Dia 26 Agosto 2013 – Navegação
A parede de escalada (ainda não foi desta que experimentei! Tenho de voltar!!!!!)
A zona de adultos Spice H2O:
O complexo desportivo:
Um pequeno-almoço mais calmo para quem o desejar, no Spice H2O:
O mercado, onde regularmente realizavam umas vendas de artigos em promoção:
Mais algumas do Aqua Park:
O
Daily para este dia era o seguinte:
Tal
como tenho sempre referido não gosto dos dias de navegação, pois normalmente
existem muitas atividades mas a maioria não me atrai minimamente, acredito que
existam interessados senão essas atividades não eram apresentadas. Sendo certo
que num navio como o Epic é bem mais fácil arranjar alguma coisa interessante
para fazer também é seguro que com todos os hóspedes a bordo haverá algumas
atividades mais concorridas e onde se notará um afluxo maior de passageiros.
Esta
questão do afluxo de passageiros leva-me a um tema muito recorrente quando se
fala do NCL Epic, o subdimensionamento das suas piscinas!
Concordo
com os que o afirmam pois é inegável que, principalmente em dias de navegação a
zona das piscinas fica lotada, mas na minha opinião esse nem é o maior dos
problemas, pois se as piscinas fossem utilizadas por adultos e/ou crianças
bem-educadas até se conseguia estar naquela zona. Mas não é o que acontece,
pois são imensas as crianças com mais ou menos idade que estando na zona das
piscinas se divertem fazendo a vida negra a quem, como eu, apenas pretende usar
a piscina. Desde ser molhado com os jatos de agua que são desviados da sua
“rota”, ser pisado, ser empurrado, levar com alguém em cima que se atirou para
a piscina, apesar de tal ser proibido, etc., de tudo se encontra nas piscinas
do Epic, mas também se encontra em qualquer outro navio, por isso isto é uma
falsa questão.
Não
gostei, mas apesar de também culpar a NCL pela má construção do navio, culpo
muito mais a falta de educação e postura da maioria das crianças a bordo. Os
exemplos vêm de cima de certeza absoluta!
Para
ultrapassar esta situação, apenas usamos as piscinas neste dia para as
experimentar pois era a primeira oportunidade que tínhamos para o fazer. A
verdadeira diversão estava ainda para vir.
Para
este dia, tal como referido no dia de ontem, programei uma visita aos
bastidores do navio. Em alguns navios esta visita está reservada a convidados
especiais, nomeadamente os hóspedes das suites, mas no Epic é vendido um
“Behind The Scenes Tour” a realizar na manha do dia de navegação. Apenas é
anunciado no “daily” do dia do embarque, sem mencionar preços. Não foi novidade
para mim o preço cobrado pela NCL pela visita pois já tinha lido em vários fóruns
o seu preço, 50USD. Acho caro, mas para quem gosta destas coisas vale mais que
uma garrafa de vinho do Chile!!! e é bem mais barato!
O
convite mencionava quais as zonas a visitar e avisava que algumas delas
poderiam ser frias, não pensei é que fossem tanto!!!
O
ponto de encontro era junto à entrada do “Spiegel tent” e à hora marcada lá
estava para juntamente com alguns hóspedes (poucos) fazermos a visita. Fomos
recebidos pelo responsável do apoio ao cliente (brasileiro!) e acompanhados em permanência
por dois funcionários da NCL, um da área em questão e outro do “guest service”
para as traduções, quando necessárias e para o “no pictures!!!!” constantemente
repetido. Questionei o porquê de não serem permitidas fotos em alguns locais
menos problemáticos e responderam-me que eram regras da companhia e que
andávamos por locais com muito material sensível que não poderia ser filmado,
nem fotografado.
A
visita começou pelos bastidores do “Epic Theather” onde ficamos a saber algumas
curiosidades sobre a vida dos artistas a bordo, seus contratos, suas
obrigações, etc. De seguida fomos recebidos por um dos subchefes de cozinha, na
galley da “Spiegel tent” onde já preparavam o nosso jantar dessa mesma noite.
Avançando
fomos guiados sucessivamente, pela padaria, pastelaria, aprovisionamento,
lavandaria, departamento de reciclagem e ambiente e terminamos na sala
adjacente à ponte de comando. Foi uma visita interessante e esclarecedora pois
todas as questões colocadas foram prontamente respondidas e sempre com um
sorriso nos lábios.
Algumas fotos da sala de observação da ponte de comando tiradas mais tarde:
Algumas fotos da sala de observação da ponte de comando tiradas mais tarde:
Ao
fim de cerca de duas horas a visita terminou, mas fiquei pela sala de
observação da ponte para tirar umas fotos, na companhia de um mapa autografado
pelo comandante que foi sorteado pelos participantes na visita.
