sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fiordes da Noruega - Oslo

Dia 7 – Oslo

Da leitura do programa do dia deixado no camarote na noite anterior, sabíamos que teríamos excursão privada incluída com guia em português. A excursão incluiria um city-tour e uma visita ao parque Vigeland. Infelizmente não incluía o museu Viking, que foi a atracção que mais me chamou à atenção ao consultar o guia da escala e os reports existentes na internet. Teria de visitar o museu no tempo livre após a excursão.

O folheto Nortravel:


Como a chegada estava prevista apenas para as 10h não havia necessidade de levantar muito cedo, situação que a restante família agradece sempre. A primeira imagem obtida de Oslo através da nossa varanda, foi a imensa chuva que caía e prometia tornar este dia numa pura perda de tempo. Podia ser que melhorasse como em dias anteriores.


Com o pequeno almoço tomado e munidos de impermeável e guarda chuva lá fomos nós para o ponto de encontro no teatro tendo como destino a cidade de Oslo, capital da Noruega.

Conhecida a nossa guia (uma brasileira que não recordo o nome, mas que para mim foi a guia melhor das 3 guias locais que encontramos!) lá saímos em direcção ao centro. Passamos pela Opera, grande obra de engenharia, mas com este tempo ninguém arriscou a sair fora do autocarro:


Ao fim de pouco tempo estávamos no Parque Vigeland. O Parque Vigeland fica situado no Parque Frogner, está localizado a 3 km do centro da cidade e cobre uma área de 320.000 m2. É um local popular para exposições e actividades ao ar livre, como piqueniques e usado pelos Noruegueses para apanhar banhos de sol (quando o há!!!!). É constituído por 212 esculturas em bronze e granito da autoria do escultor Gustav Vigeland. As esculturas materializam inerências da existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade e etc. Na entrada principal do parque existem quatro grandes portões, que dão acesso a uma ponte, um obelisco, uma fonte e um playground. Na saída principal existe a escultura de quatro velhos levantando uma criança, que segundo Vigeland, é um símbolo de eternidade.

A "nossa" guia brasileira, Heloisa (acho eu???)

O "Bebé Birrento", umas das estrelas do parque

Um relógio solar, que deve funcionar poucas vezes:

O meu signo: Capricórnio


Como a chuva era muita a Virgínia e a Beatriz nem saíram do autocarro e eu fiquei completamente ensopado porque a chuva nunca parou e tirar fotos, filmar e usar guarda chuva é uma combinação demasiado complicada.
Após a visita ao parque dirigimos-nos para o complexo de ski inaugurado à cerca de 1 ano para os Jogos Olímpicos de Inverno. Desilusão, o nevoeiro era tanto que não se via absolutamente nada. Para ter uma ideia entrei no simulador de ski e durante alguns minutos tive a sensação do que é saltar de um trampolim e efectuar uma descida a 130 kms/h. É uma sensação óptima!!! A entrada custou 55 kr (mais ou menos 7€) mas durou apenas 2 ou 3 min, o que é muito pouco!


Do programa faltava apenas a visita à Câmara de Oslo, onde são entregues alguns dos prémios Nobel (os outros são em Estocolmo). Este edifício sobressai porque é um edifício de cor de tijolo e serve de referência a quem sai do porto, já que fica lá muito perto.


Optamos por ficar no centro da cidade e ver se encontrávamos algumas recordações para comprar. Rapidamente a Beatriz ficou com fome e tivemos que regressar ao Orchestra para almoçar e ficou combinado que regressaríamos ao centro para dar uma voltinha!

Esta beleza estava atracada no porto!

Apenas passamos pelo Hard Rock Café para comprar uma rena para a Beatriz e paramos numa loja de souvenirs para gastar as coroas que entretanto tinha levantado. A chuva continuava e era extremamente desagradável circular pela cidade. Colocada de parte foi a hipótese de visitar o museu Viking, devido à chuva e ao tempo apertado que tínhamos até à partida. As opções eram: museu ou cidade, optamos pela segunda!

O regresso ao Orchestra, foi feito já em cima da hora e só tivemos tempo de subir ao camarote para assistir à partida:


Um restaurante-farol, que estava fechado! Será falta de clientes????

Era hora de jantar...


...para elas...


e para nós!


no caminho até ao teatro:


o dia terminou com espectáculo, Glamour!


Fiquei desiludido com Oslo, talvez se o tempo estivesse melhor pudesse apreciar a cidade. Apenas pude observar a cidade do autocarro e quando caminhei pela cidade apenas sentia a chuva. Ainda por cima não pude visitar o que pretendia, o Museu Viking (ainda por cima esqueci-me de perguntar a quem o visitou se valeu a pena!!!)

Boa noite e até amanha em Copenhaga, para a surpresa das férias...

Sem comentários:

Enviar um comentário