sábado, 20 de junho de 2015

Unhais da Serra - 19 Junho 2015



19 de junho de 2015 - Unhais da Serra

Nos últimos tempos o trabalho tem sido extremamente stressante com um nível de exigência elevado e fatigante. Tenho dado por mim muitas vezes a queixar-me logo de manha do cansaço, ou porque a noite foi passada a trabalhar ou porque o sono não foi retemperador e vou acumulando dias e dias de trabalho e cada vez agravo mais o problema e só me posso dar ao luxo de contar os dias que faltam para as próximas férias. E ainda falta tanto...

No passado ainda tinha o btt como um escape e um aliviador de stress, mas atualmente nem tenho sentido força de vontade para ao chegar a casa depois de um dia de trabalho vestir o equipamento para fazer um treininho. Só me apetece deitar no sofá e ficar logo por ali.

Neste contexto, surgiu uma ideia relâmpago de passar um fim de semana fora para recarregar as baterias. Se bem que sirva de pouco sempre é melhor que nada e pelo menos durante cerca de dois dias estaria livre do barulho provocado pelas minhas filhas nas suas brincadeiras e disputas pelos mesmos brinquedos!

O destino foi Unhais da Serra e a possibilidade de finalmente conhecer o fantástico H2otel, que sucessivamente tinha sido adiado, ou por estar esgotado ou pelos seus preços altos e existência de alternativas muito mais económicas.

Neste caso não houve sequer trabalho de casa e saímos no sábado de manha com espírito aberto em relação ao que encontrar mas com expectativas muito altas face aos comentários de amigos que já conheciam o hotel.

Recorrendo à Wikipédia, complementando algumas informações históricas sobre a vila. A existência da população no território desta Vila é muito anterior ao século XII, julgando-se que nos limites de Unhais da Serra viviam populações pré-históricas, embora não existam vestígios que atestem, apenas as alcantiladas penedias que envolvem uma determinada área da Vila e que certamente serviram de defesa a antigas populações, até porque, a conservação apreciável ou rara da população, pode explicar a sua persistência toponímica.

Unhais da Serra foi criada ou aforada por D. Sancho I em 1186 e incluída no território da Covilhã. Pensa-se que no século XV era um pequeno lugar pertencente à Freguesia do Paúl. Em 1758 era já Sede de Freguesia. No eclesiástico, Unhais é de instituição recente, como transmite o seu Orago, Santo Aleixo, que não foi das mais antigas devoções hispânicas. Ainda no final dos padroados, o Prior do Paúl representava o cura de Unhais da Serra, sendo fundada a paróquia de Santo Aleixo em 1699.

E para quem se questiona de onde vem o nome de Unhais da Serra existe uma lenda que dá uma explicação. Pode ser ou não ser correcta, mas é uma lenda...

Certo dia andando à caça pela Serra da Estrela, um jovem brasonado e rico, perdeu-se no entusiasmo da caçada. Depois de andar perdido durante muito tempo sentiu-se cansado e com fome. Nestas condições chegou até perto do local onde hoje está situada "Unhais da Serra". Aqui encontrou um pastor que o vendo com fome, logo lhe deu leite do seu rebanho, foi à ribeira e com as suas grandes "unhas", apanhou trutas para o jovem senhor. O jovem caçador ficou admirado pela facilidade com que o pastor apanhou as trutas com as "unhas", e chamou ao local "Unhas da Serra" ou "Unhais da Serra".

A viagem dura pouco mais de duas horas e chegamos a Unhais da Serra cerca do meio dia.

Apenas nesta altura fui ao Tripadvisor ver o que havia para visitar e, claro onde comer. A categoria "O que visitar" estava em branco e até comentei com a Virgínia que a atração principal da vila era mesmo... o hotel!

O restaurante escolhido foi o "Restaurante As Thermas" mesmo junto ao hotel. Quase que íamos ao hotel estacionar o carro e vínhamos almoçar ao restaurante. Não fizemos isso e procuramos uma sombra para proteger o carro dos 32ºC que se faziam sentir.


Escolhemos ambos peixe, a Virgínia uma truta recheada com presunto e eu fiquei-me por uma espetada de lulas com gambas.


A comida estava boa sem estar fantástica e acho que teve uma agradável relação qualidade/preço, pois a conta rondou os 30€, sem sobremesas mas com um bom prato de enchidos.

