sábado, 9 de junho de 2012

Picos da Europa - Dia 3

9 Junho 2012 – Dia 3
Mais uma vez o dia começou já tarde, pois uma vez mais a família tardou em levantar-se e saímos já perto das 12:00h com destino a Fuente Dé. Foram cerca de 54 kms passados por entre montanhas e vales de rara beleza e com um ótimo piso, razão pela qual fomos encontrando imensos motards que se deliciavam com as curvas rápidas daquelas estradas.
A paragem para almoço foi na simpática cidade de Potes onde pararíamos novamente no regresso para uma bebida e umas compras de artigos típicos.

Fuente Dé é uma cidade espanhola, no município de Camaleño, na comunidade autónoma da Cantábria, sendo um ponto de interesse geomorfológico. Para o comum dos mortais, aqueles que não percebem nada de geografia, nem de biologia, Fuenté Dé tem como grande atração um teleférico que proporciona uma vista fantástica sobre aquelas montanhas.

O teleférico sobe um desnível de 750 metros. A estação base está localizada 1.090 metros acima do nível do mar e da base superior a 1.850 metros. A capacidade das cabines é de 20 lugares em pé. Após 3 minutos 40 segundos estamos a uma altitude de 1.847 metros, permitindo um acesso rápido ao maciço central dos Picos de Europa. O teleférico é composto por um cabo, com duas partes independentes, com um transportador em cada um deles correndo de forma independente e com diferente regulação de velocidade. O cabo tem um comprimento de 1,640 metros e as cabines deslocam-se a cerca de 10 metros por segundo.


 A ideia da sua construção partiu de José António Odriozola (presidente da União Europeia de Montanhismo), um natural da Liébana. Projetado pelo Engenheiro de Estradas, Canais e Portos Crânio José Ruiz e do Arquiteto Angel Hernandez Morales, a construção começou em 20 de novembro de 1962 e foi inaugurado em 21 de agosto de 1966.

A subida no teleférico é uma obrigação em dias de sol e de bom tempo. No nosso caso o tempo estava nublado e com alguma chuva até tornando a vista durante a viagem e no cimo do monte muito fraca e quase inútil.


Pessoalmente, não sou um grande apreciador de teleférico e das suas “oscilações” pelo que num dia como o que tivemos naquele dia não me dei ao trabalho de subir ao cimo. Mas como o membro mais novo da família insistiu que pretendia subir, a mãe fez questão de a acompanhar e subiram ambas ao cimo do monte. Pelo que as fotos aqui colocadas são da sua autoria.

Como neste dia jogava Portugal no Euro 2012 com a Alemanha o dia foi planeado de forma a assistirmos ao jogo às 19:45h, em princípio a jantar, pelo que após a subida no teleférico regressamos pelo mesmo percurso até Potes, tal como referi anteriormente.

O jantar foi em Ribadessela onde comi um belo panado recheado com cogumelos, queijo e outras especiarias. Infelizmente Portugal perdeu e tivemos que “levar” com uns apoiantes dos alemães que por lá andavam.

O dia seguinte foi passado na viagem de regresso com duas paragens, a primeira em Leon onde procuramos sem sucesso um local para almoçar, já que sendo domingo em Espanha fecha tudo. Solução: Mc Donalds.
A segunda paragem já foi após a entrada em Portugal, em Chaves para um cafezinho português e finalmente depois de cerca de 1.900 kms, a voz feminina que sempre nos acompanhou disse “CHEGADA AO SEU DESTINO”!!!
Foi uma experiência agradável e uns dias bem passados em boa companhia, pena o mau tempo que nos acompanhou e que não deixou apreciar devidamente a beleza de toda esta região. Ficou a promessa de voltar e passar mais tempo neste paraíso da natureza!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário