quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Passagem d'Ano 2013/2014 - Carnival Liberty – Roatan (Honduras)



Dia 1 Janeiro – Carnival Liberty – Roatan (Honduras)

E eis-nos em 2014!!!

Depois de uma noite dormida à pressa, bem cedo estávamos acordados para mais uma escala neste cruzeiro, desta vez em Roatan, nas Honduras.

 
Durante o pequeno almoço podíamos facilmente perceber que a festa na noite anterior durara até altas horas, pois ainda eram muito poucos os passageiros que se encontravam a tomar o pequeno almoço.


Aproveitamos o pequeno almoço para ler o Fun Times do dia, pois não tivemos tempo na noite anterior.


A visita a e esta bonita ilha das Caraíbas já estava planeada quase desde a decisão da compra do cruzeiro, fruto das muitas opiniões positivas publicadas, essencialmente por americanos no Cruise Critic, sobre a Victor Bodden Tours (www.BoddenTours.com).

Esta empresa organiza vários tipos de visitas à ilha, sendo a mais popular, uma visita "privada" com motorista à disposição para visitar o que os passageiros quiserem. Chamam-lhe "Best of Roatan Tour".

Como queríamos apenas uma visita rápida à ilha e depois passar algum tempo na praia optamos pelo "Fun - N - Sun Tour" que incluía a visita ao "Victor Bodden Monkeys Bussiness" que não arranjando melhor tradução, é uma criação de macacos, araras e outros animais e terminava com duas horas passadas num resort, o Banararama Beach and Dive Resort em West Bay! O custo foi de 30USD/pax!
Roatan tem 2 portos comerciais, o "Port of Roatan Cruise Terminal", onde atracam a Royal, a Holland, etc. e o "Mahogany Bay Cruise Center" onde atracam os Carnival pois este é um porto "privado" da Carnival que lá investiu imenso dinheiro.

Aquando da nossa chegada a Mahogany Bay já lá se encontrava o Carnival Magic, pelo que o "estacionamento" foi mais difícil, já que atracamos de forma a que os navios ficaram de frente um para o outro.

Rapidamente, até porque o movimento ainda não era muito, desembarcamos e tiramos as primeiras fotos, mas como o tempo não era muito tivemos de apressar o passo e pouco deu para ver das instalações de Mahogany Bay.


Como as instalações são privadas, a Carnival tenta dificultar ao máximo a vida dos operadores de excursões independentes, assim estes têm que esperar fora do perímetro do terminal. Tivemos que subir uma pequena colina com cerca de 150-200 mts até chegarmos junto dos representantes de excursões. Para quem tiver dificuldade em mover-se existe a possibilidade de apanhar um táxi até ao exterior do terminal por 2USD/pax. É um preço especial negociado entre a administração do porto e a associação de taxistas!
É muito fácil chegar até ao exterior e apenas recomendo o uso dos táxis para quem tiver dificuldades em deslocar-se.

Assim que saímos veio ter connosco um representante do Victor Bodden que nos levou até junto dos guias que comiam divertidamente como se já tratasse da hora de almoço. Eram panelas ao lume por todo o lado.

Tivemos de esperar um bom bocado por um casal de Liverpool e respetivas filhas que dever ter tido uma noite preenchida.

Reunido o grupo lá partimos para uma voltinha pela ilha, começando por a zona mais pobre e que iria terminar na zona mais turistica da ilha, West Bay.
A já famosa casa do Governador!
Um condominio privado!
A primeira (e unica!) superficie comercial da ilha

A esquadra de policia da ilha!

Algumas imagens da zona mais pobre da ilha:


E o contraste com a parte mais rica:

O porto principal com o Navigator Of The Seas da Royal Caribbean
O aeroporto internacional de Rotan

Não ficamos com uma impressão marcante de Roatan, não marcou nem positivamente mas também não impressionou pela negativa. Talvez tenha sido o que nós já esperávamos, uma ilha pobre, vivendo única e exclusivamente do turismo importando quase todos os bens essenciais que necessitam.

Antes de rumarmos à praia passamos pelos escritórios do Victor Bodden Tours onde pagamos a excursão em dinheiro porque não aceitam cartões, nem cheques. Assim aqui não há duvidas que temos que ter notas verdes (USD) pois são as únicas aceites.

Após o pagamento fomos levados por um miúdo até ao local onde estavam os macacos e pudemos entrar dentro das suas jaulas para brincar com eles e tirar as imprescindíveis fotos. Dos macacos passamos para as araras e lá passou o tempo.


Finalmente após tentar apressar os companheiros de viagem lá nos dirigimos à praia, até ao Bananarama Beach & Dive Resort e para apanhar um pequeno susto quando chegamos e reparamos no acesso à praia, mas o que isto? pensamos nós!.


Felizmente era mesmo só a entrada, pois assim que chegamos à praia ficamos logo convencidos que era mesmo aquilo que queríamos.


Ao contrario de Cozumel aqui não existiam muitas atividades que se pudessem realizar por isso aproveitamos para nos divertir-mos na agua com brincadeira em família.


Como o que é bom acaba depressa, mais ou menos 2 horas depois já estávamos de regresso ao Carnival Liberty com algumas paragens pelo caminho para fotos. Quem parecia não estar muito contente com as minhas fotos eram os ingleses que deviam querer fazer compras no terminal e com as paragens apenas tiveram tempo para ver as lojas por fora. Foi a vingança pelo atraso matinal...

 



O todos a bordo era às 14:30h e a partida estava programada para as 13:00h, mas lá tivemos que esperar por alguns hospedes que com toda a tranquilidade chegavam ao cais a comer, a tirar fotos, etc....isto tudo comigo na varanda à espera do sail away para ligar a GoPro para mais um timelapse.

 


Após uma passagem pelo buffet para almoçar, o resto da tarde foi passado a dormir para recuperar da noite anterior. A idade não perdoa...


O jantar foi mais uma vez no Golden Olympian Restaurant com a qualidade habitual. Mais uma vez a comida estava ótima e a simpatia do staff sempre fantástica.

As nossas escolhas foram as seguintes, hoje com direito a fotografia da ementa:

Fried Shrimp

Chilled Peach Cream Soup
Pasta do dia
Assorted Seafood
Grilled Flat Iron Steak from USDA
Bitter and Blanc
Fruta
Cappuccino Pie
Após o jantar tínhamos planeado ir até à zona das piscinas pois estava programada uma festa caribenha, mas como não estava muito animada resolvemos caminhar um pouco e depois regressar ao camarote onde ficamos a ver um pouco de televisão e tive oportunidade de ver como estavam a ficar as fotos e os vídeos nomeadamente o efeito dos "timelapse".

À nossa espera estava mais um intruso, que eu não consigo identificar. Tenho sempre imensa dificuldade em saber o nome do animal.


Antes de terminal aqui fica um video sobre o nosso dia de Ano Novo passado em Roatan:

 

Amanha, Grand Cayman, por isso... Até amanha!!!

2 comentários:

  1. É sempre um prazer ler o seu blogue e as fotos são fantásticas. Obrigada pelas viagens virtuais.
    Vera.

    ResponderEliminar
  2. Fez-me recordar um dia bem passado ha coisa de 5 semanas...tudo igualzinho, só mudou o navio - sunshine - e o fim do dia que por sairmos as 18h deu ainda para umas voltas extra :) Fiquei fã do seu blog (já o tinha referido lá no forum ;)
    LadyM

    ResponderEliminar