domingo, 5 de abril de 2015

Nova Iorque e NCL Breakaway - 5 Abril 2015 – Nova Iorque - Madrid - Porto



5 de abril de 2015 - Ncl Breakaway - Nova Iorque - Madrid - Porto

O dia menos desejado chegara. O tempo pareceu voar durante a semana e ficamos com a sensação que tínhamos embarcado no dia anterior e já estávamos a desembarcar.


Como é habitual nestas coisas do desembarque, tivemos de acordar cedo pois o desembarque é feito logo ao inicio da manha.

Talvez devido à ansiedade do regresso acordei cedo e ainda tive tempo para tirar umas fotos do Breakaway a fazer as manobras para atracar em Nova Iorque, enquanto o resto do pessoal ainda dormia.

Face às opções dadas pela Norwegian para as horas de desembarque optamos pelo desembarque às 9:30h com etiqueta cinzenta. Na pratica não foi bem assim mas daqui a pouco falaremos nisso!


Tomamos um ultimo pequeno almoço a bordo já com as malas de mão de forma a libertar o camarote para a limpeza que antecede o embarque seguinte.

 
Fomos tirando umas fotos, principalmente do Intrepid, ali mesmo ao lado com todas aquelas maquinas voadoras no seu convés.


E aguardamos que nos chamassem, o que nunca mais acontecia. Segundo a informação dada no sistema de som, a alfandega estava a demorar muito tempo a libertar os passageiros e a fila estava a aumentar rapidamente.

Acabamos por desembarcar já depois das 10:00h e após uma passagem (por acaso, rápida!) pela alfandega estávamos a apanhar um táxi até ao 357 W 37 St, onde ficava localizado o NewYork Luggage Storage Lockers, o local onde deixaríamos as malas até à hora de ir para o aeroporto.

O táxi custou-nos 12Usd e o taxista deixou-nos no local errado, já que o GPS estava errado, segundo ele.

Ficamos no lado errado do cruzamento, mas preferimos ir a pé a dar mais uma volta ao quarteirão com o taxímetro a contar. Foram apenas 50-100 mts e ficou mais barato.

Deixamos lá quatro malas, 10Usd/cada mala, independentemente do seu tamanho, por cada dia ou fração de dia. Custava o mesmo deixar 1 hora ou 12 horas.

No planeamento deste dia, pensamos muito sobre o que fazer para ocupar o tempo, já que o nosso voo apenas partiria às 19:20h.

As excursões oferecidas pela NCL e pelas empresas independentes andavam todas à volta do mesmo, uma panorâmica pela cidade de 3-4 horas e terminavam no aeroporto. Não era hipótese face à hora do nosso voo já que implicava muito tempo à espera no aeroporto.

Equacionei alugar um carro e ir até Atlantic City, mas a viagem ainda era longa e não quisemos arriscar.

Ainda por cima, era domingo de Páscoa com a probabilidade de muitos locais estarem fechados por esse facto.

Acabamos por optar por deambular pela cidade e percorrer a 5ª Avenida, onde sabíamos que iria decorrer uma parada de Páscoa, com muito chapéus extravagantes, chamemos-lhe assim. 

Assim que entramos na 5ª Avenida ficamos de boca aberta tal as imagens que tínhamos à nossa frente. Aquilo era chapéus de penas, em forma de ovo da Páscoa, com flores, etc.

 
Fomos subindo a avenida filmando e tirando fotografias dos participantes. A quantidade de pessoas que andavam na rua implicavam que serpenteasse-mos pelo meio da multidão.

Tentamos entrar na St. Patrick's Cathedral, mas a fila dava a volta à igreja. Desistimos e continuamos a subir a avenida.
 
Tradicionalmente os nova iorquinos no domingo de Páscoa vêm para a rua mostrar os seus gostos excêntricos e aproveitam para desfilarem com os seus animais de estimação. Adoram tirar fotos com os turistas e estão constantemente a parar para estes poderem tirar as fotos.


Não faço juízos de valor neste local e deixo à consideração de cada um o que acha de um acontecimento tal sui generis como este.

Quero, no entanto reforçar o lado tradicionalista deste desfile que já é organizado à mais de 100 anos.


Quando chegamos junto a Central Park viramos à esquerda para regressar-mos a Times Square onde almoçaríamos e onde faríamos a despedida "formal" de Nova Iorque.

 
Aproveitamos para fazer as ultimas comprinhas, já que há sempre um souvenir para alguém que esqueceu e privilegiámos a loja da M & M's para lá comprar algumas lembranças.

Ainda ficamos por ali algum tempo no local que "nós" chamamos de "centro do mundo", ou seja Times Square.

Tiramos as ultimas fotos com os famosos arranha céus como pano de fundo e suspiramos...


Quando eram 14:45h regressamos novamente ao local onde deixamos as malas pois tinha reservado o transfer até ao aeroporto, novamente com a Dial 7, às 15:00h.

O motorista foi pontual e à hora marcada estava no local para nos transportar até ao JFK. Tivemos novamente de reservar uma minivan face à quantidade de malas, e após alguma discussão sobre o preço a cobrar lá saímos em direção ao aeroporto, pelo meio do muito movimento de Manhattan.

Não fiquei completamente satisfeito com a Dial 7, pois decidiram aumentar o preço combinado neste ultimo trajeto, de 69Usd para 74Usd, porque existia muito transito. Após alguma troca de argumentos com a menina da central que só me dizia que podiam fazer isso pois no site existia essa indicação em caso de transito intenso, ao que eu argumentava que na minha confirmação nada dizia, lá me decidi: pago mais os 5Usd mas corto na gorjeta do motorista. No final não o fiz pois o motorista foi espetacular e não tinha culpa nenhuma da situação.

Cerca das 16:30h estávamos a passar pela longa fila de segurança para o check-in no JFK - John F. Kennedy International Airport.

Nunca passamos por um aeroporto onde as medidas de segurança fossem tão elevadas e tão rigorosas com passageiros a serem abordados a meio da fila para fazerem testes de despistagem de explosivos, malas reviradas, crianças revistadas, etc.

Ainda bem que chegamos ao aeroporto com alguma antecedência pois demoramos imenso tempo até chegar à "nossa" porta de embarque.

Aproveitei para acrescentar alguns novos aviões à minha coleção de fotos. Alguns registos bem interessantes por sinal.

 
Por sorte ficamos junto a um pequeno parque infantil onde as miúdas iam ocupando o tempo como podiam até chegar a hora de embarcar, o que fizemos atempadamente. No entanto saímos atrasados de Nova Iorque devido à não comparência de 6 passageiros, o que obrigou à retirada das suas malas e consequente atraso.

O voo noturno foi realizado num avião que não é muito usado para viagens transatlânticas face às suas restrições, o 757-200 da American Airlines. Na pratica não é um avião confortável para fazer uma viagem tão longa, face à sua configuração 3x3, ao contrario do normal nos A330, em que esta é 2x4x2.


Como estivemos muito tempo parados, devemos ter perdido a vez na descolagem, porque demoramos imenso tempo até descolar, já noite fechada. Enquanto descolava-mos estávamos a ser espiados em Portugal, aqui numa foto da minha amiga Sílvia Viegas, companheira destas andanças das viagens e dos blogs!


Em todo o caso a viagem correu muito bem, foi muito calma, quase toda a gente aproveitou para dormir assim que nos serviram o jantar.


Também como é habito, antes de aterrarmos foi-nos servido um pequeno almoço, que achei um pouco fraco, mas nada de muito problemático.



Chegados a Madrid ainda tivemos de esperar umas horas até à saída do nosso voo, novamente na Air Nostrum até ao Porto, onde chegamos por voltas das 11:45h de segunda feira.



E agora sim, é fim de festa!

Mais uma viagem termina, outras seguramente aí virão, assim tenhamos saúde e dinheiro para as fazer.

Fazendo um balanço das férias, sobre Nova Iorque não há palavras para descrever esta cidade enorme, a todos os níveis. Foi a segunda vez que lá estivemos, mas poderia ter sido a vigésima que haveria sempre muito para ver. Só foi pena o frio que encontramos!

Quanto ao cruzeiro e ao Norwegian Breakaway, dizer que não desiludiu, nem de longe nem de perto. Cumpriu completamente tudo o que estávamos à espera dele e do serviço dos seus tripulantes.

Existem aspetos que gostamos menos, felizmente muito poucos, mas prefiro muito mais reter o que de bom recebi deste navio e novamente desta companhia depois do cruzeiro que realizamos no Epic.

O mais importante de tudo é agora poder dizer, como dizia alguém muito conhecido na televisão: Já fui muito feliz no NCL Breakaway!!!

Até à próxima