sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Paris - França - 30 Dezembro 2005


30 dezembro 2015 – Porto - Paris

Não deixa de ser caricato estar aqui a contar a nossa primeira visita a Paris, enquanto casal, quando já detalhamos neste espaço a nossa segunda estadia.

Aproveitamos o fato de termos família em França e decidimos dar um saltinho a Paris no período de férias que normalmente temos entre o Natal e o Ano Novo. Desta vez a minha mãe fez-nos companhia, a sua primeira (e única até hoje!) viagem de avião!


Saímos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto numa noite fria e chuvosa de dezembro, para um voo a horas pouco habituais, 03:00h na já extinta Air Luxor.


Se a partida foi a horas indecentes a chegada não foi menos e pouco depois das 06:00h locais estávamos a aterrar no segundo aeroporto da cidade de Paris, Orly Ouest.

À nossa espera estavam os nossos tios que fizeram o favor de acordar aquelas horas para nos irem buscar.

Após uma paragem no hotel onde ficaríamos alojados seguimos até Saint Maximin, Oise a cerca de 60 kms do centro de Paris para deixar a minha mãe e ao fim destes anos todos conhecer o sítio onde eles vivem.

Como a localidade era pequena e com pouco de interessante para ver fomos levados por eles até ao castelo de Chantilly a caminho da estação de comboio para regressar a Paris.

Como a minha mãe ficaria alojada em casa dos nossos tios, esta seria a sua única visita a Paris, pelo que a escolha do que visitar foi, sem surpresa, a Torre Eiffel!


Lá fizemos o caminho de comboio até à Gare du Nord e de lá o metro até chegarmos a um Champ de Mars molhado e congelado com o frio que se fazia sentir.


Devido precisamente ao frio, pudemos assistir a algo que não é muito frequente acontecer, a Torre Eiffel fechada devido a acumulação de gelo na sua plataforma superior.

Tanta vontade de subir à torre e chegados lá a mesma encerrada. A subida teria de ficar para mais tarde. Começávamos mal…

Acabamos por nos despedir, por agora, dos nossos tios e fomos até ao nosso hotel, o Holiday Inn Paris La Villette (atualmente este hotel chama-se Hôtel Mercure Paris La Villette).

O Hotel está localizado perto de Buttes-Chaumont, em Paris, no coração do Parc de la Villette e fica mesmo ao lado de uma estação de metro, a de Porte de Pantin, que providencia acesso direto ao Museu do Louvre e à Gare du Nord.

Apesar de em teoria o hotel ficar afastado do centro, essa distância não é percetível pois basta apanhar o metro ali ao lado e rapidamente se está em qualquer parte da cidade.

Após um banho quente (que bem que soube!) optamos por jantar nas redondezas e não nos afastamos muito pois o cansaço era mais que muito depois de não termos dormido nada na noite anterior face à hora de partida do avião.

Amanha vamos começar verdadeiramente a nossa visita a Paris…

Até já!




Sem comentários:

Enviar um comentário