Dia 6 – Stavanger
O programa do dia como habitualmente já estava em cima da cama no camarote. Este era um dos dias que não estava nada programado e iríamos visitar a cidade por conta própria, pelo que ainda era mais importante efectuar uma leitura ao programa do dia e ao folheto Nortravel, para ver quais as dicas que a Daniela nos dava para hoje:
Muito importantes para que este dia corresse bem foram a Dilene e a Ildika que me forneceram o guia de visita da escala pois não consegui encontrar disponível na internet um guia para saber o que visitar e como o fazer. Quero realçar ainda mais o agradecimento à Dilene pela confiança que depositou em mim fornecendo-me um guia elaborado pelo seu grupo de cruzeiro, que solicitaram a não divulgação publica antes da realização do seu cruzeiro. Deixo aqui publicamente o meu OBRIGADO!!!
A chegada a Stavanger estava prevista para as 9:00h da manha, mas bem antes já estávamos atracados ao porto de Stavanger que fica literalmente no centro da cidade.
Desta vez tinhamos companhia:
e alguns "nativos":
Quando venho à varanda tenho a 1ª decepção: estava a chover outra vez. A Virgínia diz-me logo que a chover não sai do barco e resolve ficar a dormir. Como sou curioso por natureza, não queria deixar de conhecer a cidade, nem que fosse apenas o centro. Enquanto tomava o pequeno almoço o tempo melhorou e parou de chover, o que me deu mais alento para partir à aventura.
"Alguem" que tambem estava de visita!
Da leitura dos guias fornecidos, fiquei com um desejo: visitar "Sverd i Fjell", 3 espadas cravadas na rocha no local onde foi unificado o reino da Noruega em 872, simbolizam a paz, unidade e liberdade. Do encontro com o grupo no dia anterior fiquei com a ideia que toda a gente iria visitar os museus do petróleo e das conservas, mas eu não estava para ai virado. No guia da Dilene, dizia que tinha que apanhar o autocarro 29, que foi a primeira dificuldade. Ninguém parecia saber onde ficava a paragem indicada no mapa, e tive 2 indicações erradas que me fizeram perder cerca de 30 min. Finalmente encontrava a paragem (a cerca de 200 mts do Orchestra!!!) verifiquei que o próximo autocarro ainda demorava cerca de 25 min, pelo que aproveitei para tirar umas fotos ao lago Breiavatnet que com os jardins e casas circundantes dão um óptimo local para passar uma tarde em dias de calor (se é que os há na Noruega!!!).
Finalmente lá chega o autocarro e decido confirmar com o motorista se era o indicado, resposta negativa, o autocarro não passava no local indicado. Fiquei frustrado, mas logo um passageiro, norueguês militar me diz para não sair do autocarro que estava correcta a minha indicação e troca umas palavras com o motorista (que não percebi!!!) e pago 26 coroas pela viagem. Tinha a indicação que teria que sair em MADLALEIREN e depois seguir em frente. Começada a viagem verifico que não existia qualquer indicação do nome das paragens e perguntar ao motorista estava fora de questão, tão "simpático" que ele tinha sido. A minha sorte foi o mesmo militar que saia na mesma paragem porque era um quartel militar e me avisou. Chegado ao local, isto foi o que vi:
A alemã que me tirou a fotografia, conseguiu cortar-me as pernas e as estatuas!!!
Era hora de regressar que os autocarros apenas passavam de 30 em 30 min e a manha estava quase terminada.
Resolvo regressar ao Orchestra, para aliviar peso ( o tempo melhorou para um sol agradável), almoçar e convencer a Virgínia a sair após o almoço.
Almoçamos uma vez mais no Villa Borghese, desta vez com uns franceses como companhia de mesa. Esta era a "diária!!!":
Após o almoço resolvemos caminhar pela cidade, sentir o dia a dia dos noruegueses porque os dias anteriores tinham sido passados em locais turísticos e apenas aqui poderíamos vê-los no seu quotidiano.
Nada de museus, nada de visitas elaboradas, apenas caminhar pelas ruas:
O Bairro Antigo, com as suas casas brancas de madeira
O museu do petroleo
Antigos armazens de pescado hoje apartamentos e restaurantes
O tempo passou e era hora de regressar ao Orchestra, que hoje tínhamos a 2ª noite de gala seguida de Buffet Magnifico.
O jantar, com os pratos do dia:
e para sobremesa, havia surpresa:
Uma mistura de bolo/gelado que estava saboroso
Após o jantar, tivemos um dos melhores espectáculos que já vi em cruzeiros: uma homenagem a...:
Já adivinharam?
Se sim, parabens!
Michael jackson!!!!!
Foi fenomenal!!! Tenho um video de cerca de 5 minutos. talvez no final o coloque cá!
Depois enquanto fazia horas para o buffet magnifico, resolvi começar a tirar umas fotos e saiu isto:
Cerca da meia noite e o céu estava assim!!!
Depois sim, era hora do buffet magnifico, inicialmente só para fotos:
As estatuas de gelo:
e eu só comi isto! Juro! o espumante não estava incluido e custou 4€ + 15%
Posso dizer que o buffet ocupava a area de 2 restaurantes, logo não provocou congestionamentos e posso dizer que foi o buffet mais tranquilo e organizado que já assisti até hoje e toda a gente pode comer o que quis pois não houve o habitual assalto à comida, embora ainda durante o tempo que esteve aberto apenas para fotos já havia alguns esfomeados a servirem-se mas deve ter sido por não perceberem os avisos sonoros.
A Virgínia e a Beatriz já dormiam e eu tinha que fazer o mesmo que já não tenho idade para estas coisas!!!!
Boa noite!
Até amanha em Oslo...
Sem comentários:
Enviar um comentário