quarta-feira, 1 de abril de 2015

Nova Iorque e NCL Breakaway - 1 Abril 2015 – NCL Breakaway - Great Stirrup Cay, Bahamas



1 de abril de 2015 - Great Stirrup Cay - Bahamas


Contrariando todos os meus receios o dia nasceu com um sol radioso e a prometer um dia de praia em cheio. Pode parecer algo estranho dizer que tinha alguns receios sobre a paragem nesta ilha privada da NCL, mas é relativamente frequente a existência de vento forte que impede os navios de fundearem ao largo da ilha, pois não existe um cais na pequena ilha que consiga albergar um navio de cruzeiro.

 
Felizmente não foi o caso e à hora prevista fundeamos ao largo da pequena ilha. Mais uma vez a preguiça venceu e ainda não foi neste dia que me levantei cedo para fotografar o navio e as suas diversas partes para ficar registado.


 
Tal como pode ser lido no Freestyle Daily para este dia o desembarque é feito através de lancha (são mais barcos que outra coisa!) e era sugerida uma pequena reserva da hora de desembarque caso se pretendesse desembarcar nas primeiras lanchas. Assim o fizemos mas à hora marcada ainda andávamos pelo buffet às voltas com o pequeno almoço.

Quando decidimos desembarcar fomos encaminhados para o teatro onde estava a ser coordenado todo o desembarque. Apesar de alguma demora, que é normal quando se trata de desembarcar milhares de passageiros ao mesmo tempo, o processo deu mostras de estar bem oleado e os passageiros era tratados com igualdade, o primeiro a chegar era o primeiro a desembarcar. Claro que os passageiros "vips" não iam sequer ao teatro!

Chegada a nossa vez desembarcamos num barco com capacidade para cerca de 400 pessoas e rapidamente fizemos o pequeno trajeto que nos separava de Great Stirrup Cay.


Great Stirrup Cay é uma pequena ilha que faz parte das Ilhas Berry nas Bahamas. A companhia Norwegian Cruise Line comprou a ilha à Oil Company Belcher em 1977 e tem vindo a desenvolver a ilha, privada, para os passageiros dos seus varios navios de cruzeiro que aqui fazem uma paragem quase obrigatória. A parte norte da ilha tem uma praia de areia cercada por rochas com áreas especialmente propicias ao mergulho. A parte sul é uma grande área sem vegetação, e numerosos blocos de concreto. Tudo isto são vestígios de uma estação militar que existiu na ilha. O "famoso" farol da ilha foi originalmente construído em 1863 pelo Imperial Lighthouse Service, o serviço oficial de faróis do antigo império britânico. Curiosamente Great Stirrup Cay fica adjacente à pequena Little Stirrup Cay, uma ilha privada da Royal Caribbean Cruises, o que explica o navio da Royal que se encontrava fundeado ao nosso lado.


A aposta das companhias de cruzeiro neste tipo de ilhas privadas, facilmente se explica por questões monetárias, isto é, em terra apenas a comida é grátis, tudo o resto se paga... à própria companhia de cruzeiros! Até as próprias excursões!!!

Enquanto num qualquer porto das caraíbas os passageiros vêm para terra gastar dinheiro cujo lucro reverte a favor de terceiros, neste caso a NCL passa o dia a faturar com os consumos dos passageiros e até dá uma ajudinha ao disponibilizar o pagamento com o cartão do navio.


Quando chegamos à ilha já grande parte dos passageiros se divertiam nas aguas calmas e pouco profundas do mar que banha a ilha. Necessitávamos de alugar uma "clam shell", ou concha traduzindo à letra, pois o sol estava forte e queimava mesmo. Apesar do creme protetor era importante evitar um escaldão, principalmente das crianças!

 
Percorremos as diversas praias e invariavelmente a resposta dos funcionários era que não tinham mais disponíveis. Acho que nesta altura vieram-me varias vezes à cabeça os avisos que li sobre o reservar antecipadamente no navio. No entanto pensei que provavelmente passaríamos o tempo na agua e não havia necessidade de gastar dinheiro num item desnecessário! Puro erro...!!!!

As cabanas privadas. Demasiado caras para o uso que têm!
 
Finalmente lá conseguimos um local onde ainda existia uma disponível e aproveitamos logo, pagando cerca de 30Usd pelo dia inteiro, que no nosso caso seriam apenas umas horas.

Não me arrependo do dinheiro pago pois serviu para a Sofia dormir um pouco após o almoço que de outra forma não teria sido possível.

Assim que chegamos tratamos logo de colocar o equipamento de snorkeling (que levamos de Portugal!) e toca a entrar na agua à procura de peixes.


