte.


Mas afinal de onde vêm as lendas associadas à torre?

Tudo começa com Breogán, fundador mítico da nação galega. Existem várias versões da sua lenda, valorizadas no século XIX. Foi nesta altura que se redescobriam personagens como Viriato, Vercingetórix, Arminius ou Boadiceia: a subida dos nacionalismos europeus daquele século fizeram muito para a redescoberta destas personagens doravante transformadas em “heróis”, mas o processo não foi totalmente honesto, sabemo-lo, com a verdadeira história dos povos em questão.


A primeira lenda vem do Leabhar Ghabhála Érenn, o “livro das invasões”, compilado na Irlanda no século XI, a partir das lendas orais daquela ilha. Breogán, rei celta mítico da Galiza e fundador de Brigantium, terá construído nesta nova cidade uma torre tão alta que os seus dois filhos, Ith e Belenus, podiam ver do seu topo uma costa verdejante, a Irlanda. A Torre de Breogán seria assim a antepassada da Torre de Hércules, construída no mesmo sítio. Bem decididos a irem ver o que havia numa terra tão verdejante, os dois filhos do rei celta foram à aventura. Para que os filhos encontrassem o caminho de volta, Breogán fez acender uma grande fogueira tudo em cima da torre, mas infelizmente, Ith foi assassinado no norte da Irlanda, o que provocou a ira dos galegos. Mile Espáine, que era sobrinho de Ith e neto de Breogán, decide vingar o seu tio. Os Milesianos, como são conhecidos os filhos de Mile Espáine, partem de Brigantium conquistar a Irlanda, e são hoje considerados os antepassados lendários dos irlandeses, após terem expulsado os deuses Tuatha Dé Danann da ilha verde.


A segunda lenda fala-nos de um rei de Brigantium, Gerião, que obrigava os seus súbditos a darem-lhe a metade dos seus bens, crianças também, para ele poder alimentar o seu rebanho de touros. Gerião era, segundo a mitologia grega, um gigante de três cabeças. A população pediu a ajuda de Hércules, que, após três dias e três noites de um duro combate, finalmente venceu. Era o décimo dos seus muito conhecidos 12 trabalhos. O herói enterra a cabeça (ou as cabeças…) de Gerião e constrói-lhe um túmulo com uma tocha no seu topo, a Torre de Hércules. A primeira rapariga que veio a morar na nova cidade criada por Hércules, Crunna, vai dar o seu nome à cidade que hoje conhecemos por “Corunha”.


De seguida, e como mesmo ao lado da Torre fica o Aquarium Finisterrae, um aquário pequeno, mas simpático. Um pouco à semelhança do Sea Life da cidade do Porto.


A visita não demorou muito, pois como dissemos o aquário é pequeno e vê-se muito rapidamente.



Terminada a visita fomos até ao centro da cidade velha, onde almoçamos num dos muitos restaurantes existentes na zona.

A escolha recaiu nas tapas e o restaurante foi o Bar Andurina!



Após o almoço regressamos ao hotel para descansar um pouco, contagiados pelo mais conhecido dos hábitos espanhóis: a siesta.

Ao final da tarde saímos a pé para conhecer o enorme jardim que fica em frente ao hotel e que tem umas esculturas muito interessantes.

Foi um passeio agradável que terminou com uma experiência nova para mim, patinagem no gelo, desafiado pela Beatriz.

Não me vou alongar muito sobre este facto, apenas dizer que fiquei com a roupa toda molhada tantas foram as vezes que caí.


À noite regressamos uma vez mais ao centro da cidade onde jantamos, novamente tapas!

Confesso que gosto do conceito das tapas! Podemos pedir varias coisas, partilhar por toda a família e a quantidade de comida ingerida é menor que o habitual. Pelo menos tenho essa sensação!


E com isto chegou ao fim o nosso dia, pelo que regressamos ao hotel para dormir. Amanha será um novo dia!

Até amanha…


Sem comentários:

Enviar um comentário