terça-feira, 30 de agosto de 2016

Verão 2016 - 29/30 agosto 2016 – Milão – Cannes – Santa Maria da Feira



29 agosto 2016 Milão – Cannes – Santa Maria da Feira


Apesar do desagrado demonstrado pelas meninas, acordamos bem cedinho para um dia que prometia ser muito longo e cansativo. Infelizmente a partir deste momento as férias estavam terminadas e o que nos separava de casa eram “apenas” 1935 kms.

Tal como referimos no post anterior, apesar do pequeno-almoço não estar incluído face ao preço reduzido do mesmo, optamos por pagar os 6€ pedidos e começamos o dia com a refeição no hotel.


O pequeno-almoço foi muito completo, a variedade oferecida era mais do que suficiente e a sala estava quase na sua totalidade por nossa conta.


Apenas um funcionário na sala mas muito atencioso, sempre a questionar se estava tudo bem ou se era preciso alguma coisa. Até exagerou ou pouco, tantas as vezes que veio junto de nós! Até brinquei dizendo que era para evitar que comêssemos muito!


Terminamos o pequeno-almoço com um expresso, que à falta de melhor, soube pela vida!
Com tudo arrumado na mala do carro saímos de Milão em direção à autoestrada A7 que nos levaria até ao sul de França.

Uma grande parte do percurso é feito pela mesma autoestrada que usamos uns dias antes quando o fizemos em sentido contrário.

Apenas paramos para descansar, abastecer combustível (caríssimo!) e rapidamente partíamos novamente.

Por volta da hora de almoço estávamos junto à Riviera Francesa, que visitamos anteriormente. Como na ida paramos em Nice desta vez decidimos dar um pulinho a Cannes, que não conhecíamos e almoçar por lá.

A entrada na cidade foi um pouco complicada devido a obras que estavam a decorrer nos acessos vindos da autoestrada. Após algum tempo em fila, lá conseguimos entrar na cidade e fomos procurar um dos muitos estacionamentos pagos existentes na cidade. É muito difícil estacionar nestas cidades do sul de França, principalmente em pleno Agosto.

A população da cidade de Cannes evoluiu muito nos últimos anos. O primeiro censos da cidade ocorreu em 1793, e registou 2 626 habitantes. Atualmente (dados de 2010) a cidade regista 73.234 habitantes. Ainda assim uma pequena cidade, que duplica a sua população nos meses de verão.

A principal atividade de Cannes é o turismo e é conhecida mundialmente por ser sede do Festival de Cinema de Cannes, o maior e mais célebre festival da categoria do mundo.

Estacionamos junto à estação de comboios e fomos caminhando até à orla marítima, chamada de La Croisette.


Sem dúvida que isso é a primeira coisa a fazer-se em Cannes. De um lado temos os hotéis luxuosos como o Carlton, o Majestic e as lojas de marca, como a Gucci, a Dior, a Armani e do outro lado o passeio marítimo, uma vista perfeita da praia e do Mar Mediterrâneo.


É um pouco surrealista caminhar pela rua paralela ao mar tal a quantidade de luxo que é mostrada seja nos carros estacionados seja nos hotéis. A Armani, uma das marcas de moda mais conhecidas no mundo até um café tem na cidade. Não faço ideia dos preços e do tipo de clientes mas imagino…

Comemos num Mc Donald’s em frente ao Palácio dos Festivais e no final ainda tivemos tempo para dar uma voltinha pelas ruas da cidade.


Ficamos agradados com Cannes, pareceu-nos uma cidade charmosa que faz jus à fama de cidade do cinema e dos famosos.


Entretanto voltamos ao carro pois eram horas para continuar a nossa jornada que ainda não estava sequer a meio do caminho.

 
A tarde foi passada totalmente a conduzir passando pelos arredores de Marselha, Montepellier e Toulose até chegarmos a Irun, já em Espanha por volta das 23:30h.

Como nessa altura o cansaço físico era extremo, procuramos um hotel onde passar a noite.

Ficamos no Hotel ibis Irun, o primeiro hotel que nos apareceu à frente. Nem sequer nos preocupamos em ver a qualidade pois seria mesmo só para dormir e arrancar novamente logo ao início da manha.


Assim o fizemos e por volta das 14:00h estávamos a chegar a nossa casa dando por terminada esta nossa grande aventura.

Foi cansativo, no final percorremos mais de 5.100kms e pernoitamos em 7 hotéis diferentes, em 17 dias de viagem. Mas valeu a pena por todos os momentos que passamos, pelos sítios que visitamos e pelas novas experiências que vivemos.

Perguntam-me por vezes, porquê fazer esta viagem de carro? Simples, porque de avião nunca poderíamos ter visitado todos os locais que visitamos, da forma que o fizemos.

Ficamos por aqui com um Até Já! Algures por aí…