quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Passagem d'Ano 2013/2014 - Carnival Liberty – GeorgeTown (Grand Cayman)



Dia 2 Janeiro – Carnival Liberty – George Town (Grand Cayman)

Caminhava-mos a passos largos para o final, mas enquanto isso não acontece havia que aproveitar a ultima escala deste cruzeiro, a caríssima cidade de George Town, capital das Ilhas Caimão. A cidade tinha uma população de 27.704 habitantes (em 2010), é a maior cidade de Grand Cayman, o coração da indústria financeira das Ilhas Cayman, onde existem cerca de 600 bancos sedeados.

A chegada do Liberty às Caimão ocorreu um pouco mais tarde que o habitual, ainda bem pois isto ter de madrugar todos os dias não é nada condizente com férias. Isto apesar de como sabem, eu não conseguir dormir até muito tarde, mas não podemos esquecer que no dia anterior dormimos muito pouco devido à passagem de ano e à chegada madrugadora a Roatan.

 

 Eis quem encontramos a guardar lugar junto à piscina logo de manha:

 
Como habitualmente o dia começou com nova leitura do "Daily" para definir o que pretendíamos fazer durante o dia. (não são os meus, mas são iguais...)
 
 
 

O programa para Grand Cayman era muito simples, ...praia!

Após o pequeno almoço deslocamo-nos para a popa do navio, mais concretamente para o Victoria Lounge, pois era aqui o ponto de encontro para quem não tinha excursão e pretendia inscrever-se para o desembarque que mais uma vez era feito através de embarcação. Foi-nos atribuído o nº 12 e tivemos de esperar, talvez uns 15-20 min até ser a nossa vez de desembarcar.

O percurso, ao contrario de Belize é muito curto e rapidamente estávamos em terra firme. Durante o percurso pudemos ver os vários navios que nos faziam companhia naquele dia em Grand Cayman.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apesar da grande atração da ilha ser a visita às raias em "Stingray Bay", essa não foi a opção das meninas da família, seguramente com medo de estar na agua com as raias. Logo a opção seguinte foi "Seven Miles Beach", uma praia enorme que sendo totalmente publica está recheada de resorts que têm na praia os seus guarda sois, espreguiçadeiras, e diversões aquáticas.

Na generalidade consegue-se aceder a estes resorts apenas com pagamento do consumo podendo ter acesso aos balneários, piscinas, etc. No entanto optamos, por ter lido algumas boas criticas, por um dos poucos que implicam um pagamento à entrada, 2USD /adulto apenas para ter acesso às instalações. Para ser sincero não vi grandes diferenças entre os vários resorts, mas como tantas pessoas me tentaram desviar do Royal Palms Beach Club (https://royalpalmscayman.com/) que decidi que era mesmo para este que ia, mas isso fica para daqui a pouco.

Assim que chegamos ao terminal de cruzeiros fomos assaltados por vendedores de excursões, transfers, etc. Compramos um transfer para vários hotéis da Seven Miles Beach por 3 USD/pax e assim que este encheu lá fomos num mini autocarro. Qual não é o meu espanto quando passamos pelo Royal Palms e o motorista nem sinal de desacelerar, o que me levou a perguntar o porquê de ele não ter parado. Respondeu-me que não sabia que queríamos ir para aquele e toca a perguntar se não queria ir para um outro que era igual e não tinha de pagar entrada. Perante a minha insistência lá fez inversão de marcha e veio deixar-nos à entrada do club.

 

Pagamos a entrada (apenas os adultos pagam) e fomos logo até à praia onde um miúdo nos colocou um guarda sol e ...agua que o calor era muito.

Nesta altura, sou avisado pelo meu amigo Tomás Paulo que o club tinha webcam e como tinha acesso ao wifi grátis lá estivemos algum tempo à conversa... até acabar a bateria do meu telefone e não ter arranjado ninguém que tivesse um carregador disponível. Foi engraçado, mas ainda bem que acabou a bateria pois afinal de contas estávamos de férias, quase a terminar e bem melhor que falar ao telefone com os amigos é gozar um dia de sol numa praia com areia branca e fina e com a agua do mar a uma temperatura fantástica. nada condizente com a chuva e o frio que eu sabia estar em Portugal nessa altura.

Eis a prova que hoje em dia o "longe" não existe:


O almoço foi feito no restaurante do club, apesar dos preços serem um pouco caros e a qualidade nada de especial, mas isso nós já sabemos como é que é... comer bem e barato só em Portugal!
Optamos por uns calamares fritos e um wrap de frango com pimentos e ervas aromáticas acompanhados por uma Coca-Cola, sendo a conta 36USD. Apesar de existir uma moeda especifica da ilha que tem um valor superior ao USD (1USD = 0,80 CI Dollar) a conversão é feita na hora e pudemos pagar em USD sem qualquer problema.



Após o almoço ainda disfrutamos da praia e daquela agua cristalina e quente por mais algum tempo antes de regressarmos pela ultima vez ao Carnival Liberty. Estavam prestes a terminar as férias e já não havia mais praia nas caraíbas pois o dia seguinte era o ultimo dia de navegação.

Perguntei no bar quanto tempo demorava regressar ao porto pela praia e se tal era possível de ser feito. Era por isso toca a regressar pela praia! Não aconselho pois a experiência não vale o esforço!

Eis o percurso pelo google earth, com a diferença que nós viemos pela praia enquanto tal foi possível.


Pelo caminho fomos apreciando algumas das casas com a praia na porta das traseiras e facilmente chegávamos à conclusão que o nível de vida na ilha é muito elevado.
 
Por onde tivemos que andar!


Cerca de 90 min depois, cerca das 17:00h, chegamos ao terminal de cruzeiros onde passamos os olhos pelas lojas e perante a falta de interesse das lojas ai existentes regressamos ao Liberty no primeiro barco que partiu.

 

Após um lanche no buffet tive que regressar ao camarote para assistir à partida e filmar mais uma parte do "timelapse", isto de fazer vídeos e fotos dá trabalho...


O jantar foi no local habitual e já começava a "cheirar" a fim de festa e despedidas...

As nossas escolhas:

American Navy Bean Soup
Prosciutto Ruffles
Grilled Jumbo Tiger Shrimps
Spaghetti Bolognese
 
Amaretto Cake
Após o jantar e como a animação na Carnival é um pouco fraquinha, demos uma voltinha pelo navio, ouvimos alguma musica e depois regressamos ao camarote, onde á nossa espera estava mais um amiguinho.
Antes de terminar um resumo do nosso dia nas Ilhas Caimão:


 
Amanha... dia de navegação com regresso a Miami!

Sem comentários:

Enviar um comentário