segunda-feira, 2 de abril de 2018

2 abril 2018 – Viena - Porto


Último dia na cidade!

Tomamos um último pequeno almoço no hotel, deixamos as malas na receção do mesmo pois apenas tínhamos voo ao final do dia e saímos para um último passeio pela cidade.

Como já tínhamos visitado quase tudo o que queríamos este dia seria para tentar finalizar alguma “coisa” que tivesse ficado por fazer. Exemplo disso era a visita ao Naschmarkt, mas infelizmente a segunda feira a seguir à Páscoa é feriado em muitos países, entre eles a Áustria. Teríamos mesmo que regressar a Portugal sem ver este mercado que já foi muito típico e agora é “assim assim”!

Um pouco à procura de sugestões para ocupar o tempo a Beatriz perguntou onde ficava a estátua de Mozart! Era o ponto de partida que precisávamos para pôr os pés a caminho e ir até ao parque onde se situa a estátua.

Este monumento de Mozart está situado dentro do Burggarten, o jardim dos palácios imperiais de Viena.


Em frente à estátua existe uma clave de sol (nota musical) com flores, o que torna este local muito bonito e atrativo para as fotos. Talvez por isso tivemos de esperar uns bons 5 minutos que um grupo de turistas saísse da frente para podermos tirar algumas fotos sem intrusos nas mesmas.


Enquanto caminhávamos aproveitamos para saborear uma última vez as típicas salsichas austríacas e seguimos em direção a um palácio que não tínhamos intenções de visitar, o Palácio Belvedere!

Entretanto, por acaso demos de caras com um monumento à ocupação soviética depois da 2ª guerra mundial.


Oficialmente chamado de Monumento ao Heróis do Exército Vermelho, celebra os 17 mil soldados soviéticos que morreram durante a ofensiva de Viena, em abril de 1945.

O complexo memorial é composto por 26 colunas e a escultura de um soldado soviético usando capacete dourado com uma bandeira soviética.


E pouco depois chegamos então ao Palácio Belvedere.

O Palácio Belvedere (Schloss Belvedere) foi construído como residência de verão do Príncipe Eugénio de Saboya. O conjunto é formado por dois palácios unidos por um enorme jardim francês.

No ponto mais alto do jardim está situado o Alto Belvedere, edifício principal do conjunto arquitectónico que possui uma fachada mais elaborada.


O interior do Belvedere dececiona bastante os visitantes que esperam ver um palácio. Só se pode ver a capela, o hall de entrada e a Sala de Mármore decorados. O resto das salas, sem decoração, exibem coleções de pinturas da Galeria Austríaca, desde a Idade Média até os nossos dias, como se fosse apenas um museu.

No piso térreo é possível ver obras-primas do barroco e arte medieval, além da capela. No primeiro andar são exibidas obras vienenses criadas entre 1880 e 1900, enquanto o segundo andar está repleto de mostras do neoclassicismo e do romantismo, além da coleção Biedermeier.


Nas exposições do Alto Belvedere podemos contemplar as obras de famosos artistas, como Claude Monet, Vincent Van Gogh e Gustav Klimt. Entre as obras-primas expostas estão "O Beijo", de Klimt, e "O abraço", de Schiele.

Menor e com uma fachada menos apelativa que a do Alto Belvedere, no edifício do Baixo Belbedere são exibidas exposições de arte barroca austríaca, onde podemos encontrar obras dos artistas que deram forma à cidade durante a Idade de Ouro de Viena.

Algumas das salas mais importantes são a Sala dos Grotescos, a Galeria de Mármore e o Salão dos Espelhos, todos com um design barroco.

Ao lado do Baixo Belvedere está o elegante edifício que era usado como estufa. Hoje em dia alberga diferentes exposições temporárias.


Já em disposição de fim de festa não nos apeteceu comprar bilhetes para visitar o interior do palácio. Optamos por contemplar o que mais de bonito ali podemos encontrar, os jardins!

Tiramos algumas fotos e acabamos por sentar-nos num dos muitos bancos que estão espalhados pelo espaço num misto de cansaço e depressão por regressar a casa.

Só nos faltava apanhar as malas no hotel e utilizando o metro e posteriormente o comboio chegamos ao aeroporto ainda com muito tempo até ao nosso voo, que acabou por atrasar cerca de 1 hora.

Apesar da fraca qualidade devido a um problema com a GoPro deixamos aqui um vídeo do nosso voo VIE-LIS.



Devido ao atraso na chegada a Lisboa perdemos o voo para o Porto, mas nada de grave, afinal o avião previsto para a última perna da nossa viagem era mesmo o que nos trouxe desde Viena.

Muita confusão em Lisboa com remarcação de horário, que mais um vez não foram cumpridos e com isto chegamos ao Porto já depois da 1 da manha.

Mais uma vez, apesar deste vídeo ainda ter menos qualidade que o anterior fica aqui a nossa viagem, no último voo dia da ponte aérea!



Esperamos que tenham gostado de viajar connosco e ficam já prometidas muitas novidades para o próximo mês de agosto. Fiquem atentos que acho que vão gostar!

Ate´um dia destes...

Sem comentários:

Enviar um comentário