quarta-feira, 10 de junho de 2015

Setubal e Rota dos Golfinhos - 10 Junho 2015

10 de junho - Setúbal e Rota dos Golfinhos no estuário do Rio Sado

O dia 10 de junho é o dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas e é feriado nacional, pelo menos por agora, que com o rumo que as coisas tomam daqui por alguns anos até este feriado é cortado, mas isso são outros quinhentos...

Este ano o feriado seria passado de uma forma diferente do habitual, pois face a um convite de uma amiga da região de Setúbal, um grupo de amigos, todos eles apaixonados por cruzeiros e pela arte de navegar, decidiram organizar um convívio/encontro na bela cidade de Setúbal.

O programa das festas consistia num almoço e posterior passeio marítimo no estuário do Sado para avistamento da colónia de golfinhos ai existente. Um programa, tal como disse anteriormente, diferente e que principalmente proporcionava uns bons momentos de convívio entre bons amigos, uns já velhos conhecidos, outros que apenas agora se juntavam a nós.

O programa preparado obrigava a uma saída madrugadora para apanhar o comboio Alfa Pendular em Espinho às 08:00h na companhia do amigo Tomás Paulo, já que somos os únicos representantes do norte do pais neste grupo de amigos.

A viagem até à Gare do Oriente em Lisboa demorou cerca de 2:30h e foi passada quase na totalidade na conversa sobre cruzeiros, preços dos mesmos e quase não demos pelo tempo passar. É incrível como o tempo passa quando se fala de temas que nos são queridos!

Assim que chegamos a Lisboa caminhamos um pouco até à confeitaria Namur junto ao Parque das Nações, onde nos encontramos com mais alguns elementos do grupo já que seguiríamos viagem todos juntos até à Avenida Luísa Todi em Setúbal onde almoçaríamos no Restaurante O Delgadinho, onde estava marcado o ponto de encontro às 12:00h.

O almoço foi um rodízio de peixe que apesar de alguma falta de variedade serviu os propósitos e apesar de "peixe não puxar carroça!" acho que ninguém saiu do restaurante com fome. Principalmente os chocos fritos fizeram as delicias do pessoal, bem como a açorda que gostei particularmente.

Já no que toca a bebidas tanto os vinhos com a sangria estavam com o teor de álcool certo já que ao levantar da cadeira ficamos logo com a sensação que talvez tivéssemos bebido demais para quem ia fazer de seguida um programa que incluía banhos de mar com os respetivos mergulhos para o dito cujo.

Mas verdade seja dita que ninguém se portou mal e quem não nos conhecesse diria que apenas bebíamos... agua!

O custo do almoço. se bem que não seja o mais importante pois na minha opinião o convívio por vezes não tem preço, foi 15€ /pax, um pouco acima do planeado inicialmente mas fruto das bebidas extras. Não foi exagerado e certamente não ficará na memoria devido ao seu preço.

Já um pouco curtos de tempo saímos do restaurante para o curto trajeto que no separava da Marina de Setúbal, na Doca de Fontainhas para o passeio que tinha inicio às 15:00h.

Por esta altura o tempo tinha piorado substancialmente e levantou um vento que era frio e principalmente provocou um aumento da ondulação no estuário do rio e ficamos todos com a certeza que não ia haver direito a banhos.

O passeio iria ser realizado através da empresa Nautur  e teria um custo unitário de 27,5€/adulto e 17,5€/criança pagos à entrada da marina.

