quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

25 de Dezembro de 2019 – Porto - Luxemburgo

Como tem sido habitual aproveitamos o período entre o Natal e o Ano Novo para tirar uns dias de férias em família.

Com bastante tempo de preparação verificamos que conseguíamos um preço fantástico para um viagem até ao Grão Ducado do Luxemburgo, com o inconveniente das datas de partida e chegada não serem as melhores. Não se pode ter tudo...

Literalmente fomos convencidos pelo preço das viagens (15€/pax) a viajar em pleno dia de Natal até ao Luxemburgo, com a Easyjet.

Assim, após o almoço de Natal com a família, fomos até ao aeroporto Francisco Sá Carneiro pois o nosso voo partia às 17:50h.

Como seria de esperar o aeroporto estava praticamente deserto, sendo seguramente a viagem em que perdemos menos tempo na fila da segurança, sendo que ainda tivemos de esperar alguns minutos até à nossa porta de embarque ser atribuída.

Desconhecendo os procedimentos de embarque da Easyjet, pois esta era a primeira vez que viajávamos nesta low-cost, inicialmente inglesa, agora não se sabe bem onde está sediada.

Sendo low-cost, o embarque é feito caminhando pela placa até ao avião. Uma breve caminhada já com o dia a ir embora e dar lugar ao cinzento como tom dominante.

O avião estava bem composto, essencialmente por emigrantes que regressavam ao seu país de acolhimento.

Viagem tranquila e com cerca de 2 horas de duração, que pode ser apreciada no vídeo abaixo:

Ao chegarmos ao Luxemburgo deparamo-nos com um aeroporto, ainda mais deserto que o do Porto e começamos logo a pensar que iríamos ter dificuldade em arranjar um local para jantar. Acabamos por comer umas "baguetes" no aeroporto e pagar 28€, pelas mesmas. Países ricos visitados por “gente pobre”!

O aeroporto do Luxemburgo - Findel está localizado a cerca de 6 kms do centro da cidade.

Existem diversas possibilidades para fazer o percurso, sendo que as mais fáceis/praticas são: o táxi, autocarros!

Face ao adiantado da hora e como teríamos que nos levantar cedo no dia seguinte ainda equacionamos o táxi, mas o preço estimado fez-nos mudar de ideias rapidamente, pois não estava nos nossos planos pagar cerca de 40€ por uma viagem de 6 kms (este preço estava afixado nos vidros dos táxis, por isso não sei se está correto!).

Optamos por esperar pelo autocarro, bastante mais barato: 2€/adulto, crianças até aos 20 (!!!!) anos grátis! De realçar que, no Luxemburgo, a partir de março 2020, os transportes públicos serão grátis como forma de incentivar o seu uso em detrimento do transporte particular! Isto sim é trabalhar para um mundo mais sustentável ecologicamente!

Voltando à nossa viagem, como era noite de Natal, o autocarro iniciou a sua rota apenas connosco e como não havia ninguém nas paragens, fez a viagem até ao nosso hotel, sem parar! Excelente opção, pois em cerca de 10 min estávamos no hotel, pagando 4€!

Escolhemos um hotel próximo da estação de comboio, que precisaríamos para a manha seguinte, e a escolha recaiu num hotel de “cadeia” pois é mais fácil saber o que esperar!

O Novotel Luxembourg Centre , é um hotel 4*, logo de gama média que não desilude quem o escolhe. Espaçoso, de design contemporâneo e perfeitamente modulável, os quartos do Novotel estão a ser renovados e por sorte foi-nos atribuído um desses “novos” quartos que podemos dizer se adapta às diversas necessidades dos hospedes.

Trataremos mais em pormenor o hotel no final deste relato, pois regressamos ao hotel para os últimos dias da nossa viagem! Por agora ficam apenas as fotos da entrada e do quarto.

Ficamos por aqui, por agora, pois amanha temos de acordar às 06:00h pois temos um TGV para apanhar até Estrasburgo!

Esperamos contar com a tua companhia...