Assim que saímos do restaurante fomos logo diretos ao hotel e ainda não eram 13:30h já estávamos alojados no quarto que nos foi destinado. Acho que nunca fizemos um check-in tão cedo, mas o quarto estava pronto e mais tempo tínhamos para aproveitar o hotel.


Falando agora mais pormenorizadamente do hotel, O H2Otel encontra-se situado na vila de Unhais da Serra, na vertente Sudoeste da Serra da Estrela, num vale de origem glaciar, a uma altitude de 750 metros e a cerca de 20 km da cidade da Covilhã.


A grande atracão do hotel é o Mountain SPA - o AQUADOME, constituído por quatro áreas: AquaTermas, moderno centro termal; AquaFisio, um completo centro de fisioterapia e osteopatia; AquaCorpus, que associa a alta estética a terapias orientais e o AquaLudic, o mais inovador conjunto de piscinas dinâmicas e o único destes que tivemos oportunidade de experimentar em conjunto, já que tive a oportunidade de fazer uma massagem de relaxamento que tão bem me fez, mas sobre este tema falaremos mais daqui a pouco.

O Lobby do H2O é muito amplo, causando logo um impacto muito positivo assim  se chega à entrada. Com uma decoração moderna e atenta aos detalhes, tem tudo aquilo que um hotel de Inverno deve ter e surpreende por existir um complexo daqueles ali no meio do monte. 


Com uma Sala Lounge e biblioteca, proporciona um serão muito agradável e tranquilo , onde fomos quase obrigados a permanecer após o jantar face a inexistência de alternativas, mas também essa era a intenção!

O Hotel possui ainda Salas de Congressos e Reuniões, Salas de Banquetes, Lounge Bar com esplanada, Loja Gourmet e um ginásio, que não tive oportunidade de conhecer pois o horário de funcionamento (9:30h - 20:00h) implicava fazer a escolha entre as piscinas e o ginásio. Optamos pelas piscinas!

Outra caraterística deste hotel é ser Bike Friendly, proporcionando aluguer de bicicletas e preparando percursos de Btt, inclusivé com guia.


O quarto que nos foi atribuído era amplo, com uma WC espaçosa e armário grande. A decoração de um quarto de hotel é para nós uma das primeiras coisas que reparamos e consideramos de extrema importância, pois se o espaço onde vamos repousar não for agradável e visualmente apelativo, a experiência reconfortante que pretendemos de um quarto de hotel, não consegue ser bem sucedida. Além disso, um quarto bonito é sempre mais atraente e acho que ninguém gosta de coisas feias?


O quarto que nos foi atribuído estava decorado de forma moderna e original, com cores quentes e acolhedoras mas com um toque de requinte e distinção, contribuindo para um melhor enquadramento com uma envolvência de estância de montanha, cujo sossego e tranquilidade tanto apreciamos.


Ficamos alojados no 2º piso, num quarto engraçado, o 222. Fácil de decorar, sem duvida!


Falando então agora da nossa experiência no Aqualudic!

Ao fundo do corredor à saída do quarto, damos logo de caras com uma ampla janela com uma vista panorâmica para o maravilhoso circuito, onde iríamos passar a nossa tarde! Com as águas aquecidas a chamarem por nós, vestimos imediatamente os fatos de banho, toucas, roupão turco  e chinelos (estes dois disponíveis no quarto!) e descemos ao piso -1 utilizando o elevador panorâmico.


A arquitetura e design do circuito estão soberbos, recriando artificialmente um ambiente tropical, com palmeiras, vegetação, rochas, e até a temperatura do ar e da água!


Não sabíamos por onde começar, mas decidimos começar pelo que estava mesmo ao nosso lado, o Circuito Celta, com a Sala de Hamman. Nesta sala escura, a Humidade é de 90% e a temperatura está regulada para os 41º C. O teto está coberto de luzinhas que vão mudando de cor, simulando o céu estrelado. A combinação da sensação térmica e visual tornam esta sala numa experiência muito relaxante.

De seguida, passámos pelo Banho Turco, pela Sauna, pela Cromoterapia e aventurámo-nos no Duche de Contraste 360º, um pequeno circuito para corajosos (aqui estou só a realçar a minha coragem para experimentar enquanto a Virgínia não quis experimentar!) em que os jatos de água iam mudando de temperatura à medida que avançávamos num percurso circular.