O
Epic é um dos navios da Norwegian Cruise Line construídos sobre as linhas
orientados do Projeto F3 pelos estaleiros STX Europe Chantiers de l'Atlantique
- Saint-Nazaire.
Ainda
hoje é o terceiro maior navio de cruzeiro do mundo.
Inicialmente
foram encomendados pela NCL em Novembro de 2006, 2 navios com opção por um
terceiro que não foi exercida. Um desentendimento entre a NCL e os estaleiros
resultou num impasse na construção dos navios, até que chegaram a um novo
entendimento e o Epic pode finalmente ser construído. Neste novo entendimento,
em 2008, decidiram que o primeiro navio seria construído e o segundo seria
cancelado, tendo o Epic sido entregue à NCL em 17 de Junho de 2010.
O
Epic possui um Aqua Park único nos mares, com o maior escorrega aquático e o único
com aquela forma de funil a meio. O navio também tem uma parede de rapel e duas
pistas de bowling com 3 pistas cada.
O
único bar de gelo em navios encontra-se no Epic, sendo a sua temperatura
interior de cerca de -10°C e as suas bebidas são servidas em copos de
gelo.
Agora
as curiosidades sobre o Epic:
*
O Epic gastou na sua construção cerca de 35 milhões de quilos de aço. É o
equivalente ao gasto em 28.000 carros de gama média. Mais 30 milhões foram
adicionados ao navio em equipamento.
*
Os cabos elétricos cobririam 2.958 kms se fossem esticados.* Possui o maior ecrã de televisão exterior no mar com 8,2 mts de diâmetro.
* Possui o maior candeeiro Led de cristal alguma vez projetado, sobre o restaurante Taste
* Os 1.700 tripulantes são de 70 nacionalidades diferentes
Eis
a lista de compras da nossa viagem:
*
907 kgs de cereais
*
1.630 kgs de manteiga* 680 Kgs de massas
* 2.500 Kgs de queijo
* 17.230 Kgs de fruta fresca
* 1.770 kgs de açúcar
* 72.200 ovos
* 3.950 Kgs de peixe
* 500 Kgs de vitela
* 500 Kgs de lagosta
* 6.350 Kgs aves
* 6.803 Kgs de carne
Etc.
O
almoço foi no “Garden Café”, apesar do “Taste”, restaurante à carta estar
aberto por ser dia de navegação. Essa é uma das diferenças da NCL (pelo menos
do Epic) para outras companhias, ao almoço apenas existe a possibilidade de se
almoçar à carta no dia de embarque e no dia de navegação. Este facto veio
alterar um pouco os nossos hábitos mas nada que se possa considerar relevante. O Garden Café estava aquela hora calmissimo, não faltando mesas para nos sentar-mos. Escolhemos uam junto à janela para podermos apreciar a navegação por entre a Sardenha e a Corsega.
Após o almoço, oportunidade para visitar (apenas isso!) o ginásio que tal como tinha lido é gigantesco sendo, suponho eu, o maior de navios de cruzeiro.
Após
a visita ao ginásio, decidi dar uma nova vista de olhos pelo navio, mas
propriamente pelos seus restaurantes.
A
NCL foi pioneira no conceito de Freestyle dinner ( isto é, comer quando quiser
com quem quiser e onde quiser ) , e no Epic este conceito é levado a um novo
nível. Provavelmente terá de pagar um pouco mais (ou muito, dependendo da
perspetiva) para usar os restaurantes de especialidade a bordo.
Considerando
que a maioria dos mega- navios dispõem de uma enorme sala de jantar ostentosa
onde hospedes que não se conheciam antes partilham grandes mesas sob candeeiros
brilhantes, o Epic vai noutra direção. O máximo que podemos encontrar é a sala
do “Manhattan Restaurant” com capacidade para 592 lugares, com uma decoração Art
Deco com janelas gigantescas de dois andares com vista para a popa e uma pista
de dança impecavelmente polida, onde para cativar os hóspedes “madrugadores” é
apresentada música ao vivo às 19:30h. É uma sala muito bonita mas com um
serviço um pouco lento, segundo me foi dito pelo facto de partilharem a galley
com o “Taste” no piso de baixo e os empregados terem constantemente de recorrer
às escadas rolantes para trazer a comida. Como o menu é igual nos 2
restaurantes e gostamos mais da atmosfera do Manhattan, este foi o nosso “eleito”.
Menos
sofisticado e mais divertido é “O'Sheehan”, um novo conceito da NCL, ao estilo
Pub Irlandês, aberto 24 horas com uma extensa pista de bowling, com mesas de
madeira escura e vitrais. Aqui são servidos pratos com comida de pub, desde o pequeno-almoço
(ovos mexidos, omeletes) e pratos tipicamente americanos, como asas frango, hambúrgueres,
“fish and ships” (este mais inglês!). É uma ótima opção para quem quer comer
fora de horas.