O programa denomina-se "Rota dos Golfinhos" e a descrição do mesmo no site da empresa é o seguinte:

" No Estuário do Sado reside uma das raras populações sedentárias de roaz - corvineiro da Europa e uma das mais importantes em todo o mundo. Com uma população estimada em cerca de 30 indivíduos, constitui um privilégio vê-los evoluir nas águas calmas do estuário, ou deliciarem-se em saltos e piruetas que nos atraem e sensibilizam. A observação deste pequeno mundo onde brincam, caçam e passam a maior parte do seu tempo, tem a duração aproximada de duas horas e meia, com possibilidade de breve paragem para banho de mar, e desenvolve-se num dos mais belos recantos de Portugal, a baía de Setúbal, também conhecida por baía dos golfinhos, que pertence ao restrito clube das "Mais Belas Baías do Mundo". Este Mini - Cruzeiro contorna a margem do Rio Sado junto à cidade passando por Albarquel, Comenda, Forte do Outão, Figueirinha, onde começa a zona habitualmente frequentada pelos golfinhos que se prolonga por todo o canal sul e a que chamamos "Rota dos golfinhos", num passeio com cerca de três horas onde é indispensável trazer a máquina fotográfica!"

Assim que subimos a bordo do Costa Azul, fomos brindados com um Welcome Drink, um pequeno copo de Moscatel de Setúbal que serviu para manter o corpo quentinho (ele que já vinha quente do almoço!).

Pouco depois saímos para o mar ao encontro dos golfinhos onde nos juntamos a mais alguma embarcações todas à procura do mesmo e que se iam movendo consoante as criaturas vinham à superfície antes de mergulharem novamente e aparecerem por vezes a algumas dezenas de metros do local onde submergiram.

É um pouco um jogo das escondidas, sem qualquer tipo de conotação negativa já que os próprios golfinhos por vezes vêm até junto à embarcação e parece com esta jogar também.

Tivemos a sorte de avistar vários golfinhos que em grupo iam nadando ao longo da baía batizada com o seu nome e após algum tempo na sua esteira continuamos o percurso pré definido sem pararmos, tal como referi anteriormente.

Nesta altura o grupo foi-se espalhando pela pequena embarcação tentando proteger-se do frio/vento da melhor forma possível.

Era a altura ideal para saírem dos sacos as delicias preparadas para a merenda, com principal destaque para as tortas de Azeitão e a garrafa de moscatel trazido pela organizadora Isabel Almeida. Uma verdadeira delicia que alguns devoraram! Não vou divulgar os nomes dos gulosos pois certamente irão ler estas palavras e não quero ferir susceptibilidades.

Cerca das 17:30h estávamos de volta ao ponto de partida e como o convívio quase a terminar. Certamente com muita pena para a maioria, prova disso o facto de ninguém querer abandonar o Costa Azul com o argumento que pagamos até às 18:00h, logo apenas a essa hora abandonaríamos o barco!

Uma bela desculpa para não vir embora!

Lá fomos convencidos a descer do barco, mas era inevitável, ficamos na conversa no exterior da marina até depois das 19:00h! A cuscisse e a má língua venceram e foram rainhas durante todo o tempo. Compreensível pois estamos tanto tempo afastados uns dos outros que quando nos juntamos temos mesmo que colocar a conversa em dia e se possível acumular mais algum crédito para o tempo que vamos estar sem nos vermos!

Finalmente regressamos ao norte no comboio Alfa Pendular das 20:09h com chegada a Espinho às 22:35h!

Como resumo foi um dia em cheio que começou cerca das 06:15h e terminou já depois das 23:00h, hora que cheguei a casa, já com as minhas filhas a dormir pois o dia seguinte seria dia de escola.

Quero aqui deixar o meu agradecimento a todos aqueles que possibilitaram a realização deste dia, que perderam o seu tempo na sua organização e mais importante que tudo partilharam o que de melhor têm, a sua AMIZADE!!!!

Uma ultima nota de agradecimento para os autores das fotos aqui utilizadas, já que pela primeira vez neste blog muitas das fotos não são minhas mas foram partilhadas pelo grupo, por isso acho que ninguém fica chateado por as usar sem mencionar o crédito de cada uma delas, pois sinceramente muitas já nem sei quem as tirou!

O nosso dia em vídeo:

Obrigado e até à próxima...