Daí, passámos para a Laguna Grande, passando por baixo da cascata em direção às camas e cadeiras de Hidromassagem. É tão bom e tão relaxante, sentir que o nosso corpo é massajado por leves jatos de agua. Ao fim de algum fiquei a pensar se tinha necessidade de pagar a massagem de tantos momentos relaxantes que fomos usufruindo. Se há altura em que é provável que não estejamos a pensar em nada é precisamente nesta altura!

Mas talvez a coisa que mais gostei  foi a parte da piscina interior que passa os limites do interior e mantendo o calor dentro de agua permite-nos fazer uma incursão no exterior do hotel, passando mesmo junto aos jardins e voltando novamente ao interior, isto sem sair da agua. Deve ser maravilhoso fazer este pequeno circuito em pleno inverno, com chuva ou neve nas montanhas e nadar-mos na agua quentinha! Tal como referi a vista para o glaciar é maravilhosa e poder aprecia-la desde o interior de uma piscina ainda torna mais peculiar a experiência.


A sensação produzida pela brisa no rosto enquanto todo o resto do corpo está quentinho, aquecido pela temperatura da agua, temperatura essa que é superior ao habitual nas piscinas interiores, talvez pelo facto de passar pelo exterior.

De seguida, passando à laguna pequena com as suas caldeiras de Hidromassagem, mais uma vez muito relaxante e com uma vista privilegiada para todo o circuito.

Passamos aqui a tarde inteira, dedicando-nos à leitura quando o corpo já dava sinais de cansaço face à falta de habito na pratica da natação, mas rapidamente voltava-mos para mais um bocadinho dentro de agua, também aproveitando o tempo para namorar, o que conseguíamos fazer sem dificuldade apesar da quantidade de hospedes que por esta altura faziam o mesmo que nós. O espaço é tão grande que não se sente o acumular de pessoas à nossa volta.


Ao final do dia, tive oportunidade de experimentar uma massagem de relaxamento, realizada no AquaCorpus. Foram 50 min de puro relaxamento ao som de musica, cheiros e claro está, as mãos magicas da massagista!

Com todas estas atividades a tarde chegou ao fim sem se dar por isso, mas com a cabeça e a mente mais leve.

Passando ao jantar e aproveitando para falar sobre o restaurante do hotel , O Alquimia, está em sintonia perfeita com a sua localização. Os responsáveis do hotel criaram uma experiência de refeição única que deve muito ao movimento Slow Food, misturando cozedura a baixas temperaturas com uma cuidadosa seleção de ingredientes naturais para criar pratos de fusão de montanha deliciosos.


Isto otimiza o valor nutritivo e intensifica os sabores, e desfrutar desta experiência num ambiente sereno com vistas magníficas sobre a agreste paisagem torna-a ainda mais especial a refeição.

Ao Jantar, escolhemos a opção Buffet, também com muita oferta de entradas, pratos de peixe e carne, opções vegetarianas e sobremesas. É de destacar a simpatia no atendimento de todos os funcionários, não só do restaurante mas de todo o hotel, cuja simpatia e eficiência nos cativou e nos fez sentir como se já fossemos clientes habituais.


No mesmo local é servido o pequeno almoço, com uma variedade imensa de possibilidades Já há muito tempo que não tomava um pequeno almoço que uma tal variedade de oferta, desde vários tipos de pão, doces típicos, queijos, frutas, bolo mármore com pêra, bolo de cenoura e doce de requeijão.


Mas o que mais me deliciou foi um dos produtos mais simples, que para mim foi uma novidade e fiquei apaixonado. O sumo de ... tangerina!

Satisfeitos com a estadia, saciados com o excelente pequeno almoço, mas também já com saudades das nossa filhas regressamos a casa com a promessa de um dia regressar com toda a família e passar um fim de semana diferente.






Para terminar, vou introduzir um elemento novo, que dentro dos possíveis passarei a incluir nos posts onde existam referencias a hotéis. Uma classificação resumo, pessoal é claro, mas que servirá para passar uma ideia das nossas opiniões;



Avaliação
  • Localização:                           8/10
  • Acessibilidade:                       8/10
  • Funcionários:                         9/10
  • Limpeza:                                9/10
  • Conforto:                                9/10
  • Design/Decoração:                9/10
  • Pequeno-Almoço:                  9/10
  • Jantar-Buffet:                         8/10
  • Relação Qualidade-Preço:     8/10
Espero que tenha aguçado o apetite a quem ainda não conheça este hotel a fazê-lo, pois seguramente não se vai arrepender!