Ainda
assim, segundo os comentários que ouvi as opções grátis não chegam sequer aos
calcanhares da qualidade oferecida nos restaurantes de especialidades. O “Shanghai”,
um restaurante chinês compacto apenas aberto ao jantar mediante um pagamento de
15USD por pessoa. Decorado em vermelhos profundos e verdes este restaurante
possui um encante especial, pelo menos para mim.
Para
os amantes de carne e outros desejos carnívoros, existe a “Moderno
Churrascaria” ao estilo restaurante brasileiro de rodizio onde por 20USD se
pode comer o quanto se quiser (e puder!!!). Partilha o espaço com o “Cagney” um
restaurante especializado em carne, muito ao jeito americano, por 25USD por
pessoa. Ambos os restaurantes são aconselhados para quem comer muito e
preferencialmente deve-se ir com fome.
Segundo
os entendidos, muito bem-sucedido é o restaurante francês “Le Bistro” que por
20USD por pessoa “promete” um serviço de luxo. O serviço “francês” é delicioso sendo
com classe numa sala adornada com esculturas, flores e pinturas.
Para
os amantes do romantismo italiano, temos o “La Cucina”, um restaurante ao
estilo italiano, mas pouco, por baixo do “Garden Café” é uma agradável surpresa
. O restaurante proporciona umas vistas fantásticas, ambiente tranquilo com
muito espaço entre mesas, um bom serviço a um preço relativamente baixo,
15USD/pax.
Outra opção para aumentar a conta final a pagar é o exótico “Wasabi”,
restaurante asiático com cadeiras altas, balcões altos e com um bom menu de sushi
e sashimi. É um restaurante à carta onde o pagamento é feito pelo que se come e
não um preço fixo por pessoa.
A proa do Epic vista do "La Cucina", com um intruso a bordo:
Mais
arrojado é o “Teppanyaki” que ou se gosta ou se odeia , dependendo da nossa tolerância
ao jogo das facas efetuado por um chefe num grill em frente à mesa do
passageiro. O preço é de 25USD/pax e eu não tenho a certeza se o pagamento é
para a comida ou para o entretenimento.
Uma
opção a não descurar é a pizza 24horas anunciada por todo o lado no navio. É
impossível passar ao lado desta oferta, mesmo que o queira. Foi-me dito que o
preço de 5USD por pedido é apenas para controlar os desperdícios e vale cada
cêntimo que se paga, pois é entregue em qualquer parte do navio e saborosa, ao contrário
das pizzas normalmente servidas a bordo de alguns navios (assim à memoria
vêm-me as pizzas da Costa!!!).
Uma
passagem rápida pela piscina, porque às 17:00h chegava um dos momentos mais
esperados pela Beatriz, o encontro com o Bob Esponja.
Ainda
havia muito para ver e fazer neste dia de navegação, desmentindo um pouco a
minha opinião. Ainda havia para ver a apresentação do Capitão e Oficiais,
seguida pela fotografia da praxe, que eu tiro sempre pois é sempre uma
recordação.
No
que toca à noite, esta era a “Norwegian’s Night Out”, que é a noite de gala
informal da NCL, isto é, como não existe uma noite formal a bordo, esta noite é
utilizada por aqueles que se querem vestir melhor, dai o lema para esta noite é
“Dress Up..Or Not”.
Nós,
aproveitamos esta noite para marcar o espetáculo/jantar “Cirque Dreams and
Dinner”, que no fundo é um jantar ao mesmo tempo que vai havendo a atuação de
um circo semelhante ao “Cirque du Soleil”, com malabarismos, trapezistas,
equilibristas, e muitos momentos de boa disposição com algumas atuações cómicas.
O espetáculo é pago e o preço varia consoante a localização da mesa onde
jantamos. As mesas premium são as que têm melhor visibilidade custam
39,99USD/pax, as standard custam 29,99USD/pax. Optamos pelas standard e
pessoalmente não me arrependo da escolha pois apesar de em certas alturas não
ver o que estava a ser feito pelos artistas, na generalidade pudemos assistir
ao espetáculo sem problemas e sempre poupei 30USD.
Neste
jantar, o Pedro Oruguela e esposa, Isabel fizeram o favor de nos acompanhar o
que fez com que o jantar fosse ainda mais divertido pois fomos conversando
durante o mesmo.
Findo
o espetáculo, as meninas recolheram ao camarote pois já eram horas das crianças
dormirem e eu aproveitei para fazer um raid fotográfico noturno, apesar do Epic
não ser “fotogénico”.
Também tinhamos colocado no camarote o berço que pedimos e prontamente foi colocado pelo camareiro:
Amanha,
primeira escala do Epic em Nápoles com uma visita à bonita ilha de Capri!!!
e o kit da Nicklodeon, que comprei ainda em Portugal:
Mas
isso é só amanha, agora temos de dormir…
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