quinta-feira, 2 de abril de 2015

Nova Iorque e NCL Breakaway - 2 Abril 2015 – NCL Breakaway



2 de abril de 2015 - Ncl Breakaway

Finalmente decidi acordar cedo e fazer a exploração fotográfica do magnifico navio que é o Breakaway.

Normalmente agrupo as fotos do navio com o relato do dia em questão, mas neste caso decidi fazer um tópico separado para uma melhor organização da informação.

Então começando com alguma informação sobre o navio, o Norwegian Breakaway é um navio operado pelo Norwegian Cruise Line, como é do conhecimento generalizado. A construção do Norwegian Breakaway começou no dia 21 de setembro de 2011, quando a primeira peça de aço foi cortada no estaleiro Meyer Werft em Papenburg, Alemanha. Foi construído em tempo recorde e foi entregue à NCL em 25 de abril de 2013.

O navio pesa umas impressionastes 144.017 toneladas, e tem capacidade para 4.000 passageiros em ocupação dupla. O navio tem um total de 1.024 cabines e 238 suites, concebidos pela empresa Priestmangoode and Tillberg Design.

Norwegian Breakaway está baseado no New York Passenger Ship Terminal, em Manhattan, sendo o maior navio de cruzeiro alguma vez baseado em Nova Iorque.

O nome Breakaway, juntamente com o do seu gémeo Getaway, foi obtido através de um concurso público; tendo Kimberly Powell apresentado o nome Norwegian Breakaway em 14 de setembro de 2011.

As madrinhas do navio são as Rockettes, as dançarinas de uma companhia de dança criada em 1925 em St Loius e que desde 1932 atuam no Radio City Music Hall em Manhattan.

O lindíssimo casco do Norwegien Breakaway foi desenhado por Peter Max, um famoso ilustrador e desenhador americano nascido na Alemanha que pretendeu homenagear a cidade de Nova Iorque desenhando muitos dos seus ícones no casco do navio. Pessoalmente acho o casco de navio mais bonito a navegar nos mares.

Para terminar estes dados estatísticos e técnicos falta referir que o Norwegian Breakaway é o decimo maior navio de cruzeiro do mundo, tendo descido uma posição com a construção do novo navio da Royal Caribbean, Anthem Of The Seas. A titulo de curiosidade deixo aqui a lista do top 10 de navios (à data da escrita, pois já sabemos que neste como em outros casos, o céu é o limite):
1º Allure of the Seas
2º Oasis of The Seas
3º Anthem of the Seas
4º Quantum of the Seas
5º Norwegian Epic
6º Freedom of the Seas, Independence of the Seas, Liberty of the Seas
9º Queen Mary 2
10º Norwegian Breakaway

De salientar o claro domínio da Royal Caribbeean neste top 10, com 7 navios nos 8 primeiros lugares!

Uma fonte de informação enorme sobre o Norwegien Breakaway é a visualização dos programas sobre o mesmo emitidos no National Geografic, na serie "Mighty Ships", que já se encontram disponíveis no You Tube, se bem que em inglês. Curiosamente durante o nosso cruzeiro estes programas passavam repetidamente num dos canais da televisão do navio. Devido aos poucos canais de televisão disponíveis durante o cruzeiro (cada vez mais as televisões dos camarotes são para a companhia usar para promover as excursões, os restaurantes temáticos, etc) acho que conheço cada minuto destes documentários.


Partindo então para uma analise mais detalhada do Breakaway, seguindo a ordem pela qual fui tirando as fotos à medida que ia percorrendo os decks principais do navio. Não fotografei a totalidade do navio pois o mesmo é enorme e existem seguramente locais do mesmo que desconheço completamente.

Começando pelo camarote, não vou entrar em pormenores pois não é essa a intenção deste tópico, quero  no entanto destacar um pormenor novo, pelo menos para mim. Os tradicionais cartões de "não incomodar" foram substituídos no Breakaway por um sistema automático de luzes no exterior do camarote que dá a informação ao camareiro sobre o que fazer em relação ao camarote. Ativado por um interruptor a cor da luz dá a informação.

Não Incomodar!
Arrumar o camarote!
Saindo do camarote o primeiro restaurante com que deparamos é o italiano, La Cucina:


Mesmo em frente temos um dos bares, este normalmente vocacionado para o jazz, o Fat Cats:

E o Shackers:
A sala de fumo, para cachimbos e charutos:
O Ice Bar, o bar de gelo que desta vez não visitamos pois já o fizemos no Epic e o preço não é propriamente barato:
 
O Raw Bar, um local onde a especialidade é o peixe cru ou pouco cozinhada:

O Wasabi, para especialidades japonesas e sushi:

O restaurante de assinatura, Ocean Blue:

No mesmo Deck dividindo as áreas de restauração temos uma zona comercial, no Breakaway, chamada de Tradewinds:

E temos também, os restaurantes de carne e brasileiro, o Cagney's e o Moderno:
    
Outra inovação do Breakaway, é a criação de uma zona exterior que em dias de bom tempo é deliciosa pois permite estar a jantar ou beber uma bebida com vista para o mar. Pena que em navegação ou dias de chuva é quase impossível estar por aqui. É o The Waterfront!


Descendo damos de caras com o restaurante principal do navio, o Manhattan Room:

Um bar curioso, pois no próprio balcão tem maquinas para jogar e como é lógico está localizado junto ao casino.

O restaurante chinês, Shanghai's:

A discoteca Bliss:

Outro ícone dos navios da NCL é o bar/restaurante aberto 24h, O'Sheehan's, uma surpresa para mim, pois almocei lá duas vezes e gostei imenso:

No mesmo deck temos o teatro (que estava fechado a esta hora) e o balcão das reservas para espetáculos:

A "tenda de circo", Spiegel Tent:
 

O já nosso conhecido, Atrium Caffé:

Neste local temos outra novidade no Breakaway, um espaço com a assinatura do Carlo's Cake Boss, estrela de televisão com um programa de pastelaria. Um espaço que por ter esta assinatura é um pouco caro mas onde tomamos um café para experimentar o serviço:
 
O restaurante francês, Le Bistro:
 
Mesmo em frente fica a sala de Stand Up comedy, Headliners:

Outro restaurante asiático, o Teppanyaki:

Os outros dois restaurantes grátis, o Savor e o Taste:

Daqui passamos ao buffet, onde aproveitei para tomar o pequeno almoço:

O pequeno almoço:

E destaque para as sobremesas do buffet:

Por cima do buffet fica o Uptown Bar uma boa alternativa quando o buffet está lotado:

Para mudar um pouco a temática, passamos pela zona do clube infantil com especial destaque para os mais pequeninos:

Passamos aos espaços exteriores, nomeadamente o espaço dedicado aos desportos:

E as piscinas e escorregas:

As regras para o uso das piscinas e escorregas:

Mesmo no final do percurso dei de caras com este carrinho de cachorros que ia mudando de local ao longo do dia e que tivemos ocasião de experimentar e o típico hot dog estava delicioso.


Muito ficou por dizer e mostrar mas estes são os registos que tenho e que posso transmitir. Regressei ao camarote onde o resto da família me esperava para um novo pequeno almoço em familia e depois sair para aproveitar a escala em Nassau, nas Bahamas!

Até já! 

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