Ainda andei algum tempo ali nas proximidades com a Beatriz pois não sou grande expert no snorkeling e não queria afastar-me muito da costa e dar de caras com uma ...barracuda!

 
O resto da manha foi passada nas brincadeiras na agua em família aproveitando os baixios criados pelas rochas e que fizeram as maravilhas da Beatriz e da Sofia.

Ao fim de algum tempo na brincadeira começamos a sentir o cheiro a barbecue, o que nos lembrou que tínhamos que comer e fomos até um dos locais onde a NCL disponibilizava grelhados (pizzas, hambúrgueres, salsichas, entrecosto, coxas frango, etc), legumes e saladas.

 
As bebidas grátis disponibilizadas eram apenas, agua gelada e ice tea, que nem com um kilo de açúcar ficava doce de tão amargo que era.

A comida era muito básica mas acho que cumpre perfeitamente a função sem haver a necessidade de pagar mais por comida diferente. Desconheço se existe disponibilidade de outro tipo de comida mediante pagamento. Duvido pois penso que até a energia elétrica é obtida através de geradores!
Após o almoço enquanto eu ficava com a Sofia à sombra para a sesta a Virgínia e a Beatriz divertiam-se à procura de conchas junto ao mar.


E assim ficamos por ali até serem horas de regressar ao Breakaway cerca das 16:30h ainda com o sol a brilhar intensamente e a fazer alguns danos na minha pele.

 
A estadia na ilha valeu por bons momentos passados na praia, pela temperatura da agua que não sendo muito alta não provoca choque térmico ao entrar na mesma. As condições da ilha são muito básicas e apenas existe oferta de atividades ligadas à praia e à agua.

A praia mais próxima da entrada fica muito cheia e a confusão é imensa com as espreguiçadeiras umas em cima das outras, mas fugindo para os lados podemos encontrar locais muito tranquilos e com muita qualidade. Um dos locais que recomendo chama-se "the laggoon", é muito bom! e fica a meia dúzia de passos da entrada. Ou em alternativa apanhar o comboio grátis que faz a volta à ilha parando em locais predefinidos.


O regresso ao Breakaway constituiu uma das melhores oportunidades de ver o navio sem obstáculos e pudemos admirar a sua grandeza e toda a sua imponência rodeado da agua do mar onde eram refletidas as suas formas.


 






O processo foi algo lento pois a segurança do navio não tinha capacidade para processar todos os hospedes que regressavam ao mesmo tempo, pelo que normalmente cada barco aguardava alguns minutos ao largo até ser possível o encosto entre embarcações.

Assim que regressamos ao navio após uma passagem pelo buffet fomos em direção ao camarote pois não havia tempo a perder pois tinha às 18:30h um espetáculo para ver, o "Rock Of Ages"!


Este musical na minha opinião é um pouco forte para um cruzeiro. Não que tenha nada de especial! É indicado como não aconselhado a crianças! Tudo bem, opções são opções, mas podiam ter escolhido algo mais soft que fosse para todas as idades e não houvesse necessidade de fazer o que fizemos: apenas eu fui ver o espetáculo pois a Virgínia ficou com as meninas! O espetáculo tem muita qualidade, mas pessoalmente escolheria outro musical!


Não são permitidas fotos nem filmagens, e mais uma vez respeitei as regras pelo que apenas posso partilhar algo do You Tube para aguçar o apetite.


 No final do espetáculo a família voltou a reunir-se para o jantar, uma vez mais no Manhattan Room, desta vez com direito a musica ambiente.


As nossas escolhas para o jantar, para entrada:

 
Os pratos principais:

e finalmente a sobremesa:
 
Para o final desta noite, relembrando os bons momentos passados a bordo do Epic, entre outras festas, com a White Hot Party; no Breakaway tínhamos a Glow Party!


Explicando o que é uma Glow Party, podemos dizer que uma Glow Party é uma festa cheia de cor, onde a luz negra e os diversos elementos fluorescentes fazem a magia. A animação é baseada nas pinturas corporais e maquilhagem, utilizando sempre produtos fluorescentes sobressaem na noite!


As minhas filhas adoraram pois andaram a distribuir material florescente pelos passageiros e eles eram sempre contempladas.


Apesar de gostar mais da versão "White" tenho de reconhecer que a Glow Party em termos visuais é um espetáculo muito mais apelativo que a anterior versão.

Como o dia já ia longo e cansativo abandonamos a festa e regressamos ao nosso camarote.

 
Amanha, continuamos nas Bahamas, mas desta vez em Nassau!

Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário